Buscar

Exercícios 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
INFORMÁTICA APLICADA
Lista de Exercícios 2
Explique o funcionamento da função tic toc do Matlab.
Escreva com suas palavras a diferença entre a função if, for e while.
Escreva um script chamado “beautyofmath” que produz exatamente o resultado mostrado a seguir:
O inverso da função exponencial e pode ter seu resultado aproximadamente calculado pela função a seguir:
Escreva uma função a qual utilizará um valor de n até que o erro calculado pela função acima e o valor real da solução seja 0.0001. O script também deverá imprimir os resultados do valor de “1/e”, o valor aproximado calculado pela função acima com quatro casas decimais e o valor de “n”.
A função de sensação térmica (FST) mede o quão frio é a sensação através da temperatura T do ar (em °F) e a velocidade do vento V (milhas/h). Uma fórmula para FST é:
 
Escreva uma função que receba como argumentos de input a temperatura e a velocidade e retorne como resultado o valor de FST. Escreva um script que, usando loops, imprima uma tabela que mostre o resultado de FST para valores de temperatura em um intervalo de -20 a 55 em passos de 5 e velocidades do vento em um intervalo de 0 a 55 em passos de 5. Chame a função para calcular cada entrada necessária.
Escreva sua própria função que realize a multiplicação entre duas matrizes. Lembre-se que a dimensão interna da matriz precisa ser a mesma:
	Todo elemento obtido em C é obtido pelo seguinte somatório:
Em química, o valor do pH em uma solução aquosa indica sua acidez. A escala de pH está em um intervalo de 0 a 14, inclusive. A solução com um pH 7 é “neutra”, com pH maior que 7 é alcalina e menor que 7 é ácida. Escreva uma função que imprime na tela se o valor do pH inserido pelo usuário é neutro, alcalino ou ácido. Se outros valores de pH forem inseridos, a função deve apresentar uma mensagem de erro.
Em fluidodinâmica o número de Reynolds (R) é um número adimensional utilizado para determinar a natureza do fluxo de um fluido. Para o fluxo de água através de um duto, é possível resumir a natureza da seguinte forma:
Escreva um script que imprima o número de Reynolds e a região ao qual se encontra. Seria uma boa ideia utilizar a função switch? Por que, ou por quê não?
Escreva uma função que receba do usuário um valor mínimo, um valor máximo e plot um gráfico de sin(x) do valor mínimo ao valor máximo especificados. Lembre-se que existe a possibilidade de o usuário entrar com os valores nas posições inversas.
O valor futuro de um investimento a uma dada taxa de juro é dado pela equação: , onde P é o valor presente (investimento), i é a taxa de juro e n é o número de anos. Escreva uma função que receba a taxa de juro, o número de anos e o valor presente como dados de entrada e que plot um gráfico do valor de F para valores de 1 a n.
Pi (π) é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. Muitos matemáticos tentam aproximar o valor de pi por funções como a série de Leibniz:
Escreva uma função que receba do usuário o número de termos a serem inseridos na função para o cálculo de pi.
A função hiperbólica seno, para um dado argumento x, é definida da seguinte forma:
Escreva uma função anônima para implementar a função hiperbólica acima citada. Compare seus resultados com a função nativa do Matlab “sinh”.
Escreva uma função anônima para implementar a seguinte função quadrática: . Então, utilize a função “fprint” para gerar um gráfico no intervalo de -6 a 6. (Dica: Procure no capítulo 10 do Stormy).
A resistência geral resultante de vários resistores em paralelo é definida como: 
Escreva uma função “Req” que receberá um ou mais valores de resistências e retornará o valor equivalente do arranjo proposto.
Em mecânica quântica, a constante de Planck, escrita como h, é definida como: . A constante de Dirac, hbar, é calculada em termos da constante de Planck: Escreva uma função chamada “planck” que retorne a constante de Planck. Se dois argumentos de saída são requeridos, a função também retornará a constante de Dirac.
As duas raízes reais de uma função quadrática (onde a é diferente de zero) é calculada pela seguinte equação:
Onde o discriminante . Escreva uma função que calcula e retorna as raízes de uma função quadrática. Para isto, a função deve receber os valores de a, b e c. Utilize uma função interna para calcular a discriminante D.
A definição da função recursiva onde a é um inteiro e n é um inteiro não negativo é apresentada a seguir:
Escreva uma função recursiva chamada “mypower”, a qual receberá a e n e retorna o valor de como definido anteriormente. Observe que sua função NÃO usará o operador “^” para calcular ! Como visto, é uma função recursiva. 
Page 2 of 3

Outros materiais