Buscar

JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JOGOS E BRINQUEDOS
1- Jogos cooperativos são o resultado de uma preocupação relacionada a competitividade excessiva especialmente nas modernas sociedades capitalistas e surgiram como alternativa na recreação principalmente para crianças de pouca idade entre as característica de jogos cooperativos podemos citar:
R: I Os participantes jogam juntos uns com os outros e ñ um contra os outros, ñ há adversários .
II os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, propor união entre pessoas 
III Ñ há preocupação com o fracasso ou sucesso mas com a participação do grupo 
IV Envolvem sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando
2- A brinquedoteca surgiu no Brasil nos anos 1980 com finalidades diferentes de outros lugares do mundo tornou-se agente de mudança educacional, porque é um local.
R: De interação portanto educacional com profissionais
3- A forma como a leitura é apresentada pode ser um agente facilitador ou desmotivador na formação do futuro leitor, por isso:
R; I A utilização de livros vivos é um importante e motivador recurso pedagógico 
II Os livros vivos são ferramentas e mediadores lúdicos para a apredizagem de leitura 
4- A cultura lúdica se apodera de elementos da cultura do meio ambiente da criança para aclimatála ao jogo(Brougére)Com essa afirmação o autor sugere que a cultura lúdica 
R: I Difere conforme o meio social os valores familiares e o sexo 
III Sofre influência do espaço físico e das proibições das famílias
5- De acordo com as informações de kishimoto, Bruner aponta a potencialidade da brincadeira para a descoberta das regras e aquisição da linguagem pois para esse autor:
R: Por meio da brincadeira a criança descobre regras de linguagem, aprende a usa-la e pode altera-la.
6 – Em conseqüência de vários debates o conceito de jogo educativo surge ao relacionar o jogo com a aprendizagem. O significado de jogo na educação refere-se as idéias de que: 
R: I A ação pedagógica precisa atender as necessidades lúdicas da criança para que a a prendizagem seja significativa;
III A diferença entre brinquedo Educativo e pedagógico está na ação da criança sobre o material lúdico.
IV A ação pedagógica deve refletir-se no ambiente escolar sem se chocar com a ação voluntaria da criança.
7- O jogo é uma aquisição social, por isso:
R: I O professor é responsável pela mediação, oferecendo o brinquedo para que a criança o explore
III O professor tem função de coadjuvante nas brincadeiras, pois a mediação é feita, de fato, entre as crianças.
8 – Segundo Piaget, a criança é capaz de construir conhecimentos pela interação com o meio, ou seja, a criança é ativa no processo de aprendizagem. Isso significa que:
R: I O ambiente propicio a brincadeira influencia o desenvolvimento de habilidades cognitivas pela criança;
II Por meio da brincadeira, a criança compreende outros sistemas simbológicos, como a escrita.
IV O que caractreriza a da ação da criança e, assim, ela pode desenvolver sua iniciativa, organizando e escolhendo a brincadeira.
9 – Segundo Brougere um brinquedo pode ser produzido deve basear-se no interesse de um tripé formando pela criança, pelo adulto e pelo fabricante.
R: II a principal preocupação é a econômica relativa as vantagens que o fabricante pode levar na venda do produto.
III – dá se a importância ao valor que os pais podem dispor na compra dos brinquedos para torna-lo economicamente viável.
10 – Após muito estudos podemos concluir que o jogo é produto das diversas interações sociais concretas que acontece no cotidiano de uma determinada sociedade assim entre as alternativas a seguir qual delas não se relaciona corretamente com essa idéia.
R: A cultura lúdica é rica complexa e diversificada e deve ser considerada como produto exclusivo das relações infantis.
11 – Para Dewey o conhecimento tem por objetivo o uso pratico na vida social a criança aprende fazendo. Nesse sentido a importância do brincar é vista como:
R: O valor das brincadeiras está em ensinar as crianças sobre o mundo onde vivem.
