Buscar

O MITO DA CAVERNA metodologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Supervisionada - Metodologia Científica 
UNICARIOCA – Unidade Bento Ribeiro
Componentes: Andreza Martins 
Débora Oliveira
		
PROBLEMATIZAÇÃO:
1. Um mito ou uma lenda nunca é um simples relato de fatos. Tem o objetivo de transmitir uma ideia, explicar um fenômeno da natureza, a origem da vida ou caracterizar algum aspecto do comportamento humano. O que Platão quis transmitir com o relato desse mito?
RESPOSTA: Através desse mito ele relata como a ignorância, o desconhecido – chamado no texto de escuridão, pode obstruir o crescimento e o conhecimento, pois ficamos presos a falsa verdade, acreditando sempre que o mundo se resume a apenas ao que está a nossa volta. No momento em que saímos e nos libertamos dessa falsa verdade, sentimos a dor da luz intensa – no qual podemos chamar de saber, através dessa liberdade conhecemos o novo, a luz, o saber.
2. Por que as pessoas da caverna não acreditaram nas palavras do companheiro?
RESPOSTA: Pois estas ainda estavam presas a suas falsas ideias de que o mundo se resumia a sombra, por falta de conhecimento e de coragem de experimentar o novo, fazendo uma correlação ao mundo atual podemos ver o quanto ficamos presos a falsas ideias a nós imposta através da mídia, temos medo assim como os demais naquela caverna de conhecer o novo, de buscar o saber, assim temendo tudo o que pode mudar toda a nossa concepção de vida.
3. Em que situações do nosso cotidiano podemos agir como os homens da caverna?
RESPOSTA: A todo momento ficamos presos ao que a mídia nos fala, mesmo sabendo a manipulação do governo, sabendo que ali só está sendo dito o que convém, não buscamos a verdade propriamente dita, por medo de conhecer algo que não seremos capazes de lutar. Outro exemplo é quando nos limitamos aos nossos aparelhos celulares, e não socializamos da forma correta, somente através de redes sociais, quando na verdade estas redes nos tornam apenas antissociais. Tememos nos expor a todo momento, tememos conhecer o novo, nos relacionar além de telas, sermos pessoas de verdade e não mais apenas perfis virtuais.
4. As pessoas que só enxergam as sombras da realidade exterior têm uma visão bastante limitada da vida. O que elas consideram como verdade é apenas uma pequena parte de uma verdade maior.
		CONCLUSÃO: De fato somos levados a acreditar apenas no que nos convém, dificultando assim o aprendizado, com isso tornamos verdade aquilo que vemos, contudo se vemos apenas parte de uma verdade ou nem sequer a enxergamos a mentira se torna a nossa verdade aceita. Logo podemos concluir que para poder aprender é necessário enfrentar as nossas próprias barreiras e enxergar além do que nos é mostrado, salientar a nossa visão para expandir o nosso campo de conhecimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes