Buscar

MARKETING INTERNACIONAL Aula5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MARKETING INTERNACIONAL
5a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1810_EX_A5_201701223511_V1 
	13/04/2018 09:44:24 (Finalizada)
	Aluno(a): CLEYTON DE ALMEIDA BASTOS 
	2018.1 EAD 
	Disciplina: GST1810 - MARKETING INTERNACIONAL  
	201701223511
	 
	Ref.: 201701376857
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a consolidação do marketing internacional como estratégia sustentável das empresas contemporâneas, marque a alternativa correta:
		
	
	O marketing internacional, aplicado às empresas da atualidade, passou a ser uma estratégia não mais valorizada já que o mundo contemporâneo criou um cenário propício à expansão do negócio físico para outros territórios. A globalização e o maior intercâmbio de produtos, serviços e informações propiciaram a facilidade de levar a marca a novas culturas, fazendo desta uma prática sustentável para as empresas.
	
	O marketing tradicional, aplicado às empresas da atualidade, passou a ser uma estratégia valorizada já que o mundo contemporâneo criou um cenário propício à expansão do negócio físico para outros territórios. A globalização e o maior intercâmbio de produtos, serviços e informações propiciaram a facilidade de levar a marca a novas culturas, fazendo desta uma prática sustentável para as empresas.
	
	O marketing internacional, aplicado às empresas da atualidade, passou a ser uma estratégia valorizada já que o mundo contemporâneo criou um cenário propício à expansão do negócio físico para outros territórios. A globalização e o maior intercâmbio de produtos, serviços e informações propiciaram a facilidade de levar a marca a novas culturas, fazendo desta uma prática sustentável para as empresas.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	O marketing internacional, não aplicado às empresas da atualidade, passou a ser uma estratégia valorizada já que o mundo contemporâneo criou um cenário propício à expansão do negócio físico para outros territórios. A globalização e o maior intercâmbio de produtos, serviços e informações propiciaram a facilidade de levar a marca a novas culturas, fazendo desta uma prática sustentável para as empresas.
	
	
	 
	Ref.: 201701386807
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O marketing internacional deve ser pensado estrategicamente dentro das empresas, ou seja, precisa ser visto como um caminho não só para ter lucro, mas também de inserção no mercado global atual. Explique porque as empresas atuais precisam enxergar esta área como estratégica.
		
	
	Levar o seu negócio para o mundo pode ser uma estratégia rentável para as empresas atuais, porém, é preciso que a área seja vista como estratégica dentro da empresa. Isso quer dizer que a empresa precisa olhar esta área como um meio de alcançar novos mercados em potencial, levando sua marca para o mundo. Isso não quer dizer, entretanto, que a expansão dos negócios seja uma tendência do mercado atual, já que muitas empresas devem saber que a globalização não deve ser vista como um caminho sem volta.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Levar o seu negócio para o mundo pode ser uma estratégia rentável para as empresas atuais, porém, é preciso que a área seja vista como estratégica dentro da empresa. Isso quer dizer que a empresa precisa olhar esta área como um meio de alcançar novos mercados em potencial, levando sua marca para o mundo. Além disso, cabe à esta área consolidar a marca ¿ seus produtos e serviços ¿ como global. Dentro do mundo atual, globalizado e conectado, é importante que as empresas deem o papel estratégico à área, fazendo com que esta consiga olhar o negócio de forma global e sustentável, estabeleça planos estratégicos de expansão de negócios e esteja alinhada às operações da empresa.
	
	Levar o seu negócio para o mundo pode ser uma estratégia rentável para as empresas atuais,porém, é preciso que a área seja vista como estratégica dentro da empresa. Isso quer dizer que a área de marketing internacional deve estar alinhada às políticas públicas de outros países, a fim de compartilhar informações estratégicas com as mesmas.
	
	Levar o seu negócio para o mundo pode ser uma estratégia rentável para as empresas atuais, porém, é preciso que a área seja vista como estratégica dentro da empresa. Isso quer dizer que a empresa precisa olhar esta área como um meio de alcançar novos mercados em potencial, levando sua marca para o mundo. Porém, esta área deve, sempre, ser controlada pela diretoria comercial, pela necessidade de atribuir à área de vendas o controle sobre as ações desenvolvidas pelo marketing estratégico.
	
