Buscar

RELATÓRIO 2 BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Aminoácidos
As unidades constituintes das proteínas são os L-α-aminoácidos. Como o próprio nome indica, estes compostos apresentam pelo menos um grupo amino (-NH2) e um grupo carboxílico (- COOH). Em conseqüência deste fato, ao serem dissolvidos em água, os aminoácidos apresentam caráter anfotérico, ou seja, comportam-se como ácido e como base. Os grupos amina e carboxila podem sofrer protonações e desprotonações reversíveis, comportando-se como eletrólitos fracos. Se os considerarmos em suas formas de ácidos conjugados: -NH3+ e -COOH, veremos que cada um deles apresentará um valor de pKa. Assim, um aminoácido apresenta pelo menos dois valores de pKa e dependendo da natureza ionizável ou não do grupo R (radical) ligado ao carbono a, pode ocorrer ou não um terceiro valor de pKa. Em pH 7,0 o amino grupo apresenta-se protonado (forma ácida) e o grupo carboxila desprotonado (forma básica).
Cromatografia de aminoácidos em papel
O deslocamento do soluto pode ser explicado da seguinte forma: as fibras de celulose do papel possuem uma forte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica. O papel, assim, pode ser visto como um suporte inerte contendo uma fase estacionária aquosa (polar). Na medida em que o solvente flui através de uma seção do papel contendo o soluto, uma partição deste composto ocorre entre a fase móvel orgânica (pouco polar) e a fase estacionária aquosa (polar). Desta forma, parte do soluto deixa o papel e entra na fase móvel. Com o fluxo contínuo de solvente, o efeito desta partição entre a fase móvel e a fase estacionária é a transferência do soluto do seu ponto de aplicação ao papel para um outro ponto localizado a alguma distância do local de aplicação, no sentido do fluxo de solvente. Após o equilíbrio do papel com o vapor de um solvente saturado com água, o desenvolvimento do solvente produz a separação.
Quanto mais apolar for o grupo R, maior a mobilidade do aminoácido com a fase móvel. Conseqüentemente a relação (RF) entre a distância percorrida pelo aminoácido no papel e a distância percorrida pela fase móvel será também maior. 
Titulação de aminoácidos 
A curva de titulação mostra como varia o pH em função de equivalentes do titulante (ácido ou base forte) adicionados. Para um aminoácido, deve-se observar no mínimo dois patamares nessa curva correspondendo à titulação dos grupos carboxilato e α-amino, respectivamente. No meio de cada um desses patamares há um ponto de inflexão, cujo valor de pH é numericamente igual ao pKa do grupo correspondente. Essa relação numérica entre pH e pKa é facilmente compreensível da análise da equação de Henderson-Hasselbalch.
5 Dê exemplos de outros tipos de cromatografia e suas aplicações. 
A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. Alguns exemplos são:
- Cromatografia Gasosa: Na industria ela é utilizada na monitorização de processos industriais;
- Cromatografia Líquida Clássica: Utilizada para separar produtos naturais e purificação de produtos de reações químicas;
- Cromatografia Líquida de Alta Eficiência: Técnica que aperfeiçoa a clássica devido a um grande número de fases estacionárias existentes as quais possibilitam análises e separações de uma ampla gama de compostos. É muito utilizada no acompanhamento de sínteses, análises de pesticidas, feromônios e etc.
BIBLIOGRAFIA : 
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/atual.pdf
APOSTILA BIOQUÍMICA QBQ230N Biologia Noturno – 2014, págs. 83, 84 e 85

Outros materiais