Buscar

AV AGOSTO 2014 CRECHE E ED. INFANTIL

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0350_AV_201304089657 (AG) » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: - RAFAELA LIMA
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 900./
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 23/08/2014 10:59:28 
	
	 1a Questão (Ref.: 201304145143)
	2a sem.: As políticas públicas nacionais para educação infantil
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Cite duas grandes mudanças que o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe em relação as punições anteriores que eram apresentadas ao jovem infrator.
		
	
Resposta: Houve grandes mudanças para a criança ou o adolescente infrator, uma das mudanças foi o que o regime fachado passou para semi-aberto ou aberto , as medidas de repreessão e punição também mudaram, com medidas socio-educativas e prestação de serviços a comunidade.
	
Gabarito: 
Em primeiro lugar propõem "medidas educativas e de proteção" no lugar das tradicionais medidas de repressão. 
Em segundo lugar o confinamento e a punição foram substituídos pela prestação de serviço à comunidade. Em ultimo caso deve haver internação em instituição educacional, a liberdade assistida e a semiliberdade são prioridades. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304152483)
	9a sem.: o cuidar e o educar
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Quais os principais personagens envolvidos no período da entrada da criança na creche? E quais os cuidados que devem ser lembrados durante esse período?
		
	
Resposta: O aluno claro , o responsável pela criança aquele que leva e busca a criança e o educador. A entrada do aluno terá que ser da melhor forma respeitando o seu tempo , suas individualidades , que o ambiente seja acolhedor para o bem-estar da criança e também que o aluno possa trazer algum brinquedo que ele goste. O professor também sempre estar em contato com os responsáveis para saber como ele se comporta em casa, sua personalidade, por isso deve ser feita a entrevista inicial quando a criança entra na escola a Amnese.
	
Gabarito: A criança, algum membro de sua família que esteja ajudando nesse processo e a própria professora de turma. Respeitar o tempo da criança de se adaptar ao novo ambiente, acolher tanto as angústias da criança como a de sua família e valorizar a vinda da criança paras a creche com certos brinquedos e objetos que favoreçam essa entrada da criança na creche. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304187091)
	1a sem.: CONCEITO DE INFÂNCIA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Atualmente, entendemos a criança em suas particularidades, diferentes dos adultos. Entretanto, alguns sentimentos ainda são mantidos em relação às crianças, no sentido de que elas são idealizadas, nutrindo alguns sentimentos: 
a) paparicação, com atitudes do adulto em infantilizá-la, tratando-a como pura, anjo, ingênua, frágil e dependente; 
b) moralização, quando o adulto se dirige à criança com um olhar punitivo, repressor. 
Os trechos das músicas a seguir expressam esses sentimentos: 
I. "Olha aí! / Ai o meu guri, olha aí! / Olha aí! / É o meu guri e ele chega! / Chega suado / E veloz do batente / Traz sempre um presente / Pra me encabular (...) / Chega no morro / Com carregamento / Pulseira, cimento / Relógio, pneu, gravador / Rezo até ele chegar / Cá no alto / Essa onda de assaltos / Tá um horror/ Eu consolo ele / Ele me consola / Boto ele no colo / Prá ele me ninar / De repente acordo / Olho pro lado / E o danado já foi trabalhar / Olha aí! / Olha aí! / Ai o meu guri, olha aí! / Olha aí! / É o meu guri e ele chega!" (Chico Buarque, 1982) 
II. "Menininha do meu coração / eu só quero você a três palmos do chão / Menininha não cresça mais não / fique pequenininha na minha canção (...) / Fique assim, meu amor, sem crescer / porque o mundo é ruim, / é ruim e você vai sofrer" (Vinícius de Moraes, 1972) 
III. "O vento forte seco e sujo em cantos de concreto / Parece musica urbana / E a matilha de crianças sujas no meio da rua - Música urbana" (Renato Russo, 1988) 
IV. "No sinal fechado / Ele vende chiclete / Capricha na flanela / E se chama Pelé / Pinta na janela / Batalha algum trocado / Aponta um canivete / E até / Zanza na sarjeta / (...) Fatura uma besteira / E tem as pernas tortas / E se chama Mané / Arromba uma porta / Faz ligação direta / Engata uma primeira / E até" (Chico Buarque, 1978) 
Em relação ao sentimento de "paparicação", assinale: 
		
	
	se somente os trechos I, II e IV estiverem corretos. 
	
	se somente os trechos I e II estiverem corretos. 
	
	se somente os trechos II, III e IV estiverem corretos.
	
	se somente os trechos I e III estiverem corretos. 
	
	se todos os trechos estiverem corretos. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304187877)
	2a sem.: Direitos da criança
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A vida começa antes do nascimento. No ventre da mãe, a criança já tem o direito de ser protegida e gerada com saúde e segurança. Devemos, portanto, efetivar políticas públicas que favoreçam o nascimento e o desenvolvimento harmonioso de todo ser. Assinale qual a situação abaixo que indica uma violação ao direito da criança. 
		
	
	Garantir uma alimentação saudável, equilibrada e variada.
	
