Buscar

AV - EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0362_AV_201101574551 » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201101574551 - DEBORA AUGUSTA SAMUEL DE CARVALHO
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,0        Nota de Partic.: 2        Data: 27/08/2014 19:15:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201101755611)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Leia a citação: "[...] paralelamente à redução quantitativa do operariado industrial tradicional dá-se uma alteração qualitativa na forma de ser do trabalho, que de um lado impulsiona para uma maior qualificação do trabalho e, de outro, para uma maior desqualificação" (ANTUNES, 1999, p. 47).
Tomando como referência o trecho citado, explique a reestruturação produtiva do capital iniciada no final do século passado e seus impactos na formação/educação dos trabalhadores.
		
	
Resposta: o impacto foi os baixos salarios, desqualificação dos profissionais da educação e dos trabalhadores,desempregos.apesar de ter sofrido transformações,o trabalho ainda matem a centralidade no processo de formação e circulação de bens e riquezas materiais na nossa condição humana.
	
Gabarito: A introdução de novas tecnologias no campo da produção não só reduziu o número de empregos formais como passou a exigir novos tipos de trabalhadores. De um lado trabalhadores capazes de executar diferentes etapas do processo produtivo, ou seja, trabalhadores multifuncionais. De outro, em menor quantidade, trabalhadores mais escolarizados capazes de criar, de administrar e gerenciar diferentes faces da produção, uma mão de obra mais intelectualizada e qualificada, os chamados trabalhadores centrais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101750004)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as causas apontadas pelos economistas para a crise do Estado de Bem-estar Social, iniciada nos primeiros anos da década de 1970, qual dela não está correta.
		
	
	Aumento do nível de escolaridade.
	
	A estagnação da economia (baixos índices de crescimento).
	
	Os gastos dos Estados com as políticas sociais.
	
	Avanço tecnológico dos meios de produção.
	 
	O enfraquecimento dos sindicatos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101788939)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Explique a afimação: ¿Apesar de ter sofrido transformações, o trabalho ainda mantém a centralidade e é ontologicamente decisivo no processo de formação e circulação de bens e riquezas materiais e/ou imateriais e na nossa condição de humanidade.¿
		
	
Resposta: o trabalho é o nosso unico meio de sobrevivencia,pois é pelo suor do nosso trabalho que adquirimos um salario,estabilidade financeira e emocional,se não tivemos trabalho provevelmente não comeriamos e não bebiamos,pois tudo envolve dinheiro,por isso o nosso meio de produção é o trabalho,seja ele qual for rural ou urbano.
	
Gabarito: O trabalho, como atividade fundamental da vida humana, existirá enquanto existirmos. O que muda é a natureza do trabalho, as formas de trabalhar, os instrumentos de trabalho, as formas de apropriação do produto do trabalho, as relações de trabalho e de produção. Ao longo da história, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens, dando origem à face alienada do trabalho: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo. Esta alienação tem um caráter duplo: exploração do trabalho alheio que gerava riqueza, riqueza que era alienada ao trabalhador. Mas o trabalho ao mesmo tempo em que é exercido de forma alienada, ele também pode ser libertador, uma vez que só por ele conseguimos gerar bens (materiais e imateriais) e imprimir valor a estes bens. Independente de qualquer questão, não se pode esquecer a sua dimensão humana. Alienado ou não, o trabalho é uma característica humana. ¿O trabalho tem uma dimensão ontológica, ou seja, ele está enraizado na existência dos homens, de tal maneira que, sem ele, nem homens nem história existiriam¿. ¿O trabalho é a fonte de toda riqueza. A natureza fornece os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho é a condição básica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, até certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem.¿
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101743236)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo colbertista e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no setor...
		
	
	financeiro.
	 
	agrícola.
	
	industrial.
	
	extrativista.
	
