Buscar

TG ED III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO - TG	
Aluno(s):
Luciana Maria Gomes Barboza RA:1520801
Eliane Cristina Simões RA:1516002
Elaine Maria Hernandez Guerra RA:1520654
POLO SÃO CARLOS
 2015
São Carlos, 24 de setembro de 2015.
Cara Professora Fátima,
Sou aluna da Unip, curso de Pedagogia e tendo conhecimento sobre alguns problemas que vem ocorrendo no seu ambiente de trabalho, gostaria de transmitir algumas sugestões para que melhore esta relação entre escola, professor, aluno e família. Sabemos hoje que a escola tem um papel significativo no sucesso e insucesso do aluno em seu processo de ensino e aprendizagem, isto é, sua eficácia está ligada diretamente ao cumprimento de propósitos estabelecidos coletivamente, bem como, a comunidade escolar deverá ligar-se a sua comunidade social na elaboração de uma proposta de trabalho definida como projeto educativo ou projeto político pedagógico. Logo, a elaboração deste projeto requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar. 
Nós professores, exercemos uma função incentivadora, despertando e estimulando o interesse do aluno, dessa forma, devemos sempre nos atualizar sobre as metodologias de ensino para que se desenvolvam novas práticas pedagógicas, precisamos também, conhecer o aluno que está em sua sala de aula e os conhecimentos prévios que ele possui, pois esse conhecimento deverá ser o ponto de partida. Isso é importante, pois, partindo de um universo familiar ao aluno, poderá despertar seu interesse pela participação e esse ato de conhecer e compreender o aluno mediará não somente seu trabalho com os conteúdos a serem trabalhados, mas também seu próprio envolvimento na busca de atitudes mais positivas na relação com esse aluno e suas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, acredito que mesmo tendo um número significativo de alunos em sala, ficará mais fácil de lidar no dia-a-dia. Houve um tempo em que ensinar era possuir o conhecimento dos conteúdos a serem transmitidos aos alunos, planejar as estratégias e organizar os recursos a ser utilizado nesse processo, atualmente isso já não é mais possível. Mesmo que tentemos uma prática com esses moldes, a velocidade com que caminham fatos e produções no mundo atual, nossos alunos, nos cobrarão uma posição mais dinâmica nesse processo. Portanto, precisamos nos atualizar sempre, hoje em dia temos cursos de pedagogia a distância e se especializando desta forma, poderá conhecer diversas formas de aplicações de trabalho em sala. Sei que um professor, ou qualquer outro profissional necessita de um respaldo teórico para suas ações. É, no entanto, possível encontrar respostas do que acontece no âmbito individual, do aluno ou do professor, ou no âmbito social, desse aluno e desse professor num contexto escolar e este num projeto educacional. Em outras palavras, há uma concepção, a construtivista, que é um conjunto articulado de princípios onde é possível diagnosticar, julgar e tomar decisões fundamentais sobre o ensino. O professor deve atuar como mediador entre o aluno e a cultura, pois é nesse confronto que garante a construção do conhecimento. 
Convocar os pais para que eles fiquem a par da situação dos alunos e a escola possa mostrar o desenvolvimento e as intenções educacionais, discutir estratégias conjuntas para que o aluno e o professor tenham um bom desempenho tanto no ambiente escolar quanto na vida social.
Sendo assim, quero indicar que faça Pedagogia, já que a senhora só tem o Magistério, pois a gama de oportunidades é muito vasta e a educação à distância é uma área que está crescendo e requisitando muito a presença de pedagogos. O pedagogo hoje deixou de ser apenas aquele profissional de educação que atua dentro das escolas. Apesar de haver um desprestígio da carreira, do salário não ser atrativo e de cair o número de candidatos que buscam cursos superiores nesta área, especialistas garantem que o mercado de trabalho está cada vez mais amplo. O grande benefício da educação a distância é a facilidade de conciliar o trabalho e a atualização profissional sem precisar de dedicação exclusiva ao curso. Por favor, pense nisso e comece a fazer esta mudança.
Atenciosamente,
L.E.E.

Outros materiais