Buscar

AV AGOSTO 2014 ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0547_AV_201304089657 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: RAFAELA LIMA
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 900.
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 23/08/2014 12:59:00 
	
	 1a Questão (Ref.: 201304171257)
	5a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Carlos vai para a escola para brincar... Essa foi a conclusão que a família chegou quando viu os trabalhos com jornais trazidos como portfólio no 2º bimestre. Carlos tem 5 anos de idade e está aprendendo a ler e escrever de forma lúdica com um projeto chamado: Jornal e Mural Com essas brincadeiras, Carlos já aprendeu sobre as sessões que formam um jornal, aprendeu a diferenciar o editorial da parte de classificados e até montou um classificado no mural da sala com seus colegas. A qual método de alfabetização a professora se refere quando planeja as suas aulas com diferentes portadores textuais que fazem parte do contexto sociocultural da criança? Cite-o e explique sua principal premissa. 
		
	
Resposta: Ela trabalha com o método construtivista , onde a criança aprende pela necessidade de se comunicar , esse método é baseado pelo o que a criança traz consigo , a cultura na qual está inserida o seu papel na sociedade, essa criança irá aprender através de um jornal , uma receita culinária , um bilhete escrito para a mãe , placas , rótulos de embalagens , através de uma musíca ,por isso é importante trabalhar com a diversidade textual.
	
Gabarito: A professora está trabalhando a alfabetização e as práticas de leitura, escrita e oralidade de acordo com o Letramento contextualizado, que significa a utilização da leitura e da escrita no método de acordo com a função social que elas apresentam na sociedade. A principal premissa é aprender a ler lendo e lendo de acordo com a demanda que a sociedade apresenta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304148100)
	6a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Em um contexto de letramento, acredita-se que alfabetização e letramento são processos distintos, mas interdependentes e indissociáveis. Assim, considerando a inserção do aluno no mundo letrado, é importante alfabetizar letrando. Por que é importante trabalhar o texto com crianças não-alfabetizadas? 
		
	
Resposta: É importante trabalhar com diversos tipos de textos , pois as crianças começaram aprender com praticas do dia-dia com um classificado de jornal , um bilhete para a mãe , em um cartaz por isso é sempre bom contar estórias para as crianças desde cedo. Assim a aprendizagem não será uma obrigação e sim um desejo.
	
Gabarito: Pode-se levar a criança a compreender a diferença entre a escrita alfabética e outras formas gráficas. É possível desenvolver a consciência fonológica da criança, ou seja, a criança percebe a estrutura sonora da linguagem, como os fonemas que constituem a língua e os sons que constituem as palavras. Desenvolvem-se aspectos acústicos da fala como o ritmo, a entonação, etc. importantes para a escrita. O professor pode, também, trabalhar a oralidade do aluno, pois isso permite que a criança adquira certas habilidades, antes de ter sido alfabetizada, tais como: a habilidade de expressão, já que ele organiza seu pensamento antes de falar; a habilidade de produzir textos, ainda que na forma oral; a habilidade de consciência fonológica e dos aspectos prosódicos do texto. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304170407)
	1a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No Brasil há uma interessante estatística sobre o número de pessoas alfabetizadas e de pessoas com baixo grau de alfabetização. De acordo com o INAF em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas plenamente era de 25% da população. Das características abaixo quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno? 
		
	
	Passaram muitos anos na escola, mas não foram capazes de aprender a ler e escrever produzindo sínteses, inferências, conclusões e críticas. 
	
	Apenas localizam informações em textos curtos, leem e escrevem e sabem manejar o sistema monetário.
	
	Resolvem pequenas operações com a matemática e tem conhecimento sobre o sistema monetário, mas não conseguem escrever um texto com autoria porque esta capacidade está mais relacionada com o nível de letramento. 
	
	O alfabetismo pleno tem relação apenas com a capacidade de escrever corretamente utilizando a gramática normativa e compreendendo muito bem a estruturação sintática dos textos. É tão complexa que poucas pessoas apresentam esse nível. 
	
