Buscar

RELATRIO MEC FLU JEISON

Prévia do material em texto

Disciplina: Mecânica dos Fluídos.
Nome: Janayna Coelho de Azevedo
Matrícula: 201407043544
Turma: 3005
Professor: Jheison Lopes
Data:13/10/2016
Título da Experiência: Determinação da velocidade de saída de um fluído por um orifício.
�
�
I – OBJETIVO
Determinar o valor da velocidade de saída de um fluido e comparar com o valor previsto. Legitimar a equação de Torricelli para hidrodinâmica através do movimento de deslocamento de um jato. Um fluido que escoa através de um tubo que não é horizontal. A pressão mudará em cada ponto do tubo, e será necessário efetuar trabalho para o fluido elevar-se.
II – INTRODUÇÃO
Seja um fluido escoando através de um tubo que não é horizontal. A pressão mudará  em cada ponto do tubo, e será necessário efetuar trabalho para o fluido elevar​se. Se a seção reta do tubo não for constante, a velocidade de escoamento também não o será, assim como a  pressão. A equação que relaciona pressão, velocidade do fluxo e altura foi obtida em 1738 por Daniel Bernoulli e  é  conhecida  como a equação de Bernoulli para  o escoamento não viscoso (sem atrito interno) de  um fluido incompressível,  sem turbulência. Tal equação representa  o teorema  da  energia  cinética para o movimento dos fluidos.  Considere um reservatório cheio de  líquido aberto à  temperatura  ambiente e com um pequeno orifício na  extremidade  inferior,  por onde a água  escoa.
III – PROCEDIMENTOS E ESQUEMA EXPERIMENTAL
Colocamos água com corante no tubo e marcamos o diâmetro do orifício de saída de água do reservatório. No interior do reservatório, verificamos qual foi o nível de água. Medimos a altura H com uma régua a partir do orifício situado na extremidade inferior do reservatório até a marca correspondente ao nível de água. Retiramos o tampão e fizemos a marca do fluido. Foi preenchida a tabela 1 e calculado a velocidade de escape teórica. Determinamos os erros percentuais das velocidades de escape obtidos para as diferentes áreas.
	
IV – MATERIAIS UTILIZADOS
Tubo
Régua
Tampão
Água
Becker
Corante Vermelho
V – DADOS EXPERIMENTAIS
Tabela 1 Dados para determinação da velocidade de escape teórica 
	
	
	
	
	Medida
	
	H (m)
	
	Y (m0
	A (m)
	1
	
	0,155
	
	0,443
	0,34
	
	
	
	
	
	
VII - CONCLUSÃO
O experimento tem por finalidade comprovar a equação de Torricelli para a hidrodinâmica através de um jato de água partindo num pequeno orifício da extremidade. O experimento deu-se por um reservatório com água e corante. Através da equação dos erros percentuais verificou-se que a porcentagem dos erros está dentro dos limites aceitáveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes