Buscar

Perguntas das provas da primeira e segunda unidades de Anato I (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Perguntas das provas da primeira e segunda unidades de Anato I (que eu me lembre)
- Lembrando que eu não tenho absoluta certeza que essas serão as questões pra você também, porque agora fundiram essas 2 provas. Mas como nunca mudaram, não duvido nada que sejam...
Osteologia
• Na primeira questão, elas sempre colocam várias frases com um ______ pra você completar. Tipo: “A ciência que estuda o desenvolvimento do embrião é conhecida como _______” ou “A _______ é o estudo das articulações”.
• Lembra dessa imagem daí de cima, das primeiras aulas? Pois é, cai na prova. Agora tu tá aí arrependido de ter dormido ou faltado aula. Ela pergunta alguns planos dos Planos de Delimitação (dorsal, ventral, laterais direito e esquerdo, cranial e caudal) e Planos de Secção (sagital mediano, frontais e transversais) e as vezes ela pergunta qual o nome do conjunto dos planos, no caso, tem 2: Planos de Delimitação e Planos de Secção.
• Seguindo o modelo das questões lá do começo, ela vai fazer o mesmo esquema de completar o ________ com antimeria, metameria, paquimeria, e estratificação. E faz o mesmo com homologia, analogia, holotopia, sintopia, idiotopia e hostotopia, anomalia, monstruosidade, raridade e órgãos rudimentares. Costuma perguntar 1 ou 2 desses. Ela pergunta também sobre os termos indicativos de posição e direção (dorsal, cranial, caudal, lateral, ventral, rostral...).
• A melhor parte começa agora, ela começa a perguntar sobre a sindesmologia. Pra tu que não prestou atenção nas aulas e não sabe o que é isso, é a parte lá de junturas. Dessa vez ela vai perguntar os tipos de cartilagem, as fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose, as verdadeiras). E faz uma questão assim:
(1) Plana						( ) 
(2) Serreada						( ) 
(3) Escamosa						( ) 
(4) Folheada						( ) 
(5) Sindesmose 					( )
(6) Gonfose						( )
(7) Sincondrose					( ) 
(8) Sínfise						( ) 
Sendo que do lado direito vai ter um exemplo de cada tipo de juntura pra você relacionar com a coluna da esquerda. Ela vai pedir ou assim, ou vai pedir pra você dar um exemplo de cada.
• Depois ela vai fazer uma questão pra você marcar as letras que são verdadeiras, em relação ao que realmente existe na juntura sinovial. As 4 características constantes nela são: cápsula articular (aonde fica o líquido sinovial – ela pode perguntar as funções desse líquido), cavidade articular, superfície articular e cartilagem articular. Também pergunta o que são discos e meniscos, e os ligamentos intra e extra-articulares.
• As vezes ela pergunta sobre os movimentos que as junturas sinoviais executam. Adução, abdução, extensão, flexão, rotação e circundação. E depois pede pra diferenciar articulações mono-axiais, bi-axiais e tri-axiais, as vezes pede um exemplo de cada uma.
• No final ela pergunta os 5 tipos de juntura de acordo com a morfologia: plana, gínglimo, cilindróide, condilar e esferoide. Ela pode pedir pra explicar, ou pedir um exemplo de cada, ou as duas coisas...
• Agora a parte de ossos. Ela vai perguntar as funções dos ossos, os ossos que possuem função hematopoiética, os 4 tipos de ossos, e em uma questão ela pede pra você dizer o nome dos ossos do corpo todo (os que foram estudados), dizendo os tipos deles também.
Miologia
- A prova teórica da segunda unidade é quase de graça. Pra compensar a desgraça que vai ser a sua nota na prova prática de músculo. 
• Primeiro o coração. Ela pergunta a situação dele em uma questão. Em outra, ela pede pra você descrever, da camada mais externa até a camada mais interna, o que são: pericárdio, parede fibrosa, parede cerosa, lamina parietal, lamina visceral, epicárdio e endocárdio. Ela costuma dizer a função de uma artéria e perguntar qual artéria é essa em outra questão (pois é, só isso já vale 1 ponto), por exemplo, “Que artérias irrigam o coração? – Coronárias”.
• Depois vem aquela parte chata de formação do músculo. Ela pergunta o que reveste o que... aí você vai ter que explicar parte por parte, sobre o epimísio, perimísio, e fibras musculares.
• Vai perguntar a diferença entre os três tipos de músculos (estriado esquelético, estriado cardíaco e liso) e um exemplo de cada. Quem errar o exemplo do cardíaco vai repetir Anato I durante 3 semestres.
• A classificação dos músculos também cai: longos, curtos, planos e alongados, ela pode pedir 1 exemplo de cada. 
• Por ultimo (que eu me lembre), ela pergunta a definição de bíceps, tríceps e quadríceps; que se originam em duas, três ou quatro cabeças. E também a definição de digástricos e poligástricos, 2 ventres ou + de 2 ventres. Pode perguntar quanto localização: superficial e profundo; e quanto a função: agonistas, antagonistas e sinergistas.
É só disso que eu lembro. Espero que você consiga fazer uma boa prova pra honrar o teu merecimento de ser meu bixo de Medicina Veterinária. Boa prova pra ti \o/
Vinícius Astonish

Outros materiais