Buscar

Exercícios Contratos 2017.2 Veiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Procuro uma casa para comprar e, encontrando uma satisfatória, fiz uma proposta escrita de compra, sem prazo. Dias depois o proprietário decidiu aceitar a proposta Encontrando um negócio melhor
a) posso desistir da primeira proposta, desde que pague eventuais perdas e danos pela desistência.
b) devo notificar o proprietário da primeira casa de minha desistência e, só então, posso realizar o segundo negócio.
c) não posso realizar o negócio, porque minha proposta anterior é válida e obrigatória, podendo ser aceita a qualquer momento.
d) só posso realizá-lo com a anuência do primeiro proprietário, visto que proposta feita equivale a negócio a termo.
e) posso realizá-lo, porque minha proposta anterior não foi imediatamente aceita, deixando de ser obrigatória.
2.Um famoso escritório de advocacia pediu a Heitor, artista plástico conhecido, que fizesse uma escultura a ser colocada no hall de entrada do prédio onde está instalado.  O artista começou a realizar o trabalho, tão logo recebeu a proposta.
Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) Ainda que não tenha sido formalizado contrato por escrito, é possível presumir o consentimento implícito de Heitor.
b) Ainda não existe contrato
c) Só existirá o contrato quando realizado por escrito, embora a lei não exija forma para este tipo de contrato
d)Não existe aceitação tácita
3. Carlos decidiu alienar sua herança enquanto seu pai estava no hospital, acreditando que a vida de seu pai estava por um fio, considerando ter recebido notícias médicas, instantes antes, nesse sentido. Esse contrato é válido? Justifique.
4.Maria fez seguro do seu carro e ao final do ano, não tendo ocorrido o sinistro, pretende obter eu dinheiro de volta. É possível? Justifique.
5.Cabe pedido de perdas e danos na fase das tratativas, caso uma das partes desista? Justifique.
6.Técio alugou seu imóvel para uma empresa que desenvolverá no local atividade com risco radioativo. Os vizinhos podem se insurgir contra este contrato? Sob qual justificativa?
7.Qual o tipo de boa-fé positivada no art.422 ? Explique.
8.As partes têm liberdade para contratar sem a observância das normas públicas.
( ) verdadeiro ( ) falso
9.Celia vendeu rifas no prédio, cujo prêmio era um televisor. Katia, sua vizinha de porta, ganhou. Classifique esse contrato em principal ou acessório, de execução imediata, diferida ou de trato sucessivo, comutativo ou aleatório, solene ou não solene.
10.Podemos afirmar que o testamento é contrato unilateral?
11.Por lei, o contrato de empréstimo só se configura quando a coisa a ser emprestada chega às mãos daquele a quem o bem será emprestado. Esse contrato é real ou consensual? Justifique.
GABARITO: 
E
A
Não, de acordo com o art.426 do C.C. Envolve objeto impossível juridicamente.
Não, o contrato é aleatório, de risco por natureza. Nesse tipo de contrato, ao menos uma das partes assumi o risco de não receber a contraprestação, dependente de evento futuro e incerto.
A princípio não pois esta etapa não vincula, permitindo a desistência de qualquer das partes, salvo quando uma delas desiste quebrando a boa-fé objetiva.
Sim, pois esse contrato viola a função social dos contratos, de acordo com o art.421 do C.C.
A boa-fé positivada no art.422 do C.C. é a boa-fé objetiva, que dispensa a intencionalidade das partes e trabalha com o comportamento delas. As parte devem agir de acordo com as expectativas geradas no contrato, sob pena de perdas e danos. 
FALSO
Contrato principal, pois a realização deste contrato independe de outro; de execução diferida pois se cumpre em momento posterior ao seu nascimento e através de ato único; aleatório pois é contrato de risco, através do qual uma das parte assume o risco de não receber a contraprestação que depende de evento futuro e incerto; não solene pois não existe forma específica imposta a este contrato. 
Não, testamento é negócio jurídico, mas não é contrato, pois nasce da declaração de vontade de apenas uma pessoa, enquanto o contrato nasce, necessariamente, da declaração de vontade de, no mínimo, duas pessoas. Além disso, contrato unilateral é aquele que, embora formado por duas ou mais declarações vontades.
 Real, por exceção à regra geral. Normalmente os contratos são consensuais, nascendo do simples acordo de vontades, mas nesse caso o contrato é real e só nasce quando, além do acordo das partes, ocorre a tradição da coisa. A tradição da coisa é pressuposto de existência desse tipo de contrato. Enquanto a entrega não ocorre o contrato não existe juridicamente.

Outros materiais