Buscar

RELATORIO DE FISICA corrente eletrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Corrente Elétrica
L. Moro
Centro Universitário Uninter
Av. Gov. Santos Neves, 1177 - Centro, Linhares - ES, 29900-393
e-mail:lucineimoro@gmail.com
Resumo.A corrente elétrica que percorre um circuito elétrico depende, principalmente, de dois importantes fatores: a femℰ aplicada ao circuito e a resistência elétrica inserida no circuito, de forma que quanto maior a femℰ maior a capacidade de a corrente elétrica flui, e quanto maior a resistência elétrica inserida em um circuito, menor é a capacidade de a corrente elétrica fluir neste circuito.
Palavras chave: (Corente elétrica , resistência, diferença de potencial)
�
�
Introdução
Os circuitos elétricos podem estar dispostos de algumas maneiras diferentes. Eles podem ser ligados em série, paralelo ou de forma mista onde é relacionado as duas formas anteriores.
Quando elementos de um circuito elétrico, neste caso resistores, são ligados em série a corrente elétrica a diferença de potencial sobre eles possuem um comportamento diferente de quando são ligados em paralelo e vice e versa.
Estes comportamentos podem ser analisados a seguir.
Procedimento Experimental
Para a realização deste experimento foram considerados três circuitos: um resistor simples de 100 Ω (circuito 1= C1), três resistores em série (circuito 2= C2, onde R1= 150 Ω, R2= 180 Ω e R3= 100 Ω) e um circuito misto (circuito 3= C3, onde R1= 1 Ω, R2= 1 K Ω, R3= 200 Ω e R4= 500 Ω), ambos foram ligados inicialmente a uma femℰ com tensão de 12 V e corrente contínua.
Ao realizar os testes os seguintes dados de corrente foram registrados:
	Circuito
	Corrente total
	C1
	0,120 A
	C2
	0,028 A
	C3
	0,095 A
Tabela 1: Correntes em tensão de 12 V
�
Análise e Resultados
Após realizar os primeiros experimentos, a ordem dos circuitos e dos resistores foi mantida, 
porém, a tensão da femℰ foi alterada para 20 V, mantendo-se a corrente contínua.
Agora, com uma nova tensão gerada pela femℰ, novos dados foram registrados e anotados na tabela a seguir:
	Correntes de entrada e saída
	Resistor
	Corrente de entrada
	Corrente de saída
	Circuito 1
	100 Ω
	0,200 A
	0,200 A
	Circuito 2
	150 Ω
	0,047 A
	0,047 A
	180 Ω
	0,047 A
	0,047 A
	100 Ω
	0,047 A
	0,047 A
	Circuito 2
	1 Ω
	0,159 A
	0,159 A
	1 k Ω
	0,020 A
	0,020 A
	200 Ω
	0,099 A
	0,099 A
	500 Ω
	0,040 A
	0,040 A
Tabela 2: Correntes de entrada e saída em tensão de 20 V
�De acordo com os dados obtidos, é possível perceber que em circuitos ligados em série a corrente elétrica é sempre a mesma em todos os resistores, mas, a diferença de potencial em cada resistor varia de acordo com a resistência elétrica de cada um. Já em circuitos ligados em paralelo acontece o inverso, onde, a diferença de potencial é a mesma em todos os resistores e a corrente elétrica é diferente e depende do valor da resistência elétrica de cada resistor.
É possível tratar um circuito que contém associação de vários resistores como um circuito composto por apenas um resistor. Isso é possível devido a resistência equivalente que, em circuitos em série é dada pela soma de todos os resistores do circuito e em circuitos em paralelo é dada pela soma do inverso de todos os resistores do circuito. Dessa forma temos:
Resistência equivalente em circuitos em série:
Req= R1+R2+R3+...+Rn
Resistência equivalente em circuitos em paralelo:
1/Req= 1/R1+1/R2+1/R3+...+1/Rn
�
Podemos ainda, fazer uma analogia entre a corrente elétrica e um sistema hidráulico sendo que, o fio seria como o tubo, o resistor (resistência elétrica) seria como o registro e acorrente elétrica seria como a água fluindo. Sendo assim um fio de espessura maior tem capacidade de transportar uma corrente elétrica maior e o resistor, assim como o registro, tem a capacidade de reduzir ou aumentar o fluxo de corrente elétrica a depender do valor de sua resistência elétrica, dessa forma, um valor de resistência maior, impede a passagem de corrente elétrica enquanto uma resistência menor libera a passagem de corrente elétrica e, portanto, o fluxo de corrente elétrica é maior.
Em condutores sólidos a corrente elétrica é do tipo real ou eletrônico que é o movimento dos elétrons do pólo negativo para o pólo positivo, mas, para análise de correntes elétricas utilizamos o sentido convencional onde a corrente elétrica possui o mesmo sentido do campo elétrico no interior do condutor que vai do pólo positivo para o pólo negativo.
Conclusão
Em circuitos elétricos ligados em série a corrente elétrica será sempre a mesma em todos os elementos do circuito, porém, a tensão será distinta em cada elemento, já nos circuitos em paralelo, a tensão é sempre a mesma em todos os elementos do circuito e a corrente elétrica é diferente em cada um.
Deste modo, em equipamentos eletrônicos, os circuitos em série são largamente utilizados, já que a tensão de alimentação de muitos componentes é muito baixa e nem sempre é necessário que os elementos possuam a mesma tensão, porém, em circuitos elétricos residenciais, prediais e industriais para que seja possível alimentar vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo, é necessário que estes estejam ligados em paralelo para que, dessa forma, todos possuam a mesma tensão de alimentação e apenas a corrente elétrica seja diferente em cada um.
Referências
Sears e Zemansky, física III: Eletromagnetismo, Pearson, São Paulo, 2009.
_1574757677.unknown
_1574757537.unknown

Outros materiais