12- O espaço destinado à brinquedoteca deve ser organizado de forma a facilitar o acesso das crianças aos objetos e assim torna-lo um local:
R: Que oportunize a experimentação e exploração para ampliar as aprendizagens.
13-Para a criança a brincadeira é uma atividade que possui significado social.Isso quer dizer que brincar é:
R: II A representação da realidade recriada
IV Uma aprendizagem social
14- A criança coproduz sua cultura lúdica que é diversificada conforme os indivíduos o sexo a idade o meio social. Do ponto de vista das teoria antropossociológicas explicativas do brincar tal pensamento nos remete à seguinte compreensão:
R: Alguns elementos parecem ter uma incidência especial sobre a cultura lúdica como os meios de comunicação.
15- A manipulação de objetos facilita a aprendizagem e esse conceito remete a uma prática cada vez maior do uso de objetos para explicar conteúdos escolares A partir daí emergem dúvidas sobre o uso de objetos e brinquedos.
R: III Brinquedos poderiam servir como materiais pedagógicos, porém perdem a função de jogos
IV Brinquedos são suporte nas brincadeiras com busca de resultados
16- A brinquedoteca é um espaço no qual o professor pode fazer algo interessante ou ñ dependendo de suas concepções e da maneira como ele arranja esse ambiente. Por isso na brinquedoteca a variedade de materiais e sua organização estão sempre:
R: I Disponíveis a manipulação e ao manuseio
II Relacionadas as condições de segurança 
III Possibilitando sua utilização autônoma 
IV Priorizando a aprendizagem por meio de brincadeiras dirigidas 
17- A brinquedoteca possui um acervo de jogos, brinquedos mas essencialmente é espaço de aprendizagem pela exploração. Isso significa que:
R; I Se ñ houver liberdade de ação da criança ñ estaremos atingindo o objetivo da brinquedoteca nem exercendo o papel de brinquedista.
III È um espaço para desenhar experimentar vivenciar jogar satisfazer enfim as necessidades de seus usuários
18- No contexto da vida urbana brincar e criar com materiais considerados”lixo” torna-se até contraditório diante de uma sociedade capitalista e consumista.A valorização...
Sobre os brinquedos artesanais confeccionados com sucata, pode-se dizer que:
R; I A criança é incentivada a dar valor ao prazer obtido em momentos lúdicos simples e ñ apenas aos materiais caros e sofisticados
II o ambiente com sucata proporciona a criança possibilidades de inventar e reinventar brincadeiras e brinquedos
III A criança percebe várias possibilidades de ação com os materiais e estabelece novas relações com o brinquedo 
20- São objetivos de uma brinquedoteca
 R; I Estimular capacidade concentração
 II Estimular a ação lúdica 
III Desenvolver o potencial cognitivo físico e socioemocional IV Possibilitar o acesso a uma grande quantidades de brinquedos V Aumentar as oportunidades de exploração para crianças
21- A mídia é responsável peça propagação de detrminados brinquedos que acabam se tornando um modismo dentro de determinadas sociedades e em momentos históricos específicos. Relacionados a esse assunto estão os jogos ou brinquedos sazonais
R; III Desaparecem e surgem do comércio conforme os acontecimentos de certo local
22- O brinquedo educativo tornou-se mais conhecido com a expansão da Educacão infantil especialmente a partir do século XX .Tambem.....o brinqued esta ssociado a
R; I conteúdos pedagógicos passando a ser visto como um objeto sério e ´n apenas um entretenimento infantil
II Um recurso que ensina desenvolve e educa como os que exigem a compreensão de operações matemática ou brinquedos de encaixe
DISCURSIVAS
1 - Pensando na existência dos brinquedos explique a evolução da construção deles e como eles eram confeccionados.
