Buscar

Aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1700_EX_A5_201708099204_V1 
	13/04/2018 15:20:16 (Finalizada)
	Aluno(a): EVANDO PICANÇO MORENO
	2018.1 - F
	Disciplina: GST1700 - FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO 
	201708099204
	 
	Ref.: 201709317995
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	A legislação trata de forma idêntica o empresário rural e o empresário urbano.
	
	O sócio não pode ser substituído no exercício das suas funções, sem o consentimento dos demais sócios, expresso em modificação do contrato social.
	
	A obrigação dos sócios começa imediatamente com o contrato, se este não fixar outra data, e termina quando, liquidada a sociedade, extinguirem-se as responsabilidades sociais.
	
	O sócio que, a título de quota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde pela evicção; e pela solvência do devedor, aquele que transferir crédito.
	
	O sócio cuja contribuição consista em serviços, não pode, salvo convenção em contrário, empregar-se em atividade estranha à sociedade, sob pena de ser privado de seus lucros e dela excluído.
	
	 
	Ref.: 201709318066
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Sociedade Simples é um novo tipo societário instituído pelo Novo Código Civil, que surge em substituição à antiga sociedade civil, daí podemos dizer que ela é:
		
	
	é um tipo de sociedade despersonificada e empresária
	
	é um tipo irregular de sociedade
	
	é um tipo de sociedade personificada e empresária
	 
	é um tipo de sociedade formada por profissionais do gênero intelectual
	
	é um tipo de sociedade anônima
	
	 
	Ref.: 201709318574
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Novo Código Civil , desde 2002, partilhou em dois grandes grupos as sociedades , como: sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Sendo, assim, identifique as sociedades não personificadas:
		
	
	As Sociedades Simples: Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. E as Sociedades Empresárias: Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial.
	
	As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. Sociedades em conta participação: Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.
	 
	Sociedades Comuns: Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. E as Sociedades em conta participação Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante.
	
	As Sociedades Comuns : Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. E as Sociedades em conta participação : Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante.
	
	As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial. E as Sociedades empresárias : Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede
	
	 
	Ref.: 201709318072
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa incorreta, acerca dos tipos societários.
		
	 
	A sociedade em comum é aquela que possui contrato social e este foi levado a registro. Portanto, esta sociedade possui personalidade jurídica.
	
	A sociedade em conta de participação é aquela em que o sócio ostensivo obriga-se em nome próprio e ilimitadamente.
	
	A sociedade em comandita simples apenas pode ter como administrador sócio comanditado.
	
	A sociedade em conta de participação não adquire personalidade jurídica, tendo em vista que esta sociedade não é visualizada pelas pessoas que não façam parte dela.
	
	A sociedade simples é a sociedade utilizada pelas pessoas que exercem atividades intelectuais, de cunho artístico, científico e literário.
	
	 
	Ref.: 201709318255
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As sociedades de pessoas são aquelas em que a realização do objeto social depende mais dos atributos individuais dos sócios que da contribuição material que eles dão.Então a sociedade de pessoas voltada à consecução de atividades econômicas em que todos os sócios, pessoas físicas, responderão, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais, podendo os bens particulares dos sócios responder por débitos da sociedade. O enunciado refere-se a:
		
	
	Sociedade Anônima.
	
	Sociedade Simples.
	
	Sociedade em conta de participação.
	
	Cooperativa.
	 
	Sociedade em nome coletivo.
	
	 
	Ref.: 201709318348
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando estudamos as sociedades, observamos que em alguns tipos o patrimônio dos sócios não pode ser alcançado por dívidas contraídas pela sociedade. Estamos nos referindo à responsabilidade:
		
	
	Subsidiária
	
	Superveniente
	
	Ilimitada
	
	Mista
	 
	Limitada
	
	 
	Ref.: 201709318028
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Consideram-se ações em circulação no mercado:
		
	
	Todas as ações da companhia aberta.
	 
	Todas as ações da companhia aberta, com exceção das de propriedade do acionista controlador, de diretores e conselheiros e das em tesouraria.
	
	Todas as ações ordinárias e preferenciais.
	
	Todas as ações ordinárias e preferenciais, com exceção das destinadas à formação de reserva de capital.
	
	Somente as ações preferenciais.
	
	 
	Ref.: 201709318253
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A sociedade em comum é um tipo de sociedade não personificada, constituída de fato por sócios para o exercício de atividade empresarial ou produtiva,mas cujo ato constitutivo não foi levado para inscrição ou arquivamento perante o registro competente.Assim a responsabilidade dos sócios na sociedade em comum é:
		
	
	subsidiária e limitada
	
	ilimitada e vinculada
	
	solidária e subsidiária
	 
	solidária e ilimitada
	
	limitada e desvinculada

Outros materiais