Buscar

DISCURSIVA 1 Ulbra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÃO DISCURSIVA 1 Valor 3,0
A questão trata dos capítulos 1 e 2, mais especificamente sobre a relação entre fé e saúde, ciência e religião. Essa relação é antiga na história humana, sendo um tema que atualmente vem ganhando espaço crescente no mundo acadêmico e científico. Para que você possa responder ao que é proposto, primeiro leia o texto que segue: “Benson sustenta que a tendência dos seres humanos à religião e à experiência espiritual está inscrita em nossos genes. Nós fomos desenhados para crer. Para ele a fé em deus é tão natural para a humanidade como o instinto de lutar e fugir; Estudos de Newbwerg e D′ Aquili sugerem que a religião está intimamente ligada a constituição biológica do ser humano. [...]; desde 1994, algumas faculdades americanas começaram a incluir componentes de espiritualidade no seu ensino. Por exemplo: ensinar ao aluno a incluir o elemento de espiritualidade como parte da história clínica, apresentar bibliografia existente sobre a importância das espiritualidade para a assistência sanitária, apresentar casos em que as crenças espirituais afetaram os pacientes, ensinar a reconhecer conselheiros espirituais como parte integrante do corpo clínico, animar os alunos a ver seus próprios sistemas de crenças, avaliando como podem ajudar ou impedir a relação de ajuda ao paciente, introduzir as principais tradições religiosas, pondo em relevo sua relação com a medicina e as decisões no campo da saúde;” (Disponível em https://www.ufrgs.br/bioetica/ferrer.htm Acesso em 15 de jul. 2017.; Ferrer, J. Medicina y Espiritualidad: redescubriendo uma antigua alianza. In: Bioética: um diálogo Plural (Homenaje a Javier Gafo Fernández). Madrid: Ed. Univ. Pontifícia Camillas, 2002:891-917. Como contraponto a esse texto, duas imagens seguem para ser analisadas por você, como elementos necessários para responder à questão. A figura 1 (Marionete) e a figura 2 (Muro).
A proposta da questão é:
a). Identifique os temas que são centrais em cada uma das duas imagens, dissertando sobre cada um deles em cerca de sete (7) linhas para cada imagem. Contraponha-as (ou fazendo dialogar) com o texto que segue descrito acima, de: Ferrer, J. Medicina y Espiritualidad: redescubriendo uma antigua alianza.
Qual a sua posição acerca do tipo de relação que deve haver entre ciência e religião, fé e saúde. Argumente bem sua resposta. (cerca de 7 linhas).
Minha resposta:
a) Nesta figura se retrata um controle da religião exercida sobre as pessoas demonstrando que independente de suas religião, crenças, praticas, conceitos ou valores morais o indivíduo mantém uma ligação de fé com aquilo que acredita ao ponto de se deixar levar e manipular pela religião que é sustentada pelo que é ensino nos centros e reuniões de estabelecimentos como igrejas, centros espiritas, escolas, etc. Em contra partida, observamos a figura ateísta representada pela tesoura que demonstra a descrença nesses ensinamentos religiosos, negando sua existência, cortando uma ligação ou qualquer forma de aprendizagem ou aproximação a qualquer religião. 
b). Esta figura demonstra que a religião ao longo do tempo vem sendo por muitos discriminada com pensamentos, atos, protestos de rejeição e muitas vezes falta de entendimento. A religião muitas vezes é atacada e posta à prova, pondo a teoria do questionamento a se perguntar sobre esses pensamentos e ações buscando muitas vezes se defender de ataques e perseguições tentando encontrar meios para desviar dessas descrenças com crenças ou doutrinas consideradas muitas vezes indiscutível que subjugam os ensinamentos sobre Deus e se apegam em teorias humanas.
 
Comentário do professor: 
A resposta atende em partes ao enunciado. Podendo trabalhar mais a relação entre fé e ciências.
Pontuação: 2,5

Outros materiais