R: Ela não foi em seus primórdios invenção de fabricantes especializados. Nasceu nas oficinas de artesão de madeira, tecidos, fundidores de estanho e chumbo. A produção dos brinquedos não era a função de um único artesão mas de vários de acordo com as suas especialidades. Eles representavamum produto secundário dos artesãos só podiam fabricar aquilo que competia a seu ramo como forma de sobrevivência financeira. Esses artesãos produziam com sobra de matéria prima, alguma miniatura replica do objeto real.
2 – A criança ao manusear um objeto mesmo que ele não tenha referencia social. O que leva a escolha e a produção de um brinquedo. 
R: Um brinquedo para ser produzido deve basear-se nos interesses de um tripé formado pela criança pelo adulto e pelo fabricante. Os interesses desses três segmentos estão envolvidos no entanto, dificilmente observamos a opinião da criança prevalecer, geralmente o que acontece é que em primeiro lugar vem a preocupação econômica e comercial do fabricante e depois o valor que os pais podem pagar e em ultimo lugar vem o que as crianças querem, o que necessitam e podem aproveitar de acordo com o seu grau de desenvolvimento e criatividade.
3 – O profissional de educação infantil deve conhecer a relação entre o jogo e a possibilidade evolutiva da criança. Se a criança constrói sua cultura lúdica brincando como surge o brincar. A criança inserida em uma determinada cultura aprende a brincar? Fase da descoberta do objeto. 
R: Dos 4 aos 8 meses de idades o bebê começa demonstrar atenção a tudo aquilo que está ao alcance de suas mãos ou a tudo aquilo que é possível fazer com suas mãos. O jogo de curiosidade torna-se predominante e a criança vivencia as propriedades do objeto. É o efeito de suas ações sobre eles. Assim a criança qdo está diante de um objeto não familiar procura descobrir como ele é e como funciona e o que se pode fazer com ele. A brincadeira de esconder e achar nos seus aspectos cognitivos mostra a evolução do relacionamento da criança com o objeto. O reconhecimento do não eu é o mesmo tempo realidade física e objetivamente percebida e realidade emocional com estreita ligação entre inteligência e afetividade. Nessa fase a criança adquire conhecimento suficiente dos objetos usuais para integrá-los as atividades cotidianas. São significativos por meio de jogos simbólicos.
4 – A cultura lúdica origina-se do Latim... Explique cultura lúdica. É um conjunto de procedimentos que permite tornar o jogo possível, são esquemas que permitem a brincadeira. A criança adquire e constrói sua cultura lúdica brincando. Ela não está isolada da cultura geral. Outros elementos incide de uma maneira especial na cultura lúdica. Trata-se da cultura veiculada pela mídia que transmite conteúdo valores que modificam a própria cultura geral exemplo brinquedos, produtos relacionados a filmes de entretenimento infantil.
5 – Em uma escola X os professores acreditam que: jogos esportivos e jogos cooperativos. Explique a diferença entre os dois termos. 
R: Jogos esportivostrazem a tona a competição que tem sido adotada como uma regra em vários setores da vida social. Já os jogos cooperativos surgiram da preocupação dada competição e ao individualismo da sociedade moderna e apresentam uma estrutura alternativa diferente da qual os participantes jogam uns com os outros ao invés de uns contra os outros.
6- Qual a influencia do brinquedo no desenvolvimento da criança, qual a importância na formação.
R: Ao brincar com brinquedos ou objetos a criança coloca em pratica a imaginação, pois transforma o objeto em outras coisas, permitindo assim imitar a realidade, assim desenvolve a criatividade a linguagem a socialização o brinquedo funciona como um suporte da brincadeira. É importante na formação da criança pq trabalha o afeto a motricidade a linguagem a memória e outras funções cognitivas. Cria condições de aprendizagem significativas. 
7 –Qdo se pensa em jogos deve se levar em consideração... Qdo surgem os brinquedos, brincadeiras mantiveram vivos nos tempos atuais.
