Buscar

Considerando a organização do material genético

Prévia do material em texto

Considerando a organização do material genético, parede celular e a presença de organelas (revestidas por membranas ou não), quais as diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas? A que grupo pertence às bactérias e os fungos?
R: Os procariotos são estruturalmente mais simples e menores que os eucariotos. O DNA (material genético) dos procariotos é arranjado em um cromossomo simples e circular, não sendo circundado por uma membrana; o DNA dos eucariotos é encontrado em cromossomos múltiplos em um núcleo circundado por uma membrana. Procariotos não possuem organelas revestidas por membranas, as quais são estruturas celulares especializadas que possuem funções específicas, as bactérias pertencem ao grupo dos eucariotos, já os fungos pertencem ao grupo dos procariotos.
Ao observarmos as lâminas A e B provenientes de culturas microbianas desconhecidas utilizando um microscópio óptico, na lâmina A foi possível notar células arredondadas ou ovais com o aumento de 400X (objetiva 40X). Entretanto, na lâmina B apenas foi possível verificar com clareza pequenos grupos de células redondas e agregadas umas às outras com o uso da objetiva de 100X (aumento de 1000X). Qual lâmina provavelmente correspondia à células bacterianas e à células fúngicas, por quê?
R: A lâmina A e uma célula bacteriana ou um procarioto, pois ele é um cromossomo de arranjo de células arredondadas ou ovais, e a lâmina B são células fúngicas ou eucariotos, 
Diferentes espécies ou grupos bacterianos se apresentam de diferentes formas e arranjos. Tal morfologia é determinada pela hereditariedade, mas pode ser influenciada por diferentes condições ambientais. Estas características servem para identificação destes microrganismos influenciando a nomenclatura. Por exemplo: Staphylococcus sp. (Sthaphylo = arranjo de estafilo - cachos de uva; Coccus = forma de cocos – redondas). Desenhe as principais formas e arranjos bacterianos.
R: Diplococos: Tétrade: Bacilo isolado:
Estreptococos: 
 Sarcinas: Diplobacilos:
 Estreptobacilos:
 
Estafilococos: Cocobacilo:
Vibrião: Espirilos: Espiroqueta:
 
