Buscar

PCC Tópicos em Invertebrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Annelida: Oligochaeta (minhoca)
O modelo representado, foi o da minhoca, que é exemplo de um anelídeo, que possui poucas cerdas (auxiliam no deslocamento prendendo o corpo do animal no substrato e impedindo que o animal recue para trás) no corpo e são monoicas, hermafroditas e vivem em solos úmidos. Uma das principais características desse grupo e que é bem visível, é o corpo segmentado por anéis, chamados de metâmero. Possuem esqueleto hidrostático que com o auxílio das cerdas, elas se movimentam. São animais celomados (possuem tecido mesodérmico revestindo totalmente cada metâmero) e seu corpo é dividido por segmentos (anéis) e que internamente, em cada um possuem os órgãos e até mesmo a repetição deles. 
O corpo é revestido externamente por uma fina cutícula (camada morta). A baixo, encontra-se uma camada de musculatura circular e uma camada longitudinal, que auxilia na locomoção. Já a cavidade celomática, é repleta de um fluido que funciona como esqueleto hidrostático. Realizam a respiração cutânea e possuem o sistema circulatório. A circulação é fechada, pois o transporte é feito pelos vasos sanguíneos. O sistema nervoso é composto pelo central e periférico. O cérebro faz a união de dois gânglios dorsais, onde a o processamento de informações, para se obter respostas rápidas. Não possuem olhos, por isso são fotorreceptores, como ocelos, são dispostos ao longo do corpo. Sua respiração é feita por difusão de gases pela epiderme, que necessita estar sempre úmida para permitir a entrada dos gases para os capilares sanguíneos da parede do corpo. 
As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, onde o alimento é umidificado na cavidade oral, seguindo para a faringe, com capacidade sugadora, passando depois para o esôfago, onde o alimento é digerido quimicamente, passando depois para o papo, onde fica armazenado e indo para a moela logo após, onde será reduzido em pequenas partículas, e finalmente, no intestino onde se completa o processo digestivo. Por isso possuem o trato digestório completo pois, possuem boca e ânus. As minhocas são de extrema importância ecológica. Pois, ao se alimentar das matérias orgânicas existentes no solo, em suas fezes haverá muitos nutrientes que contribuirá para a adubação do solo. E ao cavarem túneis e galerias no solo, permitem a penetração do ar e da água, o que facilita o desenvolvimento das raízes das plantas.
As minhocas são hermafroditas por terem testículo e ovário, assim produzindo ambos tipos de gameta. Fazem fecundação cruzada, onde ocorre a troca do espermatozoide com outro indivíduo, para haver maior variabilidade genética. O clitelo, é uma estrutura fundamental da minhoca, pois ali acontece a reprodução de dois indivíduos, em que secreta um muco, para mantê-los unidos, na troca do espermatozoide. Após a cópula, o clitelo secreta um casulo contendo óvulos, que seguem para o receptáculo seminal, onde serão fecundados.
A excreção é realizada através de estruturas filtradoras chamadas de nefrídios, presentes aos pares em cada segmento do corpo. Os nefrídeos filtram os líquidos circulantes e eliminam as excretas para fora do corpo.

Outros materiais