Buscar

PROTOCOLO RDP+P2P

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RDP
 
Nome do Protocolo
Remote Desktop Protocol 
 
Quando Surgiu
O RDP surgiu como um protocolo para administração remota dos servidores Windows, mas foi logo expandido e transformado em um protocolo de acesso remoto, dando origem ao Windows Terminal Services (WTS), que permite que vários usuários se conectem simultaneamente à mesma máquina Windows de forma a usar o sistema e rodar aplicativos. Todo o processamento é feito no servidor, permitindo que ele seja usado mesmo em máquinas antigas ou em terminais burros, com pouco poder de processamento.
 
Como e onde é utilizado
é um protocolo multi-canal que permite que um usuário conecte a um computador rodando o Microsoft Terminal Services. Existem clientes para a maioria das versões do Windows, e outros sistemas operacionais como o Linux. O servidor escuta por padrão a porta TCP 3389.
Além da baixa utilização da rede, o algoritmo de compressão do RDP também consome menos recursos do servidor, o que permite o uso de mais terminais simultaneamente. De uma forma geral, um servidor equipado com um processador Core 2 Duo, Athlon X2 ou superior e 2 GB de memória RAM, pode atender 50 clientes simultâneos rodando aplicativos leves, ou de 15 a 25 clientes simultâneos rodando aplicativos mais pesados.
 
 
 
 
 
P2P
 
Nome do Protocolo
P2P (do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par)
 
Quando Surgiu
Mas foi na década de 90 que as redes P2P surgiram com toda a força, principalmente com softwares de troca de arquivos como o Napster e o Gnutella, nesse tipo de redes cada nó é conhecido como peer e estes podem atuar tanto como cliente como servidor, isso faz com que a tanto a informação quanto recursos da rede possam ser disponibilizados de forma distribuída, sem depender tanto de uma visão global. Outras características importantes de uma rede P2P é a comunicação direta entre os peers, a autonomia que cada peer possui na rede, e a escalabilidade, quanto mais peers mais a distribuição da informação se torna eficiente e mais rica em recursos é a rede.
Como e onde é utilizado
O termo é utilizado em diferentes tecnologias que adotam um modelo conceptual peer-to-peer (em Portugal, conhecido como par-a-par), tal como o protocolo NNTP (para Usenet News), SMTP (para envio de mensagens eletrônicas - e-mail), e sistemas de troca de mensagens instantâneas (ICQ, MSN). Porém, o termo tornou-se popular com o surgimento de aplicações de compartilhamento de arquivo, em outras palavras, programas que possibilitam a distribuição de arquivos em rede, permitindo o acesso de qualquer usuário dessa rede a este recurso. Outros tipos de recursos podem ser compartilhados em redes Par-a-Par, tal como capacidade de processamento de máquinas, espaço de armazenamento de arquivos, serviços de programas (software, em inglês) - analogamente aos Web Services, entre outros.

Outros materiais