Buscar

HIGIENE E LEGISLAÇÃO AVALIANDO 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708423878)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Com relação às condições que favorecem ou dificultam o crescimento de bactérias nos alimentos, assinale a opção correta.
		
	
	Em cozinhas industriais, a margarina, quando em temperatura ambiente, é um veículo de contaminação, devendo por isso, ser mantida sob refrigeração.
	
	A água é essencial para a sobrevivência das células vivas, logo a desidratação é um método eficiente de esterilização dos alimentos, uma vez que, por meio desse método é possível eliminar as bactérias esporuladas.
	
	Temperaturas baixas, como -18 ºC, provocam a destruição de bactérias, portanto o congelamento consiste em um método eficiente de esterilização dos alimentos.
	
	A glicose, presente no açúcar e doces em geral, é um potente substrato para as bactérias, pois favorece a contaminação do alimento.
	
	Os acidulantes presentes em alimentos fermentados, picles e molhos atuam como conservantes, pois aumentam o tempo de preservação desses produtos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708218973)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Acerca da influência do binômio tempo/temperatura do ambiente no controle higiênico-sanitário de alimentos, assinale a opção correta. ( Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES) 2013)
		
	
	Os alimentos armazenados em temperatura ambiente por quatro horas com temperaturas internas na faixa de 50 ºC não apresentam riscos de multiplicação microbiana.
	
	Os alimentos armazenados em temperatura ambiente por uma hora com temperaturas internas na faixa de 40 ºC apresentam riscos de multiplicação microbiana.
	
	Os alimentos armazenados em temperatura ambiente por duas horas com temperaturas internas entre 74 °C e 55 ºC não apresentam riscos de multiplicação microbiana.
	
	Os alimentos armazenados em temperatura ambiente por duas horas com temperatura interna na faixa de 60 ºC apresentam risco de multiplicação microbiana.
	
	Os alimentos armazenados em temperatura ambiente por três horas com temperatura interna na faixa de 45 ºC estão livres de risco de multiplicação microbiana.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708256921)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(COPEVE-2016) Dados os itens: I. Redução do número de microrganismos nos alimentos, por método físico e/ou químico, à nível seguro. II. Remoção de substâncias orgânicas e/ou minerais. III. Redução do número de microrganismo na pele, a nível seguro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de procedimentos correspondentes.
		
	
	Assepsia, higienização, desinfecção.
	
	Sanitização, assepsia, higienização.
	
	Desinfecção, limpeza, antissepsia.
	
	Desinfecção, antissepsia, assepsia.
	
	Higienização, limpeza, desinfecção.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708448234)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Avalie as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. Quanto menor a atividade de água, menor é a capacidade de multiplicação de microrganismos nos alimentos. II. Alimentos de baixa acidez (pH > 4,5) quando comparados a alimentos muito ácidos (pH < 4,0) são menos sujeitos à multiplicação microbiana, tanto de espécies patogênicas quanto de espécies deteriorantes. III. A presença de oxigênio favorece a multiplicação de microrganismos aeróbios, e a ausência de oxigênio proporciona o crescimento dos anaeróbios.
		
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707913497)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Qual é a faixa de temperatura conhecida zona de perigo para os alimentos?
		
	
	temperaturas acima de 60°C
	
	temperatura acima de 5°C e abaixo de 60°C
	
	temperaturas próxima a 36,5°C
	
	temperaturas abaixo de -10°C
	
	temperaturas abaixo de 5°C

Outros materiais