Buscar

Manipulação de sêmen

Prévia do material em texto

Manipulação de sêmen
Dr. Thiago Braga Portes
Médico Veterinário
Especialista Reprodução Equina
Quando recebemos o Semên
 Avaliar integridade da caixa 
Observar a avaliação que veio junto com a mesma
Preparar a(s) égua(s) para inseminação
Abrir a caixa na hora da inseminação
Separa uma alíquota para avaliação ( aguarda 5 min )
Optar pelo local da inseminação dependendo do volume
Cuidado na hora de abrir o saquinho
Cuidado contaminação seringa
Sêmen com baixa concentração ou muito diluído 
Existem diversas técnicas para concentrar espermatozóides do ejaculado de garanhões, entretanto a mais comumente utilizada é a centrifugação. 
Efeitos deletérios podem ser induzidos pela centrifugação uma vez que a força e tempo de centrifugação podem interferir negativamente na motilidade, integridade e taxa de recuperação espermática
A intersecção entre tempo e força de centrifugação que apresenta maior taxa de recuperação espermática com maior porcentagem de espermatozóides íntegros é 600 x g durante 10 minutos 
Usado para sêmen que não resiste a centrifugação
Forma uma almofada no fundo do tubo falcon que reduz o dano mecânico para a célula espermática
 O sêmen deve ser diluído na proporção 1:1 (v/v) e armazenado em um tubo de 50 mL. Deve-se depositar cuidadosamente 1 mL de cushion no fundo do tubo de centrifuga, utilizando uma cateter acoplado a uma seringa. Realiza-se centrifugação a 1000 x g durante 20 minutos.
o sobrenadante deve ser cuidadosamente removido através da aspiração com um cateter acoplado a uma seringa.
Após, remove-se cuidadosamente também a solução de cushion utilizando um cateter acoplado a uma seringa e ressuspende-se o pellet com o meio extensor desejado. 
O sêmen também diluído com meio diluidor á base de leite desnatado (2 partes de sêmen para 1 parte de diluente) é depositado sobre a membrana e deve-se realizar movimentos leves tocando-a em uma placa de petri. 
Posteriormente acrescenta-se o meio extensor ao filtro no volume previamente calculado e realiza-se homogeneização para ressuspenção dos espermatozóides. O processo dura em média de 5 minutos e o filtro pode ser usado por pelo menos 20 vezes. 
O EQUIPURE pode ser utilizado no sêmen a fresco, nos casos onde se necessita selecionar uma população espermática com motilidade melhor e redução de defeitos morfológicos. 
Inicialmente diluir o ejaculado na proporção 1:1 com BOTU-SEMEN. Em um tudo de centrifuga de 50 mL, deve ser adicionado entre 10 a 20 mL de EQUIPURE (temperatura ambiente) e lentamente igual volume do ejaculado diluído em BOTU-SEMEN. 
A recuperação espermática após a seleção pelo EQUIPURE vai depender muito da qualidade inicial do sêmen, mas em média varia em torno de 40%. A adição do ejaculado diluído deve ser realizada lentamente com o tubo inclinado para não haver mistura entre o ejaculado e EQUIPURE, utilizando-se uma pipeta de Pasteur ou seringa descartáveis
Inseminação Artificial

Continue navegando