	comercial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101755653)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O animal se confunde com sua atividade vital. De modo diferente, o homem não se confunde com sua atividade vital.  O homem age de forma teleológica, ele elabora mentalmente seu trabalho, realizando uma ação antecipatória. Assim, é possível dizer que, para o homem, a atividade vital é:
		
	
	realista
	
	imaginária
	 
	consciência
	
	manutenção
	 
	 ideológica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101743230)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Ciência Econômica, em seus estudos, visa entender a atividade produtiva, ou seja, como as sociedades organizadas utilizam os seus recursos materiais e humanos para produzir e distribuir bens e serviços, que atendam às necessidades de seus indivíduos. É uma Ciência Social, pois trata de problemas ligados ao comportamento humano. E, ao mesmo tempo, diferencia-se das demais Ciências Humanas por empregar métodos e ferramentas próprias das ciências exatas, como a Estatística e a Matemática. Modernamente, de acordo com os objetivos teóricos, ou práticos, a economia se divide em inúmeras áreas: economia privada, pura, coletiva, social, nacional, internacional, agrícola, indústrial etc. A história da evolução do pensamento econômico pode ser dividida em períodos, nos quais predominavam certos axiomas ou paradigmas definidos por quais correntes:
		
	 
	Bulionista, Feudalista, Escravista e Industrialista
	
	Feudalista, Modernista, Anarquista, Marxista e Totalitarista.
	
	Ricardiana, Smithiniana, Keynesiana e Malthusiana.
	 
	Mercantilista, Fisiocrática, Clássica, Marxista, Neoclássica e Keynesiana.
	
	Liberal, Socialista, Capitalista, Comunista e Smithiniana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101743532)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a teoria da acumulação do capital de Marx, não basta que o capital se apodere do processo de trabalho, e apenas alongue sua duração. O capital tem de ... "revolucionar as condições técnicas e sociais do processo de trabalho, portanto o próprio modo de produção, a fim de aumentar a força produtiva do trabalho, [e] mediante o aumento da força produtiva do trabalho reduzir o valor da força de trabalho e, assim, encurtar parte da jornada de trabalho necessária para a reprodução deste valor."(MARX, Karl. O Capital. SP: Abril Cultural. 1984, p. 251). Na passagem acima, Marx identifica uma das características centrais do modo de produção capitalista. 
Marque a opção correta:
		
	 
	Elevação constante da mais-valia absoluta decorrente do prolongamento da jornada de trabalho.
	 
	Redução do tempo de trabalho socialmente necessário para a produção, através da introdução de progresso técnico.
	
	Redução progressiva da importância da mais-valia relativa devido à introdução de máquinas.
	
	Tendência à pauperização absoluta da classe trabalhadora por efeito da introdução de progresso técnico.
	
	Redução progressiva na taxa de lucro, decorrente da modificação contínua dos processos produtivos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101788950)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a teoria do Capital Humano o desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado:
		
	 
	à competitividade industrial
	
	àatuação do Estado
	 
	à educação dos trabalhadores
	
	ao aumento do emprego
	
	à preparação das elites
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101859999)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao analisar o que dizem os teóricos da sociedade do conhecimento, é possível identificar o caráter ideológico desta visão, revelando que a escola é chamada a desempenhar novos e velhos papéis na construção da hegemonia burguesa. Em uma perspectiva crítica é possível dizer que a escola na atualidade atua da seguinte forma: I) legitima o consenso e a conformação das classes trabalhadoras em relação às mudanças ocorridas no mundo do trabalho II) busca formar e conformar o tipo de homem exigido pelo projeto neoliberal. III) passa a realizar uma formação humanística voltada para a construção do ser humano em seu sentido amplo. IV) articula a formação com o mercado de trabalho e procura ajustar o trabalhador às suas novas demandas. Assinale:
		
	 
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	 
	se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas
	 
	se todas as afirmativas estiverem corretas
	 
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
	 
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101749701)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.
Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.
		
	
	Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper o cerco imposto pelos países de capitalismo avançado.
	
	A forte convicção de que a industrialização era uma atividade que traria benefícios econômicos e sociais para o país.
	
	Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper a resistência do governo central.
	 
	A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.
	
	Acreditavam que a burguesia industrial deveria investir no setor agrícola pois seria impossível competir com a qualidade dos produtos importados.

Outros materiais