Buscar

Avaliação Objetiva da disciplina Estudos das Relações Étnicos-Raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina Estudos das Relações Étnicos-Raciais
Questão 1/10
Leia o seguinte extrato de texto:
“A prioridade conferida à educação, expressa a crença amplamente difundida segundo a qual, a escola cria oportunidades de mobilidade social. No caso brasileiro ela parece também refletir o otimismo da era desenvolvimentista”.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina sobre os fatores individuais relacionados com a mobilidade social, julgue as afirmativas a seguir:
I – O grau de escolaridade está relacionado à conquista de uma posição valorizada. (V)
II – O tamanho da família não influencia na mobilidade intergeracional. (F)
III – O casamento pode ensejar mobilidade vertical. (V)
IV – A gratificação adiada está relacionada com planos individuais de médio e longo prazo. (V)
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto:
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. (...) Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas.” 
Além de teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica na explicação das “raças”. Assinale a frase que contém uma ideia correspondente com o pensamento desta escola:
 
Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
Questão 3/10
Considere a seguinte citação:
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas)”.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, relacione os sistemas de estratificação com suas características:
(1) Escravidão
(2) Casta
(3) Estamentos
(4) Classes
(4) Corresponde ao período do capitalismo.
(3) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(1) O extrato superior é composto por aqueles indivíduos que são proprietários de outros indivíduos, que formam a força de trabalho.
(2) Relativo à pureza étnica.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“O foco Queer na heteronormatividade não equivale a uma defesa de sujeitos não-heterossexuais, pois ele é, antes de mais nada, definidor do empreendimento desconstrutivista dessa corrente teórica com relação à ordem social e os pressupostos que embasam toda uma visão de mundo, práticas e até mesmo uma epistemologia.”
Mesmo a noção de sexos (masculino e feminino) é socialmente construída e não um dado biológico neutro e verdadeiro por si só.
 Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“Aos 72 anos de idade, o marechal Lima da Silva via realizado seu desejo (...) ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família.”
Ao processo de mudança de um estrato social para outro ou de uma classe para outra damos o nome de...
Mobilidade social.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto:
“A reprodução assistida vai, então, ligar-se estreitamente a essas tentativas de flexibilizar a “rigidez dos limiares sociais” de evitar o torniquete do calendário de procriação.”
 
Em um primeiro momento o feminismo viu as tecnologias reprodutivas como a afirmação da naturalidade da maternidade como algo universal, criticando-as, e em um segundo momento  passou a reconhecer possíveis aspectos positivos nela.
Questão 7/10
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base da disciplina sobre as políticas afirmativas nos EUA, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F:
I.(F) A política de cotas esteve presente desde a independência americana graças à influência liberal em sua constituição.
II.(V) A política de cotas teve início nos EUA a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(V) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV.(V) As políticas afirmativas nos EUA foram influenciadas por medidas semelhantes adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ´rolha de poço`, ´azeitona no palito`, ´pau-de-sebo`, ´nanico`, ´crioulo doido`, ´quatro olhos`, ´surdinho`", ´ladinho`, ´cegueta`, ´mula manca` (...) estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os (...) de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância.”
Assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
 
Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
Questão 9/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Desde os primórdios do processo de desenvolvimento, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos”.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base da disciplina, relacione os autores clássicos da sociologia com suas respectivas explicações a respeito das desigualdades sociais:
1. Karl Marx
2. Max Weber
3. Émile Durkheim
(3) A divisão social do trabalho é vista como geradora das desigualdades sociais.
(1) A exploração econômica é o principal fator gerador de desigualdade.
(2) Uma combinação de fatores (renda, tipo de trabalho e grau de instrução) explicam as desigualdades sociais.
Questão 10/10
Leia os seguintes fragmentos de textos:
“Em setembro de 2006 a lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) finalmente entra em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada com um crime de menos potencial ofensivo”.
“O nome Promotoras Legais Populares é usado em diferentes países e significa mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação””.
As duas iniciativas, a lei Maria da Penha e o projeto Promotoras Legais Populares, são exemplos de enfrentamento ao machismo e de valorização dos direitos das mulheres. De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina sobre essas iniciativas, é correto afirmar: 
A Lei Maria da Penha e as Promotoras Legais são iniciativas que partem de pressupostos diferentes, mas são iniciativas complementares.

Outros materiais