Buscar

Apanhados das provas Discursivas de Filosofia (1) (2) 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursivas de Filosofia
De acordo com os conteúdos estudados sobre a linguagem, explique as diferenças entre a comunicação animal e a comunicação humana. ( PAG 9 e 10)
R: O ser humano pode ser definido como um ser que fala, uma vez que falar é uma característica própria dos seres humanos e os animais não falam. Segundo Aristóteles o ser humano é o único que possui linguagem, enquanto os animais se expressam através de sons. 
De acordo com os conteúdos estudados sobre os valores, a moral e a ética, responda. Na construção do sujeito moral qual a diferença entre moral heterônoma e a moral autônoma? R: Na moral heterônoma se age de determinada forma devido à pressão externa, como o medo do castigo, por exemplo. Já na moral autônoma o indivíduo se torna um sujeito ético, ou seja, se torna capaz de agir não apenas porque esta seguindo uma regra, mas porque refletiu sobre a mesma e esta consciente que deve seguir.
Considerando os meios de comunicação de massa, relate os aspectos positivos e negativos do uso da televisão.
R: A televisão quando utilizada com moderação pode ser um meio de comunicação de grande valia. Ela é utilizada para nos deixar informados em tempo real independentemente do local onde estamos e de onde surja a informação. 
Por outro lado a televisão pode ser algo perigoso fazendo com que a família se distancie uns dos outros, com isso ela acaba interferindo no meio familiar. Devemos usar a tecnologia como ferramenta e não como finalidade, segundo Cortella, 1999. Características da linguagem televisiva: a apresentação do conteúdo como espetáculo e a realidade transformada em simulacro; fragmentação da programação; o ritmo acelerado para prender a atenção, com isso as pessoas perderiam tempo em frente a televisão.Ponto positivo: a instantaneidade, ou seja, é possível apresentar os acontecimentos no tempo em que acontecem.
Como pode ser diferenciado o senso comum da ciência? Responda indicando, pelo menos, duas características próprias do senso comum e duas características próprias do pensamento científico. Explique cada uma delas.
R:Senso comum é a sabedoria popular ciência e a realidade comprovada . Ex:Senso comum... Manga faz mal com leite. Ex: Ciência... a manga com o leite não faz mal. Senso comum acreditar que a sexta feira 13 da azar...
Ciência... É comprovado que é apenas uma sexta feira comum
De acordo com o conteúdo estudado sobre ética, responda: É possível ser ético sem ser religioso? Justifique sua resposta. 
R: Sim é possível. É o que procura apontar a filosofia, que incorpora deus de outra maneira, não pela emoção ou procura do conforto mais pela lógica.
De acordo com o conteúdo estudado sobre a linguagem, as línguas existentes ( português, inglês, francês, etc.) são criações humanas ou sempre existiram, mesmo antes dos homens? Justifique.
R: São criações humanas. Porque possibilita que o homem seja um ser racional, um ser político, um ser construtor de coisas é sua capacidade primaria de criar símbolos.
De acordo com os conteúdos estudados sobre valores, moral e ética, responda: O ser humano nasce moral, imoral ou amoral? Justifique sua resposta.R: O ser humano nasce amoral, ou seja, sem nenhuma moral, mas aos poucos vai se apropriando da língua, dos costumes, da moral do seu grupo. Podemos, ainda, dizer que, enquanto a moral parte de um fato, que se torna norma e, portanto, se transforma em valor, a ética segue o caminho inverso. Se a moral esta ligada ao costume, ao hábito, podese dizer que ninguém nasce moral.
Elabore um texto dissertativo a partir dos dois imperativos éticos Kantianos: A – “Age de tal forma que a sua ação possa sempre valer como lei universal” Kant, 1980 p.129 adaptado. 
B – “Trate todo ser humano sempre com um fim em si mesmo e nunca como um meio” Kant, 1960 p.135 adaptado.
R: Para o filosofo alemão, é o dever de toda pessoa agir conforme gostaria que todos os seres humanos agissem também. É necessário tomar decisões como ato moral sem agredir ou afetar outras pessoas.
De acordo com os conteúdos estudados, explique o que é e como podemos diferenciar a moral da ética. R: Segundo explica Rios: A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver [...] claro, fundo e largo os valores, problematizálos, buscar sua consistência. É nesse sentido que ela não se confunde com a moral. [...] A moral, numa determinada sociedade, indica o comportamento que deve ser considerado bom e mau. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade presente nos valores (RIOS, 2001, p. 24)
De acordo com os conteúdos estudados, defina a moral e a ética e explique como podemos diferenciá-las. R: Podese definir a ética como uma reflexão filosófica sobre os fundamentos da moral. Já a moral, pode ser entendida como um conjunto de regras que visa a regular a vida social. Segundo explica Rios: A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver [...] claro, fundo e largo os valores, problematizálos, buscar sua consistência. É nesse sentido que ela não se confunde com a moral. [...] A moral, numa determinada sociedade, indica o comportamento que deve ser considerado bom e mau. A ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade presente nos valores (RIOS, 2001, p. 24)
Destaque a diferença entre juízo de valor e juízo de realidade. R: Dê um exemplo de cada. Juízos de realidade são feitos quando constatamos as coisas existentes. Por exemplo, quando afirmamos que esta apostila é do curso de Pedagogia ou quando se olha pela janela e afirmamos que parou de chover. Nesses casos, estamos fazendo constatações sobre o existente, estamos fazendo juízos de realidade. Mas, ao mesmo tempo em que fazemos juízos de realidade, podemos também fazer juízos de valor. Por exemplo, podemos dizer que esta apostila, além de ser do curso de Pedagogia, ela é muito interessante. Podemos olhar pela janela é afirmar que parou de chover e acrescentar que a rua molhada ficou mais bela (ARANHA; MARTINS, 2005)
Diferencie a ética da convicção da ética da responsabilidade, de Max Weber.R: Na ética da convicção, toda ação é alimentada na convicção aos princípios valorativos fundamentais da própria crença. O adepto age segundo sua convicção moral que é boa e, portanto, suas ações estão justificadas. Já os adeptos da ética da responsabilidade, sabem que não podem lavar as mãos às possíveis conseqüências dos seus atos e, dessa forma, devem assumir a responsabilidade por suas ações. 
Baseando-se no material abordado sobre globalização, disserte a respeito dos aspectos positivos e negativos da globalização da cultura. R: Do lado positivo, há hoje uma facilidade de se conhecer outras culturas, seja por meio do turismo; dos restaurantes que oferecem culinária de diversos países; dos filmes de diferentes origens – como os indianos, iranianos, argentinos, suecos, espanhóis, irlandeses e outros, que fogem do padrão do cinema comercial norte-americano –; da televisão por assinatura, que oferece programas de e sobre vários países, etnias, usos e costumes de locais e comunidades remotas; sem esquecer que tambémse editam livros de autores do mundo todo em todo o mundo. Do lado negativo, a conseqüência mais discutida é a possibilidade de que a cultura mundial seja homogeneizada, isto é, que haja o nivelamento de todos os produtos culturais, uma vez que seriam produzidos por um mesmo sistema técnico, para atender o mercado planetário (ARANHA; MARTINS, 2005, p. 87).

Outros materiais