	Lêem e escrevem sem restrições e conseguem também fazer operações matemáticas, compreende e utiliza o sistema monetário e ainda, sintetizar, interpretar, extrair informações entre outras capacidades relacionadas à compreensão do texto. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304340087)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários? 
		
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional. 
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
	
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa, a cultura europeia e a religião protestante.
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304170418)
	3a sem.: MÉTODO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Observe a descrição da Lição: 
O DEDO 
Da,  De,  Di,  Do,  Du 
Agora crianças, vamos formar palavras juntando os pedacinhos lidos. Da + do = Dado 
De + do = Dedo 
Di + do = Dido 
Do + do = Dodô 
Du + du = Dudu.
O mecanismo utilizado para a produção escrita faz parte da metodologia de qual método? 
		
	
	Analítico 
	
	Sintético 
	
	Psicolinguístico 
	
	Misto 
	
	Letramento 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304143176)
	4a sem.: MÉTODO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se: 
		
	
	o estabelecimento de projeto de ensino controlado em etapas para a prática pedagógica construída no dia a dia. 
	
	o uso de método mecanicista de treinamento da escrita para a construção do saber do professor; 
	
	a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende; 
	
	uma visão reduzida e inflexível no que diz respeito ao tempo do aluno. 
	
	a mudança de concepção de aluno, pois agora ele é compreendido como aquele que deve construir sozinho o seu percurso de escrita. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304142613)
	5a sem.: LEITURA
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta. 
		
	
	Ler e escrever sãohabilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização. 
	
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos. 
	
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante. 
	
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade. 
	
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304142630)
	6a sem.: LEITURA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Alguns órgãos de pesquisa utilizam escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Através das nomenclaturas utilizadas, é INCORRETO afirmar que um indivíduo que apresente nível de alfabetismo rudimentar é capaz de: 
		
	
	escrever um pequeno bilhete para transmitir uma informação. 
	
	localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta). 
	
	realizar a leitura e escrita de números simples.
	
	realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica. 
	
	leitura e compreensão de textos com média extensão e de fazer pequenas inferências. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304145059)
	8a sem.: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A educação infantil é palco de práticas de leitura e escrita mesmo que as crianças ainda não sejam alfabetizadas. Uma atividade desenvolvida com crianças não-alfabetizadas é aquela em que o professor atua como escriba. Qual das alternativas a seguir está INCORRETA no que se refere a essa atividade?
		
	
	O professor chama a atenção dos alunos para a coesão do texto, dando a noção do início, meio e fim de cada produção. 
	
	Aprende-se a importância de revisar o texto. 
	
	Os alunos vão criar um texto oralmente: não é preciso saber grafar as letras para organizar as ideias tal como se escreve.
	
	A criança tem dificuldade em compreender a organização da escrita em linhas e a separação das palavras.
	
	Trabalha-se o comportamento escritor e as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304170429)
	15a sem.: ESCRITA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Relacione ( C ) para características de alfabetização construtivista e ( E ) para concepções empirista/mecanicista. 
(__) Fica superada a visão da alfabetização como domínio de uma técnica. O processo passa a ser visto como uma aprendizagem conceitual. 
(__) O objetivo do processo é proporcionar oportunidades de uso da escrita, a fim de levar a criança à compreensão da estrutura da língua, entendida como um sistema de representação de linguagem. 
(__) A escrita é compreendida como codificação de um código oral. 
(__) A leitura é compreendida como sonorização dos sinais gráficos. Desta forma, primeiro se ensina a decodificação para depois, ensinar a construção do significado. 
(__) O domínio ortográfico é adicionado para uma fase posterior ao domínio alfabético. 
A ordem correta é. 
		
	
	E C E C E 
	
	C C E E C 
	
	E E C C E 
	
	E E E C C 
	
	C C C C E 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes