Buscar

RELATORIO DE FISICA circuitos em serie e paralelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Circuitos elétricos em série e paralelo
L. Moro
Centro Universitário Uninter
Av. Gov. Santos Neves, 1177 - Centro, Linhares - ES, 29900-393
e-mail:lucineimoro@gmail.com
Resumo. Circuitos elétricos ligados em série ou em paralelo possuem cada um suas vantagens, desvantagens e particularidades. É necessária, no momento da aplicação destes circuitos, uma análise mais detalhada acerca da finalidade da aplicação, qual o resultado que se deseja obter ao relacionar os elementos em um circuito elétrico, para que se possa realizar uma associação de circuito elétrico mais adequada e que atinja o objetivo esperado.
Palavras chave: (Circuito elétrico, série, paralelo)
�
�
Introdução
Os circuitos elétricos podem ser associados em duas formas básicas: em série ou em paralelo. Uma terceira forma seria a utilização do circuito misto que é a utilização dos dois tipos em conjunto.
Nestes experimentos, podemos analisar com mais clareza quais as relações existentes entre circuitos ligados em série e m paralelo.
Procedimento Experimental
Neste experimento, utilizamos cinco resistores ligados em série e, posteriormente, em paralelo ligados a uma fonte de tensão de 12 V e corrente contínua. Os resistores possuíam os seguintes valores de resistência: R1= 100 Ω, R2= 200 Ω, R3= 200 Ω, R4= 2 KΩ e R5= 2 KΩ.
Análise e Resultados
O primeiro a ser feito as medições de tensão e corrente foi o circuito e série e os resultados são apresentados na tabela abaixo.
	Resistor
	Tensão (V)
	Corrente (A)
	R1
	0,267
	0,003
	R2
	0,534
	0,003
	R3
	0,533
	0,003
	R4
	5,328
	0,003
	R5
	5,339
	0,003
Tabela 1: relação entre tensão e corrente elétrica em circuito série
�Como é possível perceber a partir dos dados coletados, em um circuito ligado em série, a corrente é a mesma independente do valor da resistência elétrica que cada resistor possua, porém, neste caso a queda de tensão em cada resistor é diferente.
O segundo experimento a ser realizado, foi utilizando os mesmos resistores, mas, agora ligados em paralelo e dados seguem abaixo.
	Resistor
	Tensão (V)
	Corrente (A)
	R1
	12
	0,12
	R2
	12
	0,06
	R3
	12
	0,06
	R4
	12
	0,006
	R5
	12
	0,006
Tabela 2: relação entre tensão e corrente elétrica em circuito paralelo
Neste caso é possível observar o contrário do caso anterior, agora a corrente elétrica é diferente em cada resistor, pois, depende não da resistência equivalente, mas, sim do valor de resistência de cada resistor, e a tensão é igual em todos eles independente do valor de suas resistências.
Outros dois experimentos práticos foram realizados utilizando agora, três lâmpadas led de 60 Watts de potência cada, ligadas a uma tensão de 50 V.
No terceiro experimento, foram ligadas as três lâmpadas em série e observado que acendem com baixa luminosidade e, ao retirar qualquer lâmpada do circuito mantendo a fonte ligada, todas as outras também se desligam devido estarem ligadas em série e do circuito depender do funcionamento de todas as lâmpadas para que a corrente elétrica possa circular.
E, por último, as lâmpadas foram ligadas a mesma fonte, porém, desta vez, em paralelo. Desta vez, todas as lâmpadas apresentaram uma luminosidade maior que o experimento anterior e, ao retirar qualquer uma das lâmpadas, as outras restantes ainda permaneceram acesas. Isso ocorre devido a formatação do circuito em paralelo, que permite que a tensão seja a mesma em cada uma e faz com que a corrente flua de forma independente em cada lâmpada.
Conclusão
Existe uma diferença básica entre circuitos elétricos ligados em série e em paralelo. 
Circuitos elétricos em série, a corrente elétrica em todos os componentes do circuito é a mesma, independente do valor de suas resistências individuais e possuem uma queda de tensão diferente em cada elemento do circuito a depender do valor de sua resistência. Sendo assim, se um dos elementos participantes do circuito vier a falhar, queimar ou desconectar, todos os outros para de funcionar, cessando a corrente elétrica que percorria o circuito. Devido a esta característica e sua queda de tensão em cada elemento, este tipo de circuito é largamente utilizado em equipamentos eletrônicos. 
Os circuitos elétricos em paralelo possuem um funcionamento diferente. Nesta configuração, a tensão permanece constante em cada elemento participante do circuito independente do valor de sua resistência elétrica, mas, agora a corrente elétrica é diferente em cada elemento a depender do valor de sua resistência. Deste modo, se um dos componentes vier a falhar, o restante do circuito continua em perfeito funcionamento. Por estas características, este tipo de circuito é largamente utilizado em instalações elétricas de residências, prédios e indústrias. 
Referências
Sears e Zemansky, física III: Eletromagnetismo, Pearson, São Paulo, 2009.
_1574778166.unknown

Outros materiais