R: A principio os jogos não tinham distinção de idade para participar dos jogos e divertimentos coletivos. Gradativamente os jogos foram sendo transferidos para o universo infantil. Logo depois os jogos e as brincadeiras foram sendo realizados e organizados de acordo com a cultura, o meio social e a época. Antigamente os brinquedos eram produzidos artesanalmente matéria prima extraída da natureza. E eles se mantem vivos até hoje pq jogos brinquedos e brincadeiras são passados de geração em geração.
8 –Para as crianças tudo podem ser transformados em um brinquedo, podemos perceber isso qdo colocamos a disposição objetos que não são brinquedos... Qual a influencia do brinquedo no desenvolvimento da criança, qual a importância na formação dela?
R: Assim ao brincar co o objeto a criança permite fluir a imaginação transformando um objeto em outros. Elas desenvolvem a criatividade a expontaneidade e iniciativa. O brinquedo é importante pois estimula a representação a expressão de imagens que evocam aspectos de realidade, o brinquedo é suporte da brincadeira que a criança aprende agir numa esfera cognitiva.
9- A industrialização e a urbanização alteram o panorama das cidades eliminando os grandes espaços públicos elevando ao esquecimento ... Jogos tradicionais. Quais as brincadeiras mais comuns resgatadas nas escolas e qual importância desses resgates ?
R: brincadeiras de rodas pipas peão corda etc 
Resgatar tasi brincadeiras é muito importante suas técnicas e regras que são transmitidas pelos pais avõs. Aliados a isso vem o resgate da convivência, O brincar cria oportunidade para a criança experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobra as pessoas, os sentimentos e os acontecimentos ao seu redor. É o canal de expressão de diversas linguagens 
10 –Os jogos podem conter uma infinidade de características e por isso a possibilidade de serem classificados ... Conforme cada teórico os jogos foram classificados em tipos. Cite Três deles. A gradativa percepção de que manipulando objetos jogos facilitam aquisição de conceitos e assim auxiliam a tarefa docente proporcionou a construção de um sistema articulado de jogos para o desenvolvimento da atenção percepção e habilidades intelectuais e motora dos alunos. Podemos citas jogos para atividades motoras, jogos lógicos matemáticos, jogos para desenvolvimento da linguagem oral.
DISCURSIVAS DE JOGOS E BRINQUEDOS
1 – [...]. Portanto, levante as diferenças entre brinquedos pedagógico e não pedagógico.
R: Segundo Bougére o que caracteriza o brinquedo pedagógico (como letras do alfabeto impressas em cubos de madeira) pode ser utilizado para demonstrar um trenzinho, descaracterizando assim sua intenção pedagógica. E um trenzinho de brinquedo pode ser usado como instrumento de alfabetização a partir do momento em que a criança se interessa em ler o nome do seu fabricante na embalagem. Todo brinquedo pode ser educativo, dependendo das circunstancias, mas nem todo brinquedo pode ser pedagógico. Só podemos falar da diferença entre o brinquedo educativo e o brinquedo pedagógico quando relacionamos as diferenças de atitudes da criança em relação ao brinquedo.
2 – Em uma escola “X”, os professores acreditam que jogos esportivos e jogos cooperativos têm o [...].
R: Os jogos esportivos socializa a criança. Na faixa etária da Educação Infantil alguns jogos esportivos do mundo adultos pode ser adaptado ao mundo infantil como o futebol, basta utilizar regras mais simples e envolver a participação de todas as crianças dividindo toda a turma em duas equipes como se fosse um “grande futebol”, e utilizando uma bola e duas traves. Os jogos esportivos podem trazer a competição entre as crianças. Os jogos cooperativos apresenta uma estrutura alternativa diferente, na qual os participantes “jogam uns com os outros, ao invés de uns contra os outros”. Jogando cooperativamente tem-se a chance de considerar o outro como um parceiro, em vez de tê-lo como adversário. Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, preocupando-se pouco com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Dessa forma os jogos cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando.

Outros materiais