Buscar

Historia do Direito 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Marcella Christina da Silva
Matricula: 201802065792 Caso concreto 1
Historia do Direito 
Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romano-germânico do sistema denominado de common law?
R= O civil law, como é conhecido o sistema de direito romano-germânico, é o mais difundido no mundo, e baseia-se estritamente na codificação das leis e a existência de códigos, tendo como principal característica o direito escrito. 
Já o common law, sistema jurídico dos países anglo-saxões, possui forte influência dos costumes e do direito costumeiro, embora não deixe de utilizar as leis codificadas. Sua principal característica é a formação dos precedentes criados pelos tribunais.
Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românico-germânico em detrimento do sistema de common law?
R= O principal motivo de o Brasil ter adotado o sistema romano-germânico é pela colonização do país, que foi portuguesa, e o sistema de direito adotado em Portugal era esse. Pela proximidade e dominação anteriores, esse sistema acabou difundindo-se mais na Europa, sendo levado às colônias desses países.
Embora o sistema brasileiro adote o civil law, é considerado um sistema misto, pois temos cortes superiores como o Supremo Tribunal Federal e o sistema misto de controle de constitucionalidade, além de alguns institutos oriundos do common law, como as súmulas vinculantes e jurisprudências.

Outros materiais