Buscar

Contextualizada de cozinha italiana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contextualizada de cozinha italiana
 O comer para os italianos tem um significado muito forte, como quase uma religião é o momento onde conseguem reunir pessoas queridas em torno de uma mesa e celebrar com muita intensidade (ao modo italiano, risadas e falatórios), regado de muita comida e vinho não importa a classe social, todos veem a comida como momento de prazer, alegria e respeito ao alimento e tradições. Quando falamos em cozinha Italiana todos dizem adorar, porém a grande maioria lembra apenas das massas, risotos, pizzas, quando muito os vinhos (que são muito bons, e reconhecido no mercado internacional), a cozinha italiana vai muito além desses rótulos, se trata de uma cozinha de tradições onde se passa de geração para geração, uma cozinha de regiões onde a valorização da cozinha de terroir é o de pratos elaborados com produtos muito frescos e de alta qualidade, tornando sua cozinha absoluta e quase irreplicável, devida ao frescor e qualidade dos seus produtos locais. 
 Cada região da Itália possui suas características próprias na cozinha, devido ao clima, geografia, influências estrangeiras, tornando-a única e diferenciada em cada região, por exemplo: 
 Região norte
 O Norte é a região mais rica e fria da Itália, ligada a outros países da Europa sua culinária sofreu influencias desses países como também influenciou esses países. A cozinha do Norte é caraterizada por comidas mais gordas devido ao clima local, possui preparações de massas recheadas, pastas com molhos, polentas com embutidos e molhos, arroz, e carnes de bovinos e porco, com maior número de preparações de embutidos e queijos com base de leite de vaca, utilizam banha e gordura, natas, manteiga, em suas preparações. 
 Piemonte- Região de características fria, de colinas, e montanhas, não possui litoral, a base da alimentação são de carnes de caça, cogumelos, trufas,nozes, queijos, arroz, trufas albas, folhas, alho. Entre os pratos de destaques estão os flans piamonteses, fonduta, grissinis, nhoque, risotos, brasato e os vinhos piamonteses.
 Ligúria- Região de cidades litoranias, e montanhas, com base da alimentação em pescados, frutos do mar, carnes de cordeiro e de caça, queijos, legumes frescos, ervas e ovos. Seus pratos de maior destaque são o molho pesto, torta salata, salsa di noci.
 Emilia romagna- Região de características muito diversificadas com faixa litorânea, regiões montanhosas, e planícies, propiciando uma cozinha diversificada como presuntos, mortadela fresca, parmesão, pastas frescas, molhos, pastelarias doces e salgadas, carnes, frutas, e vegetais, entre seus pratos mais famosos estão os ragus, molho bolonhesa, salame de copa e presunto de Parma.
 Região do centro
 A região do centro tem costumes mais parecidos com o Sul da Itália, com uma cozinha com menor utilização de manteiga e gorduras, se caracteriza por utilizar muito azeito no lugar de banha, preparos com carnes de ovinos, porco e caça.
 Toscana- formada por morros e colinas e ilhas por sua costa, tem uma culinária com utilização de grãos, muito azeite, carnes bovinas e exóticas, sopas, pães, azeites, legumes, queijos, e frutas, entre seus pratos típicos estão pappa col pomodoro, ribolita, crostone, e bisteca a fiorentina.
 Lázio- Região banhado pelo o mar tirreno, e formado por cordilheiras, a cozinha de Lázio possui pastas diversas, feijão, queijos, carnes, peixes e preparações como Spaguetti alla Putanesca, Spaguetti alla Carbonara, endívias com anchovas. 
 Região sul
 Região de cozinha mais leve e de características mediterrâneo, devido seu clima mais quente, e história de colonização, na região sul é muito utilizado azeite, frutas, verduras, legumes, peixes, frutos do mar, e pouca carne (coelho, porco, cabra), com preparações de queijos a base de leite de cabra e búfala, e embutidos.
 Sardenha- A ilha mais distante da costa italiana, tem uma cozinha muito particular, com ingredientes como o azeite, ervas frescas, carnes de leitão, javali e cordeiro, peixes, frutos do mar, queijos, pratos como Culingiones, carne no espeto, e o famoso queijo pecorino.
 Cicília- A maior ilha da Itália como uma cozinha muito apreciada a base de muito azeite, carne fresca, peixes, mariscos, massas secas e legumes, possui pratos de destaque como a caponata, bucatini, e pratos elaborados com atum e peixe espada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes