Buscar

BCNCp

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
 CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS
 ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
 CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
 Acadêmico: Samuel Ferri
	EIXOS/UNIADADES TEMÁTICAS
	DIMENSÕES DE CONHECIMENTO
	COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
	Brincadeiras e jogos - Explora atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizado pela criação e alteração de regas.
	Experimentação: Dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais. Realização positiva de alguma atividade.
	Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
	Esportes - Marca, Precisão, Técnico-combinatório, Rede/quadra dividida ou parede de rebote, Campo e taco, Invasão ou territorial, Combate;
	Uso e apropriação: Conhecimento que possibilita o estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma pratica corporal. Aquele que usa o que aprendeu e põe em prática.
	Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo. 
	Ginásticas - Ginásticas de grupos onde as pessoas se reúnem buscando socialização, condicionamento físico e de conscientização corporal
	Fruição: Apropriação de um conjunto de conhecimentos apreciando estética das experiências geradas pelas vivências corporais.
	Considerar as práticas corporais como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais, e sua representação simbólica como forma de expressão dos sentidos, das emoções e das experiências do ser humano na vida social.
	Danças - Conjunto de movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas
	Reflexão sobre a ação: Conhecimentos originados na observação e análise das próprias vivências e daquelas realizadas por outros, vai além da reflexão espontânea.
	Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
	Lutas - Disputas corporais, onde se utilizam técnicas, táticas e estratégias especificas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente.
	Construção de valores: Discussões e vivências que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania.
	Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
	Práticas corporais de aventura Exploração de expressões e formas de experimentação corporal centradas na imprevisibilidade de ambientes desafiadores.
	Análise: Conceitos para entender características e funcionamento das práticas corporais.
	Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
	
	Compreensão: Associada ao conhecimento conceitual, esclarecimento do processo de inserção das práticas no contexto sociocultural, reunindo saberes localizando o lugar delas no mundo.
	Interpretar e recriar os valores, sentidos e significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
	
	Protagonismo comunitário: Atitudes e ações dos estudantes que participam de forma confiante e autoral nas decisões e ações orientadas a democratizar o acesso às práticas corporais, com base na convivência social interpessoal.
	Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, com base na análise dos marcadores sociais de gênero, geração, padrões corporais, etnia, religião.
	
	
	Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
	
	
	Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
	
	
	Utilizar, desfrutar e apreciar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
	1° e 2° ano
	
	HABILIDADES:
Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
	1° e 2° ano
	
	Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
	3° ao 5° ano
	
	Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz africana e indígena, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
	6° e 7° ano
	
	Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
	8° e 9° ano
	
	Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
	
	
	
A Educação física escolar no ensino fundamental deve ensinar a importância do movimento humano, suas causas e objetivos e criar condições para que o aluno vivencie esse movimento de diferentes formas para que possa usá-lo no seu cotidiano.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes