Buscar

Avaliação Discuriva online Fundamentos e Metodologias do ensino de ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discuriva online Fundamentos e Metodologias do ensino de ciências.
Questão A
 A Abordagem temática se constitui em um encaminhamento diferenciado para o ensino da disciplina de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalhando na perspectiva de superar a postura tradicional que apresenta a disciplina como algo inerte, sem movimento, desvinculada do cotidiano. A abordagem temáticas segundo Delizoicov, Angotti, Pernambuco (2002) trabalha com três momentos. Faça uma descrição resumida destes momentos:  Problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento exemplificando um conteúdo que pode ser trabalhado nesta dinâmica.
Para responder a questão, você deve produzir um texto escrito devendo ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e vídeo aulas da disciplina.
 
Questão B
Na escola Municipal de Capão da Lagoa RS, a professora do 3º ano do Ensino Fundamental I está enfrentando um sério problema, pois alguns pais se reuniram e foram até a escola para questionar sobre a importância do ensino de Ciências para os seus filhos. Eles justificam que basta ensinar Matemática e a Língua Portuguesa para as crianças, que essa “tal Ciência, não têm importância alguma para a vida de seus filhos”. Como professora dessa turma, que argumentos apresentaria a esses pais para que compreendessem a importância do Ensino de Ciências para o futuro dessas crianças?
         As três abordagens temáticas que se inicia pela problematização, se dá por meio da utilização do contexto cotidiano em que o aluno vivencia. Dar ao aluno questões que os desafiem, que os motivem e incentivem, a resolver problemas que os próprios vivenciam, isso desperta ao aluno uma necessidade do saber, saber mais sobre as coisas que ainda não detém todo o saber.
          Por conseguinte, vem a organização do conhecimento, onde é necessário o entendimento da questão que foi problematizada. Os alunos devem explorar mais para a obtenção de informações, além de utilizar outros que recursos que despertem seus interesses. Algumas atividades práticas também podem ser empregadas para maior qualidade do ensino.
          Por último vem a aplicação do conhecimento, onde esta abordagem sistemática do conhecimento se junta ao aluno, de modo que o mesmo possa analisar e interpretar situações, mesmo sendo àquelas que não estejam relacionadas a primeira questão, mas que o ajuda a ter melhor compreensão. Esta etapa visa a aplicação do conhecimento, relacionando o conhecimento cientifico com o vivenciado em seu cotidiano.
          Contudo, essas abordagens trazem grandes vantagens, pois pode estimular os alunos ao questionamento, ao entendimento, a resolver problemas que acontece em seu âmbito social, familiar, escolar, além de propiciar seu desenvolvimento para que seja um bom cidadão.
 
           Mesmo antes de ingressar à escola, as crianças já possuem muita curiosidade, que de certa forma já envolve fatos relacionados à conteúdos de ciências, como por exemplo quando a criança pergunta aos seus pais como nasceram, ou de forma foram concebidas, até mesmo o por quê fazemos “xixi e cocô.
A disciplina de ciências para as crianças é como explicar o mundo. Explicar os principais fenômenos da natureza, a vida, o ser humano, entres outras coisas.  É de tanta importância, pois força os alunos á um ato involuntário de pensar sobre o mundo, a criança aprende a analisar de modo mais eficiente. Ajuda o aluno a ser um cidadão capaz de preservar a natureza e saber qual a importância desses atos. Traz novas descobertas, o que deve proporcionar aos alunos um ensino dinâmico e inovador tendo em vista a diversidade.
Assim sendo, a disciplina de ciência ajuda o aluno a encontrar respostas para muitas questões, e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio.

Outros materiais