Buscar

Saúde Ambiental

Prévia do material em texto

Enfermagem em Saúde Ambiental
1. - A preocupação mundial com a preservação da vida tem provocado várias reuniões mundiais para se tentar propor medidas em termos globais. Uma delas reuniu representantes de grande parte dos países do mundo e nela foi elaborada a Agenda-21, definida como um plano de ação global para o século XXI. Essa reunião ficou conhecida como
R: Eco-92
2. - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo) realizada em 1972, levantou à necessidade de se estabelecer princípios que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano. 
Analise as afirmativas abaixo sobre estes princípios:
I - O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
II - Os recursos naturais da terra, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
III - O desenvolvimento econômico e social é indispensável para assegurar ao homem um ambiente de vida e trabalho favorável e para criar na terra as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
Estão corretas as AFIRMATIVAS:
R: I, II, III
3. - De acordo com a Lei n° 6.938 de 31/08/1981, o meio ambiente deve ser entendido como:
R: Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
4. - O principal resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi:
R: a Agenda 21 que é um novo modelo para o desenvolvimento que possa modificar os padrões de consumo e de produção, buscando reduzir as pressões ambientais e atendendo as necessidades básicas das populações humanas.
5. - O Conceito de meio ambiente compreende três aspectos, sendo eles:
R: natural; artificial e cultural.
6. - O ___________ em sua prática, principalmente dentro da Estratégia de Saúde da Família, de acordo com a atual Política do Ministério da Saúde, poderá atuar promovendo a saúde da população assistida.
R: Enfermeiro.
7. - A Saúde Ambiental:
R: Compreende aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que são determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.
8. - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no principio 1:
R: O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade, tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
2.1 - De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
R: a alteração adversa das características do meio ambiente.
2.2 - A Política Nacional do Meio Ambiente visará, exceto
R: À compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a degradação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
2.3 - Para fins da Política Nacional de Meio Ambiente, não se encaixa na definição de poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente
R: atuem na evolução ou diversificação da biota
2.4 - Para mudar os fatores relativos aos hospedeiros, aos agentes ou aos ambientes, realiza-se:
R: Avaliação de risco.
2.5 - Compreendemos que o ____________ é produzido por processos ecológicos conduzidos pela sociedade por meio das tecnologias e técnicas com as quais os humanos interagem com a natureza.
R: ambiente
2.6 - Diante de tantas mudanças ambientais ocorridas no mundo e no Brasil, tornou-se necessário que o país também tivesse uma política que tratasse das questões relacionadas com o meio ambiente, desta maneira em 1981 temos a criação da:
R: Política Nacional do Meio Ambiente
2.7 - São fatores de risco à saúde, EXCETO:
R: ambiente bem ventilado
2.8 - São considerados fatores de risco ambientais não biológicos: os desastres naturais e
R: acidente com substâncias químicas.
3.1 - Em relação aos ecossistemas, no Brasil, podemos AFIRMAR:
R: A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta e possui características de vários ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e cerrado.
3.2 - A _________ é a concentração de substâncias não-biodegradáveis ao longo da cadeia alimentar.
R: magnitude trófica
3.3 - Dentre as opções abaixo aquela que representa o modelo que explica existir múltiplas explicações para o processo saúde/doença é:
R: Abordagem sistêmica da saúde.
3.4 - O ecossistema é um sistema composto pelos seres e o local onde eles vivem e de todas as relações destes com o meio e entre si. É exemplo de meio abiótico:
R: Temperatura.
3.5 - A teia alimentar refere-se:
R: ao fluxo da matéria no ecossistema, por numerosos caminhos opcionais que se cruzam.