	
	 
	Ref.: 201701379578
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Expandir os negócios para âmbito internacional é uma estratégia que vem sendo explorada pelas empresas atuais. Diante de tal afirmativa, assinale a alternativa correta:
		
	
	As empresas contemporâneas têm como estratégia de marketing a expansão de seus negócios em âmbito internacional. Por isso, estão, cada dia mais, investindo na qualificação de pessoal que não trabalha nesta área dentro das empresas. Outra ação em que estão investindo é a análise do comportamento do consumidor dos países para os quais desejam levar suas filiais.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	As empresas contemporâneas têm como estratégia de marketing a expansão de seus negócios em âmbito internacional. Por isso, estão, cada dia menos, investindo na qualificação de pessoal que trabalha nesta área dentro das empresas. Outra ação em que estão investindo é a análise do comportamento do consumidor dos países para os quais desejam levar suas filiais.
	
	As empresas contemporâneas têm como estratégia de marketing a expansão de seus negócios em âmbito internacional. Por isso, estão, cada dia mais, investindo na qualificação de pessoal que trabalha nesta área dentro das empresas. Outra ação em que estão investindo é a análise do comportamento do consumidor dos países para os quais desejam levar suas filiais.
	
	As empresas contemporâneas têm como estratégia de marketing a retenção de seus negócios em âmbito internacional. Por isso, estão, cada dia mais, investindo na qualificação de pessoal que trabalha nesta área dentro das empresas. Outra ação em que estão investindo é a análise do comportamento do consumidor dos países para os quais desejam levar suas filiais.
	
	
	 
	Ref.: 201701379585
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	As novas formas de comunicação e tecnologias da contemporaneidade propiciaram a possibilidade de as empresas investirem na expansão internacional de seus negócios. Diante disto, pode-se dizer:
		
	
	a) A comunicação em rede, dissociada das facilidades trazidas pelo uso das novas tecnologias, criaram para as empresas uma necessidade de expandirem seus negócios, já que tal iniciativa passou a ser uma vantagem competitiva. As empresas que investem nesta prática conseguem não só imprimir à sua marca um caráter global, como também expandir seus produtos e serviços para um público consumidor internacional. 
	
	A comunicação unilateral, aliada às facilidades trazidas pelo uso das novas tecnologias, criou, para as empresas, uma necessidade de expandirem seus negócios, já que tal iniciativa passou a ser uma vantagem competitiva. As empresas que investem nesta prática conseguem não só imprimir à sua marca um caráter global, como também expandir seus produtos e serviços para um público consumidor internacional. 
	
	A comunicação em rede, aliada às facilidades trazidas pelo uso das novas tecnologias, criaram para as empresas uma necessidade de expandirem seus negócios, já que tal iniciativa passou a ser uma vantagem competitiva. As empresas que investem nesta prática conseguem não só imprimir à sua marca um caráter global, como também expandir seus produtos e serviços para um público consumidorinternacional. 
	
	Nenhuma das respostas.
	
	A comunicação em rede, aliada às dificuldades trazidas pelo uso das novas tecnologias, criaram para as empresas uma necessidade de expandirem seus negócios, já que tal iniciativa passou a ser uma vantagem competitiva. As empresas que investem nesta prática conseguem não só imprimir à sua marca um caráter global, como também expandir seus produtos e serviços para um público consumidor internacional. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201701488969
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com a definição do antropólogo organizacional Geert Hofstade, cultura é a programação coletiva da mente que distingue os membros de uma categoria de pessoas de outra.. Nesse sentido, a cultura não considera soluções únicas para problemas únicos ou modas e estilos passageiros.
		
	
	Uma cultura expressa suas formas de viver no contexto de instituições sociais, que incluem: FAMILIA, EDUCACAO, RELIGIAO, GOVERNO, EMPRESAS.
	
	Como é compartilhada por membros de um grupo, a cultura define as fronteiras entre grupos diferentes.
	
	Antropólogos e sociólogos definem cultura como formas de viver, construídas por grupos de seres humanos e transmitidas de uma geração à outra.
	
	Além de concordar que cultura é algo a ser aprendido e não inato, a maioria dos antropólogos compartilha do pensamento que todas as facetas da cultura são inter-relacionadas que se influenciam mutuamente ou alteram um aspecto de uma cultura.
	
	A cultura envolve valores conscientes e inconscientes, ideias, atitudes e símbolos que formam o comportamento humano e são transmitidos de geração a geração.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	Ref.: 201701387441
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O mercado de automóveis, cada dia mais, se vê obrigado a agregar valor aos produtos e serviços que oferece, já que a concorrência é cada vez maior devido aos novos modelos que surgem a cada dia. Uma empresa japonesa decidiu levar os seus modelos para a América do Sul, a fim de concorrer com os modelos existentes neste local. Explique como este processo poderia ser feito, levando-se em consideração o conceito de marketing internacional.
		
