Buscar

Psicologia Da Educação E Teorias Da Aprendizagem, (prova)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: PED_LET_MAT_HIS_GEO
Série: 1_2
Disciplina: Psicologia Da Educação E Teorias Da Aprendizagem
Versão: 780293
Data da prova: 30/09/2017
1)Qual é a corrente teórica da Psicologia que tem como um de seus fundamentos a existência do Inconsciente como região mental com diversos conteúdos os quais não temos acesso, mas que influenciam nossos comportamentos. Esta teoria visa compreender o funcionamento psíquico e os processos inconscientes que influenciam a conduta normal ou patológica do indivíduo.
R: PSICANALISE
2)O Estágio do _espelho_______, foi elaborado pelo psicanalista Lacan. De acordo com o teórico, entre 6 e 18 meses ocorre a estruturação da criança como sujeito, num processo inconsciente, em que ela antecipa o domínio sobre sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da percepção da sua própria imagem num espelho.
3)Para Piaget, o processo de equilibração ocorre quando?
R: quando a assimilação e a acomodação do conhecimento na mente
4)A Teoria Cognitivista concebe a aprendizagem como produto de um processo ativo, integrador e interativo entre o material de instrução (matérias) e as ideias relevantes da estrutura cognitiva do aprendiz, com as quais as novas ideias estão relacionadas de forma particular. O indivíduo adquire cada vez mais novas ações quando inserido em seu meio e aprende a relação entre ideias, abstraindo da experiência. Os comportamentos e conceitos são integrados e mantidos por processos cerebrais, como atenção e memória (BOCK, 2008). Esta teoria da aprendizagem teve muitas contribuições de?
David ausebel
	
5)A partir das ideias de Piaget e Vigotski, analise as afirmativas abaixo, sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento.
I - Para Piaget, o desenvolvimento se adianta ao aprendizado, sendo, portanto, uma precondição para que este se realize.(V)
II. Para Piaget, o processo de aprendizagem estimula e “empurra” o processo de maturação, ou seja, facilita o desenvolvimento geral do indivíduo.)(F)
III. Para Vigotski, o aprendizado adequado desperta processos internos de desenvolvimento, pondo em movimento vários processos já existentes que, de outra forma, não teriam ocorrido.(V)
IV. Para Vigotski o aprendizado é um processo externo ao indivíduo que para adquiri-lo, faz uso de seu próprio desenvolvimento, sem, contudo, alterar seu curso. (F)
6)De acordo com Vygotsky a Zona de Desenvolvimento, proximal _____________ é potencializada por meio da interação social do aluno com outro indivíduo mais experiente, pois a criança ainda não é capaz de fazer sozinha, mas sim com auxílio de outra pessoa. Na prática educacional, cabe ao professor reconhecer a ideia desta zona de desenvolvimento e estimular o ensino cooperativo e colaborativo, procurando promover um caminho de aprendizagem adequado, capaz de conduzir o aprendiz para a Zona de Desenvolvimento Real_____________.
7)Esta teoria enfatiza a importância de se compreender a relação entre afetividade e inteligência. A afetividade cede espaço para o desenvolvimento cognitivo quando a criança começa a construir a realidade, por meio da inteligência prática. As aplicações dessa teoria, indicam que a escola deve considerar os níveis de desenvolvimento cognitivo da criança mas também, suas necessidades afetivas, a fim de melhor orientar suas ações educativas. Por exemplo, ao intervir para a melhoria da leitura do aluno, o professor o afeta em sua condição emocional. Ele se sente acolhido e essa percepção facilita
a aprendizagem. A qual teórico refere-se o trecho citado?
R.Henry Wallon
8)Com base nas ideias de Emilia Ferreiro, analise as sentenças a seguir:
I. Os erros são vistos como construtivos ou pedagógicos e não, falta de maturidade ou de atenção. (V)
II. É somente na escola e com o professor que a criança terá contato com a escrita.(F)
III. A alfabetização é considerada como algo mecânico, sem pensamento lógico. (F)
IV. A aprendizagem da escrita se inicia antes mesmo da inserção escolar, pois toda criança possui uma estrutura organizacional da inteligência. (V)
9) Analise as sentenças abaixo, de acordo com a concepção pertinente:
I. A concepção ____Inatista______ afirma que as capacidades de cada ser humano como sua personalidade, valores, hábitos, seu pensamento, suas emoções e conduta social, já se encontrariam prontas por ocasião do nascimento, sofrendo pouca transformação ao longo da existência.
II. A concepção __Interacionista________ do desenvolvimento afirma que o indivíduo é constituído por suas características hereditárias e próprias da espécie em interação ativa no meio para construir seu conhecimento.
III. A concepção ____Ambientalista______ atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de formação de hábitos de comportamento.
Esta teoria da Psicologia é constituída por um conjunto de princípios a partir de uma perspectiva metodologicamente experimental. Permite analisar sob quais variáveis o comportamento humano é função para, posteriormente, constituir-se em tecnologia de intervenção. O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre ação e seu efeito. São teóricos representativos: Pavlov, Watson e Skinner. Este trecho melhor descreve:
A teoria cognitivista.
A Gestalt.
O Behaviorismo.
A teoria histórico-cultural.
A Psicanálise.
R:Behaviorismo

Outros materiais