3.6 - O papel ecológico que uma espécie desempenha numa comunidade refere-se:
R: Nicho ecológico.
3.7 - O ecossistema é um sistema composto por: 
R: Meio biótico e meio abiótico.
3.8 - Identifique, dentre as opções abaixo, qual o modelo que representa a doença em uma sequência de eventos:
R: Cadeia de eventos.
4.1 - Podemos encontrar susceptibilidades diferentes em cada indivíduo. Várias características se referem ao estado fisiológico, EXCETO:
R: Meio Ambiente.
4.2 - São doenças veiculadas à precariedade do ambiente doméstico
R: tuberculose e doenças do aparelho gastrointestinal
4.3 - Quanto maior a ____________ maior a capacidade do microorganismo causar doenças graves ou fatais.
R: virulência.
4.4 - Os componentes físicos do ambiente,são:
R: clima; hidrografia, topografia e o solo.
4.5 - Quem hospeda e elimina o agente?
R: Fonte de infecção
4.6 - Com relação às doenças ligadas a precariedade do ambiente domésticos a tuberculose está relacionada a:
R: superlotação
4.7 - A enfermeira que percebeu a importância de valorizar as condições do paciente e do meio ambiente foi:
R: Florence Nightingale
4.8 - Dona Lúcia mora em Duque de Caxias e tem família em Recife. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema; contaminou-se com Entamoeba hystolytica causador da amebíase. Sua família em Recife se defende da escassez de água na região e utiliza água de um poço raso no seu quintal e despejam seus dejetos numa vala aberta, a poucos metros da casa. As medidas de controle que você como enfermeira recomendaria a Dona Lúcia são? I - Deixar de visitar seus familiares em Recife, pois desta maneira não adoecerá mais. II - Lavar as mãos após uso do sanitário, lavagem cuidadosa dos vegetais com água potável e deixá-los em imersão em ácido acético ou vinagre, durante 15 minutos para eliminar os cistos. III - Evitar práticas sexuais que favoreçam o contato fecal-oral IV - Investigação dos contatos e da fonte de infecção, ou seja, exame coproscópico dos membros do grupo familiar e de outros contatos V - Incentivar Dona Lúcia a trazer seus familiares para morarem com ela, pois assim ela não se contaminará mais. VI - impedir a contaminação fecal da água e alimentos através de medidas de saneamento básico e do controle dos indivíduos que manipulam alimentos Estão corretas as medidas:
R: II, III, IV e VI.
5.1 - Várias invenções foram importantes para acelerar a mecanização das industriais, EXCETO:
R: computador de Graham Bell e Thomas Watson.
5.2 - Com relação a transição demografica podemos afirmar que: I - Na segunda etapa temos alta fertilidade e uma reduçãoda mortalidade. II - Na primeira etapa temos alta fertilidade e alta mortalidade. III - Na terceira etapa temos a redução da fertilidade e a mortalidade continua a subir. IV - Na quarta etapa temos o aumento da fertilidade e a mortalidade continua a subir em todos os grupos etário. Estão CORRETAS as afirmativas.
R: I e II.
5.3 - No Brasil, segundo dados do último censo demográfico (IBGE, 2000) - recenseamento geral da população - a faixa etária dos jovens abrange 40,5%, a dos adultos 50,6% e a dos idosos 8,9% do total da população brasileira. Nas últimas décadas, aumentou o percentual de idosos e de adultos e diminuiu a percentagem de jovens. Dessa forma, podemos dizer que o Brasil se encontra em um processo de transição de país jovem para maduro, denominado de "transição demográfica". Uma das características para a mudança no padrão demográfico que explicam esse processo de transição demográfica pelo qual passa o Brasil é descrita por:
R: aumento na expectativa de vida
5.4 - Com relação a primeira fase da Revolução Industrial é INCORRETO afirmar:
R: Descoberta de novas fontes energéticas, de eletricidade e de petróleo.
5.5 - Muitas pessoas não cumprem a terceira parte do ciclo da vida que é a:
R: reprodução
5.6 - Com a Revolução Industrial, várias foram as consequências econômicas, urbanas e trabalhistas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
R: Acelerado êxodo rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industriais como Londres e Paris.
5.7 - É CORRETO afirmar que "transição demográfica" refere-se ao:
R: elevado crescimento natural, situado entre dois estágios de pequeno crescimento demográfico.

Outros materiais