Buscar

AD SIG sistema integrado de gestao unisul

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	 Avaliação a Distância (AD)
Unidade de aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão
Professora: Patrícia Meneghel 
Nome do aluno: Bruna Simões da Silva
Data: 7/4/18
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A primeira etapa de elaboração dessa avaliação a distância consiste na leitura do resumo de um artigo que está disponível para acesso na nossa midiateca, intitulado: “ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP NA EMPRESA ENERGISA SOLUÇÕES: vantagens da implantação do sistema na percepção dos usuários”. Esse artigo está também disponível on line, no endereço: (http://revista.fagoc.br/index.php/forum/article/view/94/105). Toma-se como premissa que existia na organização um sistema NÃO integrado de gestão, utilizado até a implantação do que está citado no artigo.
Conforme se pode observar na leitura, a proposta do artigo é responder o seguinte questionamento: em que medida a implantação do sistema ERP contribuiu para a melhora dos processos da empresa Energisa Soluções na percepção dos usuários?
A partir do contexto das análises realizadas no artigo, e cujos resultados temos demonstrados em forma gráfica, reflita sobre as proposições abaixo e responda.
Nosso livro didático faz a seguinte consideração (página 50): “Um ERP representa uma evolução considerável na informatização de uma empresa, pois, em vez de dispor de softwares ou soluções que operam de maneira isolada, passa-se a contar com um sistema integrado, no qual a informação flui de maneira organizada de um departamento e/ou processo para outro.” É possível observar a aplicabilidade desse fragmento no case relatado? Justifique sua resposta. (2,5 pontos)
De acordo com o gerenciamento de ordens do seviço ERP a abertura de ordens do serviço tornou-se mais eficiente assim como o retorno e apuração das ordens de serviço no ERP implantado são mais eficientes em comparação ao sistema antigo. A maior parte dos entrevistados (41%) corcondam parcialmente com a abertura de ordens de serviço emergenciais no novo sistema é mais eficiente em comparação ao sistem antigo e também concordam que a programação dos serviços para as equipes, utilizando o novo sistema é mais eficiente em comparação ao antigo sistema.
Com a implantação de um ERP, podemos ter ganhos tangíveis e não tangíveis. É possível observar esses ganhos na organização, com a utilização do sistema ERP? (2,5 pontos)
De acordo com o próprio texto “de modo geral, conclui-se que o sistema ERP implantado mostrou-se ineficiente e apresenta muitas falhas durante sua utilização”, esta afirmação pode ser dada devido ao pouco tempo de utilização do sistema. Entretanto. De acordo com os dados levantados na pesquisa o sistema utilizando o ERP ficou mais rapido assim como a abertura de ordens e processamento de informções, possibilitando um trabalho mais rápido e eficiente se forem dados treinamentos aos colaboradores.
O processo de implantação do ERP numa empresa pode ser dividido em 6 fases: Planejamento, Definição, Prototipação, Construção, Implantação, Acompanhamento. Diante dos resultados relatados pelos gráficos, segundo pesquisa realizada com os usuários, você considera que houve falhas no processo de implantação do ERP no caso Energisa? Se afirmativo, em quais etapas? Justifique sua resposta. (2,5 pontos)
De acordo com as respostas obtidas na pesquisa pode-se concluir que houve falha nas etapa de implantação do novo sistema.
Os colaboradores precisam de treinamento para utilização do novo sistema de gestão da empresa devido a necessidade de compreender para poder trabalhar com a mesma de forma eficaz.
Se você fosse o gestor responsável pela implantação do ERP na empresa Energisa, quais atitudes (ações) tomaria diante dos resultados da pesquisa realizada? Responda com base nos estudos do nosso livro didático. (2,5 pontos)
Como gestora responsavel daria um foco no treinamento dos funcionarios para que pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos da ferramenta no ambiente de trabalho. Também trabalharia em melhorias em cima do sistema ja criado, pois como foi implantado a pouco tempo, ajustes sempre são necessários.

Outros materiais