	
	Para que a estratégia da empresa japonesa fosse bem-sucedida, seria preciso que um planejamento de expansão de negócios fosse feito. Dentro deste plano, deveria estar presente a necessidade dos consumidores somente, já que, dentro de um plano de negócios, não se deve estar contemplados outros fatores como possibilidade de desenvolvimento de novos produtos/serviços.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Para que a estratégia da empresa japonesa fosse bem-sucedida, seria preciso que um planejamento de expansão de negócios fosse feito. Dentro deste plano, deveria estar presente a necessidade dos consumidores, bem como por que valores estariam dispostos a pagar dentro do mercado de automóveis. Por este segmento lidar diretamente com os desejos dos clientes, mexendo com valores como status social e poder advindo de um bem material, a empresa japonesa deveria estreitar sua relação com os consumidores locais para levantar pontos que estes clientes gostariam de ter ainda nos produtos existentes no mercado. 
	
	Para que a estratégia da empresa japonesa fosse bem-sucedida, existem outras prioridades antes do planejamento para o sucesso da expansão dos negócios, tais como mensurar a quantidade certa de consumidores que estariam dispostos a pagar por produtos/serviços que representem valor agregado, o que é possível.
	
	Para que a estratégia da empresa japonesa fosse bem-sucedida, seria preciso que um planejamento de expansão de negócios fosse feito. Dentro deste plano, deveria estar presente a necessidade dos consumidores, bem como por que valores estariam dispostos a pagar dentro do mercado de automóveis. Dentro deste plano, porém, não deveria estar contemplada a demanda dos grupos de consumidores específicos dentro do segmento de automóveis por não se tratar de um produto ligado à subjetividade do cliente. 
	
	
	 
	Ref.: 201701389936
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Ao lançar uma nova logo, uma empresa do segmento de educação deseja que seus consumidores enxerguem sua modernização, mostrando que está alinhada às tendências do mercado de educação atual. Para isso, consultou a área de marketing internacional para que a logo atendesse a uma identidade possível de ser usada fora do território nacional. Sobre esta situação, pode-se dizer:
		
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Não cabe à área de marketing internacional pensar sobre a identidade de novas logomarcas para as empresas atuais, pois à esta área somente é importante pensar em estratégias de fazer coligações com partidos políticos internacionais.
	
	Ao lançar uma nova logomarca no mercado, a empresa precisa estar atenta à sua possível utilização fora do território nacional. Pedir uma consultoria à área de marketing estratégico é uma estratégia eficaz, já que esta área tem sob sua responsabilidade garantir os lucros provindos das campanhas de marketing da empresa.
	
	Ao lançar uma nova logomarca no mercado, a empresa precisa estar atenta à sua possível utilização fora do território nacional. Porém, pedir uma consultoria à área de marketing internacional não é uma boa estratégia, já que esta área precisa canalizar seus esforços para manter as relações políticas existentes entre os dirigentes de diferentes países.
	
	A área de marketing internacional deve estar ¿antenada¿ às tendências do mercado atual, bem como ao comportamento dos consumidores atuais. Ao lançar uma nova logomarca no mercado, pedir uma orientação a esta área é uma estratégia eficaz, já que esta poderá direcionar as ações que trarão o resultado esperado com a criação de uma logo que atenda à identidade visual da empresa e seu desejo de ter uma imagem globalmente reconhecida.
	
	
	 
	Ref.: 201701395644
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A indústria de alimentação vem ,a cada dia, ganhando espaço no mercado. Diante disso, um profissional que trabalha neste segmento na área de marketing internacional elaborou o seguinte trabalho a ser apresentado aos dirigentes da empresa em que trabalha:
		
	
	Devemos levar os nossos produtos a outros territórios através do desenvolvimento de novas formas de comunicação. O primeiro passo deve ser o diagnóstico do cenário em que entraremos, depois uma pesquisa junto aos consumidores locais e por fim uma análise do que poderia ser um produto inovador, de acordo com os gostos dos consumidores do país para o qual estamos levando nossa empresa.
	
	Uma boa estratégia de expansão internacional dentro deste cenário é a criação de um novo produto que poderia agradar a um número cada vez maior de consumidores. Para isso, é recomendável lançar o produto o quanto antes, mesmo sem uma pesquisa prévia junto aos consumidores reais.
	
	Uma estratégia de expansão dos negócios eficaz no mercado de alimentos baseia-se na criação de novos produtos, somente, já que o mesmo produto nunca poderá ser disponibilizado a duas culturas diferentes.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Devemos levar os nossos produtos a outros territórios através do desenvolvimento de novas formas de comunicação. O primeiro passo deve ser o diagnóstico do cenário em que entraremos, depois uma pesquisa junto aos consumidores locais e por fim uma análise do que poderia ser um produto inovador, de acordo com os gostos dos consumidores do país de origem da nossa empresa.

Outros materiais