 
A cápsula bacteriana é uma forma de apresentação do glicocálice quando o mesmo está organizado e firmemente aderido à parede celular. Esta substância gelatinosa tem relação direta com a capacidade de causar doença de certas bactérias. Bacillus anthracis (causador de antraz), Streptococcus pneumoniae (causador de pneumonia) e Klebsiella pneumoniae (causador de pneumonia) perdem a capacidade de causar doenças quando não estão encapsulados. Explique a provável relação da cápsula destes microrganismos com a sua virulência.
R: As cápsulas frequentemente protegem as bactérias patogênicas da fagocitose pelas células do hospedeiro
Em um ambiente hospitalar o qual proporciona pressão seletiva para o surgimento de bactérias resistentes, uma bactéria que tenha desenvolvido uma mutação que confere resistência a um determinado antibiótico pode transferir esta característica para outras da mesma espécie ou não. Qual processo torna isso possível e qual a estrutura envolvida?
R: Sim, essa caracteristica podem ser trasferidas de uma celula oara a outra pela trasferencia de DNA entre as celulas com a ajuda do pili de conjugação.
A parede celular bacteriana dá forma às células, previne a ruptura e serve como ponto de ancoragem para os flagelos. A parede celular também tem relação com a virulência e pode ser o local de ação de alguns antibióticos. As diferenças na composição química desta estrutura possibilita a diferenciação entre dois principais grupos de bactérias, as Gram- positivas e as Gram-negativas. Quais as principais diferenças na composição da parede celular destes dois tipos de células? Qual deles oferece uma maior resistência mecânica e qual deles oferece uma maior resistência química? Explique.
R: A parede celular das Gram-positivas consiste em muitas camadas de peptideoglicana, formando uma estrutura espessa e rígida, oferecendo assim uma maior resistência mecânica, já as Gram-negativas consistem em uma ou poucas camadas de peptideoglicana e uma membrana externa oferecendo assim uma resistência química.
Visto que a parede celular é sítio de atuação de muitos antibióticos, assim como sua composição química influencia diretamente a capacidade de causar doença, é indiscutível a importância clínica da diferenciação das bactérias considerando as características da parede celular. A técnica laboratorial utilizada para classificar as bactérias quanto ao seu tipo de parede celular é denominada de Coloração de Gram. Quanto ao funcionamento desta técnica, preencha o quadro a seguir: 
Por que a coloração de Gram não pode ser utilizada para o diagnóstico de microbactérias (ex: Mycobacterium tuberculosis)? Explique o fundamento da técnica de coloração utilizada para o diagnóstico destas bactérias.
R: Por que essas bactérias contêm alta concentração de um lipídeo céreo hidrofóbico (ácido micólico) em sua parede que previne a entrada dos corantes, incluindo os utilizados na coloração de Gram.
A utilização de uma droga antimicrobiana para o tratamento de um processo infeccioso deve considerar a não toxicidade desta droga às células do hospedeiro. Neste sentido, a síntese da parede celular bacteriana é um importante alvo para estas drogas, por quê?
R: Por que a composição química da célula bacteriana (procarioto), da célula animal (eucarioto). 
Além de ser exposta por danos causados à parede celular, a membrana plasmática pode ser alvo direto de substâncias antimicrobianas. Tais substâncias incluem alguns álcoois e compostos de amônio quartenário usados como desinfetantes; assim como antibióticos (ex: polimixinas) que rompem os fosfolipídeos de membrana produzindo o vazamento do conteúdo intracelular e subsequente morte celular. Considerando a importância da membrana plasmática para a manutenção do metabolismo celular, quais suas principais funções nos procariotos?
R: Por possuírem enzimas que são capazes de catalisar as reações químicas que produzem a degradação de nutrientes e produzem o ATP. 
Normalmente a utilização de altas concentrações de sal ou açúcar pode ser utilizada para conservar os alimentos, por exemplo, carne salgada ou compotas de doces. Nestes processos a alta concentração de solutos (sal ou açúcar) inibe o crescimento de bactérias e, consequentemente, proporciona uma maior duração do alimento sem degradação microbiana. Considerando os fundamentos da osmose, o que poderia explicar este evento?
O material genético bacteriano não está associado a histonas (como em eucariotos) e está organizado em uma região chamada de nucleoide no citoplasma da célula. Ele se apresenta como um cromossomo circular único, composto por DNA de fita dupla, contínuo e que está ligado à membrana plasmática. Entretanto as bactérias contêm, frequentemente, elementos genéticos extracromossômicos denominados plasmídeos. Já que as bactérias não precisam dos plasmídeos para realizar suas funções principais de sobrevivência, quais os papéis relacionados a estas estruturas?
R: Eles podem transportar genes para a tolerância a mentais tóxicos, produção e toxinas e síntese de enzimas, além de poder ser transferidos de uma bactéria para outra. 
Os ribossomos são grânulos não membranosos presentes tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas. Eles são compostos por duas subunidades, cada uma formada por proteína e RNA ribossômico (rRNA). Em se tratando de procariotos, antibióticos como estreptomicina e gentamicina atuam na subunidade 30S, enquanto a eritromicina e clorafenicol atuam na subunidade 50S. Como estes antibióticosacometem a sobrevivência celular destas bactérias, qual a função comprometida? Por que tais antibióticos não prejudicam as funções dos ribossomos das células hospedeiras (eucarióticas)?
R: Interfere na síntese, por causa da diferença de ribossomos e densidade pode se dizer que eucariotos insubimidade bem maior 
Algumas bactérias Gram-positivas como as do gênero Clostridium e Bacillus produzem células especializadas de “repouso” chamadas de endosporos. Tais endosporos são células desidratadas altamente duráveis, com paredes espessas e camadas adicionais formadas dentro da membrana celular bacteriana. A alta resistência é uma característica favorável a estas bactérias, entretanto, do ponto de vista clínico e industrial pode ser considerada uma importante preocupação na vida humana. Justifique esta situação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes