Buscar

PROTOCOLO HTTP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o nome do protocolo http?
HTTP é a sigla em língua inglesa de Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto), um protocolo da camada de Aplicação do modelo OSI utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores, a World Wide Web. Também transfere dados de hiper-mídia (imagens, sons e textos).
O protocolo HTTP faz a comunicação entre o cliente e o servidor através de mensagens. O cliente envia uma mensagem de requisição de um recurso e o servidor envia uma mensagem de resposta ao cliente com a solicitação.
 A maioria das pessoas ao navegar na internet não se dá conta do HTTP ou HTTPS que aparecem nos endereços dos sites, mas o que significa HTTP e HTTPS e para que serve? Isso é o que nós vamos ver agora de uma forma bem simplificada.
O HTTP abreviação de Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação entre cliente e servidor, nesta comunicação quem faz as solicitações (ou requisições) é o cliente HTTP conhecido também como user agent, que pode ser um browser, um robô (googlebot por exemplo), um script, ou qualquer outro programa que conheça e saiba como seguir o protocolo.
Quem atende estas solicitações é o servidor HTTP (ou servidor web), ou seja, quando você digita o endereço de um site em seu navegador web (Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari, etc) ele envia uma requisição ao servidor que responde ao cliente que a requisição teve sucesso e o recurso foi encontrado exibindo a página do site.
Quando surgiu esse protocolo?
Ele surgiu da necessidade de distribuir informações pela Internet e para que essa distribuição fosse possível foi necessário criar uma forma padronizada de comunicação entre os clientes e os servidores da Web e entendida por todos os computadores ligados à Internet. Com isso, o protocolo HTTP passou a ser utilizado para a comunicação entre computadores na Internet e a especificar como seriam realizadas as transacções entre clientes e servidores, através do uso de regras básicas.
Como funciona?
Um sistema de comunicação em rede possui diversos protocolos que trabalham em conjunto para o fornecimento de serviços. Para que o protocolo HTTP consiga transferir seus dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP e IP (Internet Protocol, Protocolo de Internet) tornem possível a conexão entre clientes e servidores através de sockets TCP/IP.
Um programa requisitante (cliente) estabelece uma conexão com um outro programa receptor (servidor) e envia-lhe uma requisição, contendo a URI, a versão do protocolo, uma mensagem MIME (padrão utilizado para codificar dados em formato de textos ASCII para serem transmitidos pela Internet) contendo os modificadores da requisição, informações sobre o cliente e, possivelmente, o conteúdo no corpo da mensagem.
O servidor responde com uma linha de status (status line) incluindo sua versão de protocolo e um código de operação bem sucedida ou um código de erro, seguido pelas informações do servidor, metainformações da entidade e possível conteúdo no corpo da mensagem. Após o envio da resposta pelo servidor, encerra-se a conexão estabelecida.

Outros materiais

Outros materiais