Buscar

GLOSSARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acomodação: Reestruturação dos esquemas de assimilação. É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
Adaptação: Ação ou efeito de adaptar. Acomodação.
Behaviorismo: Estudo do comportamento, fundado tão-somente na observação e análise das reações visíveis do organismo aos estímulos exteriores e conseqüente rejeição do método introspectivo. O desenvolvimento do comportamento humano é determinado pelas condições do meio em que o organismo está inserido. Esta teoria valoriza o meio ou a aprendizagem por condicionamento.
Cognitivismo: Se refere a todo processo pelo qual o input sensório é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e usado. 
Colaboração: Ato de colaborar; cooperação; ajuda. Trabalho feito pelos colaboradores.
Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Faculdade de conhecer. Inclui as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. 
Desenvolvimento: Ato ou efeito de desenvolver. Crescimento ou expansão gradual. Passagem gradual de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado.
Dialética: A arte de discutir. Argumentação dialogada, segundo a filosofia antiga.
Ensino recíproco: Método de ensino inspirado nas teorias socioculturais, em especial em Vygotsky. 
Equilibração: Para Piaget: concepção global do processo de desenvolvimento e de seus resultados estruturais sucessivos.
Fenótipo: Nome dado a cada um dos seres (animais e vegetais) que têm o mesmo aspecto geral de outros da mesma espécie, diferindo dela apenas por certos caracteres exteriores resultantes de condições mesológicas. Antôn: genótipo. 
Genótipo: Constituição hereditária de um indivíduo, animal ou vegetal. Totalidade dos genes de um indivíduo ou grupo; genoma. Espécie designada como tipo de um gênero. 
Hipertextualidade: “Para George Landow (1991), a hipertextualidade não é um mero produto da tecnologia, e sim um modelo estreitamente relacionado com as formas de produzir e de organizar o conhecimento, substituindo sistemas conceituais fundados nas idéias de margem, de hierarquia, de linearidade, por outros de multilinearidade, nós, links e redes. Em lugar da visão do conhecimento, do saber, ou da própria sociedade como estrutura, teríamos a concepção de descentramento – uma infinidade de termos e pontos assincrônicos que não estão acabados, mas em contínua (re) produção e negociação de sentidos e informações, gerando novos discursos, numa permuta sem regras fixas e sempre aberta a construções diferentes.” 
Insight: Poder de discernimento e compreensão das coisas. Conhecimento intuitivo repentino para a solução de um problema.
Interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade ocorre quando, ao tratar de um assunto dentro de uma disciplina, você lança mão dos conhecimentos de outra. É, portanto, a articulação que existe entre as disciplinas para que o conhecimento do sujeito seja global, e não fragmentado. 
Interpsicológica: Entre indivíduos e grupos, nível social. 
Lei da dupla formação das funções psicológicas superiores: Vygotsky afirma que toda a função no desenvolvimento cultural da criança aparece duas vezes: primeiramente, no plano interpsicológico e, mais tarde, no intrapsicológico.
Mediação: O sujeito do conhecimento, o homem, não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto a construção do conhecimento se dá na interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, mas sim pela mediação feita por outros sujeitos. 
Mediadores: Nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores.
Não-diretivo: No início dos seus trabalhos, Rogers denominou seu método de não-diretivo, posteriormente o chamou de Abordagem Centrada na Pessoa. 
Operações: "Ação interiorizada que alcançou as características do 'grupo' matemático (reversibilidade, associatividade, identidade, tautologia, etc.), devendo-se notar que o nível operatório é alcançado mediante reconstruções sucessivas de complexidade crescente (equilibração majorante)" (Lima)
Perspectiva sociocultural: ligação real de seus desenvolvimentos (do sujeito) na filogênese e na ontogênese.
Psicanálise: Análise da mente; separação da psique em seus elementos constitutivos. Sistema de psicologia e método de tratamento de desordens mentais e nervosas, criado e desenvolvido por Sigmund Freud (1856-1939).
Psicogenético: A psicogênese piagetiana fundamenta-se nos princípios construtivistas e interacionistas do sujeito com o objeto da aprendizagem, de forma a poder estabelecer critérios de hierarquia para internalização das estruturas do conhecimento. O principal objetivo é estudar a gênese dos processos com os quais a criança aprende a aprender. 
Referente : É um objeto formal, um constructo mental, uma unidade de pensamento.
Representações: A representação, no sentido estrito (imagem mental, imitação diferida, evocação gestual e verbal), evoca realidades ou significações sobre as quais tratam os raciocínios.
Reversibilidade: Para Piaget: quando a operação deixa de ter um sentido unidirecional. A reversibilidade seria a capacidade de voltar, de retorno ao ponto de partida. 
Self: Partícula inglesa que significa de si mesmo. Processo desenvolvido pelo indivíduo humano em interação com seus semelhantes, por meio do qual se torna capaz de tratar a si mesmo como objeto, isto é, de "afastar-se", por assim dizer, do seu próprio comportamento, de considerá-lo do ponto de vista alheio, assumindo os papéis e atitudes das outras pessoas e de julgá-lo deste ponto de vista.
Sujeito epistêmico: O sujeito epistêmico é um sujeito que se constrói (se estrutura) pela sua própria atividade, através de um processo de descentração que lhe possibilita uma melhor compreensão do mundo e de si mesmo. Resulta assim, a possibilidade de construção de uma autonomia em relação tanto às condições do ambiente quanto às próprias condições psicológicas. 
Teoria sociointeracionista: Teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP): “Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”(Vygotsky).

Outros materiais