	Dar prioridade ao atendimento da criança em hospitais públicos
	
	Fornecer declaração de nascimento, logo que a criança nasça
	
	Recusar atendimento médico com prioridade em postos de saúde e hospitais públicos
	
	Proporcionar creches e pré-escolas para todos os filhos dos trabalhadores
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304188209)
	3a sem.: FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na Educação Infantil, alguns aspectos, apontados pelas tendências atuais acerca do trabalho pedagógico com as crianças, são indissociáveis. Indique esses aspectos: 
		
	
	O aprender a brincar, a se comportar e a ler. 
	
	O cuidado, a educação e o brincar. 
	
	A educação, o ensino e a educação. 
	
	O ensino, a aprendizagem e atitudes de comportamento. 
	
	O cuidar, ler e escrever. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304187258)
	4a sem.: Recursos pedagógicos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um dos recursos pedagógicos de grande utilidade na creche são os jogos recreativos. Cabe ao professor selecionar e experimentar o material que prepara para trabalhar com a criança, de dois a três anos para produzir os desejos de jogar, recreando-se. Para tanto, o professor precisa de: 
		
	
	estar atento para que o material oferecido não se perca e nem se deteriore, e ainda, que a criança não se disperse e nem se suje;
	
	premiar a criança que apresenta melhor desempenho nas atividades propostas;
	
	planejar cada atividade, definir seus objetivos, o material e ainda refletir sobre o comportamento esperado da criança; 
	
	ser passivo, não participando da atividade das crianças, fornecendo somente o material para o jogo, dando-lhes as regras;
	
	separar a criança que não quiser participar das atividade com as outras crianças. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304272431)
	5a sem.: O brincar na educação infantil
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Por tudo que a brincadeira representa, compartilhamento, laços de amizade, diversão, convivência, etc - as ações a ela relacionadas requerem embasamento crítico e um maior conhecimento das diferentes realidades escolares. Portanto, a partir do parágrafo acima ESTÁ CORRETO AFIRMAR que: 
		
	
	brincar na Educação Infantil é um comportamento reconhecido como legitimo e necessário, que garantirá uma organização mental saudável.
	
	é fundamental que o professor tenha brincado na infância, pois quem não viveu momentos de ludicidade e trocas em grupo, não será capaz de organizar brincadeiras. 
	
	o essencial é possibilitar o direcionamento das brincadeiras dirigidas, com objetivos pré-definidos pelo educador.
	
	atravésda construção de regras coletivas, e da observação e registro de comportamentos relacionados, a cooperação e ao compartilhamento, é possível conversar com as crianças a respeito de temas como: educação moral e cidadania. 
	
	as atividades lúdicas, quando são oferecidas, devem estar associadas a prêmios, após uma atividade pedagógica concluída ou por um bom comportamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304272435)
	6a sem.: Os caminhos para elaboração de uma proposta pedagógica e as múltiplas linguagens
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os projetos pedagógicos na Educação Infantil devem corresponder à um currículo flexível, e podem apresentar temas extremamente diversificados, devendo respeitar as necessidades especificas das diferentes faixas etárias. Nesse sentido ESTÁ CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	devem oferecer liberdade de experimentações para que as crianças possam criar novas formas de expressão, contudo sempre a partir do controle e comando do adulto. 
	
	é importante oferecer modelos para cópias a serem seguidos. 
	
	podem ter durações diferenciadas, sendo possível pensar em projetos que durem um dia, uma semana, um mês ou talvez um ano. 
	
	a elaboração de testes constantemente permitirá medir os conhecimentos aprendidos.
	
	a participação das crianças deve ser restrita, pois na maioria das vezes, elas não entendem o que estão fazendo e nem o objetivo da atividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304141495)
	8a sem.: Educação Infantil: Aspectos Pedagógicos Fundamentais:
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O letramento deve ser pensado como uma atividade que exige que a criança seja inserida em um processo cultural, em que ela domine símbolos e instrumentos de nossa sociedade. Pensando nesse aspecto está INCORRETO afirmar: 
		
	
	A linguagem da criança é resultado de fatores orgânicos e sócio-culturais
	
	é importante haver uma superalfabetização e matematização de nossas crianças, pois elas devem ser preparadas para entrar na escola de ensino fundamental. 
	
	Pesquisas realizadas em diversos países demonstram que meninos e meninas que desde cedo escutam histórias lidas e/ou contadas por adultos, ou que brincam de ler e escrever adquirem um conhecimento sobre a linguagem escrita antes mesmo de estarem alfabetizadas
	
	Não precisamos temer atrasos hipotéticos em crianças que tenham brincado bastante durante o processo de aquisição da escrita
	
	o teatro faz parte da história da humanidade. Faz parte da nossa construção tanto quanto a leitura para um dia ler e inserir-nos na sociedade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304141506)
	10a sem.: Projeto Político Pedagógico: Aproximação com a Família e a Comunidade
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentre as atividades relacionadas nas opções, a mais indicada para convidar as famílias a estarem mais presentes no cotidiano dos centros de educação infantil é: 
		
	
	presença do responsável diariamente na primeira hora de aula
	
	visitas as casas das famílias da comunidade
	
	serviços de empréstimo de livros infantis ou jogos
	
	a entrevista inicial como exigência de matrícula 
	
	reuniões de planejamento didático
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes