Buscar

RESUMO DE GENÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gene: São informações codificadas que corresponde a toda variabilidade que se observa nos seres vivos, características que são passadas de pai para filho. São características herdadas geneticamente.
DNA: Material genético, dupla fita em espiral, composta por nucleotídeos (menos unidade do DNA) – base nitrogenada, açúcar e fosfato. Carrega os genes, possuem 4 tipos de bases nitrogenadas: A, T, C e G. É um código, expressão do gene. 
Nucleotídeos: 
Diferença de DNA (Ácido desoxirribonucleico) e RNA (ou ARN- ácido ribonucleico):
Replicação do DNA (copia/replica): É semiconservativa, pois cada uma das suas moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias da molécula que a originou e forma uma cadeia nova, complementar ao seu molde. Ocorre de forma bidirecional e sempre antes da divisão celular. A replicação do DNA envolve três etapas:
 Iniciação Ampliação ou Alongamento Término
RNA: Há 3 tipos de RNA: 
Mensageiro (mRNA) Transportador (tRNA) Ribossômico (rRNA)
O RNA mensageiro (RNAr) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomial, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.
Replicação do DNA:
OBS¹: O fragmento de RNA iniciador de uma cadeia de DNA é chamado de primer de RNA.
OBS²: A enzima DNA girasse é chamada também de topoisomerase
ORIGEM DA REPLICAÇÃO 5- RNA PRIMASE (PRIMER)
HELICASE 6- DNA- POLIMERASE III
DNA – GIRASE ou TOPOISOMERASE 7- DNA - POLIMERASE I
PTN’s SSB 8 – DNA LIGASE
Como funciona o processo de Duplicação/Replicação do DNA?
A duplicação do DNA é semiconservativa, sendo que, a partir de uma fita molde será produzida uma fita complementar. A molécula de DNA é composta por 2 fitas de DNA antiparalelas, uma está no sentido 5´ 3´e a outra, 3´ 5´. Mas, a replicação do DNA sempre ocorre no sentido 5´ 3´. O DNA é formado por 4 nucleotídeos diferentes: Adenina e Timina que ligam-se por duas pontes de hidrogênio e , Citosina com Guanina que ligam-se por 3 pondes de hidrogênio.
 A Replicação se origina por uma região chamada Ori C que é rica em A e T, o que facilita o processo de abertura da fita de DNA. Depois, várias cópias de uma PTN auxiliar (DNA A) reconhecem e se ligam a essas repetições no momento que a célula inicia a replicação, elas se agregam, formando uma pequena ‘alça’. Agora, a enzima helicase se liga na região Ori C e separa a dupla fita, formando a forquilha de replicação. Para que a forquilha continue estável (aberta), PTNs SSB ligam-se nos nucleotídeos. À medida que a Helicase vai abrindo a fita de DNA, as extremidades de DNA vão ficando muito compactas (agrupadas). Nesta hora, a enzima DNA girasse (ou topoisomerase), corta o DNA e abre as fitas, permitindo que o DNA se desenrole. Quando a fita estiver aberta, a enzima primase, irá sintetizar pequenos fragmentos de RNA em cada fita, chamada de Primer, na qual, irá dar o início da duplicação. Após isso, a enzima DNA-polimerase III irá se posicionar na extremidade 3´ do iniciador RNA para iniciar a síntese. A enzima DNA-polimerase III começa a adicionar as bases na fita molde e construir uma nova fita chamada de complementar. Na fita de sentido 5´ 3´ a DNA-polimerase III segue normalmente seu trajeto. Porém, na fita 3´ 5´ é um pouco diferente. Como a replicação sempre ocorre no sentido 5´ 3´, na fita 3´ 5´a DNA-polimerase III temque inserir as bases de trás para frente. Na fita tardia ou cadeia atrasada, que é a do sentido 3´ 5´, a polimerase III avança pela fita adicionando os nucleotídeos na direção certa e sintetizando fragmentos conhecidos como fragmentos de Okazaki. Depois da formação desses fragmentos, a enzima DNA-polimerase I substitui os primers de RNA por DNA e trocam alguns nucleotídeos colocados em posição errada. Essa enzima (DNA-polimerase I) age tanto na fita 5´ 3´ quanto na fita 3´ 5´. Depois, a enzima DNA-Ligase atua na fita tardia, unindo os fragmentos de Okazaki uns aos ouros, deixando a fita tardia completa. Por fim, os cromossomos recém duplicados são separados por segregação e o processo de replicação e DNA chaga no seu término. 
Transcrição: Ocorre quando o RNA se origina a partir do DNA. É um processo onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs, que comandam toda a maquinaria celular. Como o “idioma” do DNA e do RNA é o mesmo, os nucleotídeos, a informação é transcrita, ou seja, copiada. 
No caso da transcrição, a enzima que atua é a RNA polimerase, que também atua no sentido 5’-3’, mas que não precisa da enzima primase para iniciar a polimerização. Essa enzima não possui atividade revisora, mas isso não é um grande problema, pois um erro em uma molécula de RNA produzirá algumas proteínas defeituosas, ao contrário de um erro no DNA. Uma das fitas de DNA aberta serve de molde para a síntese de uma cadeira de RNA mensageiro complementar a fita molde, e que codifica pra um gene que será expresso na forma de proteína. E como a RNA polimerase sabe onde começar? A maioria dos nossos genes possuem regiões que controlam sua própria expressão, os promotores. Os promotores são sequências de nucleotídeos onde se ligam moléculas que inibem ou ativam a transcrição. Serve também, como ponto de ligação de um complexo de proteínas que auxiliam a RNA polimerase a se ligar e agir.
Um fenômeno interessante é o splicing alternativo que ocorre no processamento do mRNA ainda no núcleo. Nesse processo algumas partes não importantes para a proteína a ser formada são retiradas (íntrons), bem como é permitida a combinação entre o restante do mRNA (éxons), formando várias proteínas diferentes a partir de uma mesma molécula de mRNA.
Tradução (Síntese Protéica): É um processo onde a informação sai do genoma de DNA para a formação de mRNAs que, comandam toda a maquinaria celular. Como o ‘idoma’ do DNA e do RNA é o mesmo, os nucleotídeos, a informação é transcrita, ou seja, copiada. É o processo final de cascata, que ocorre nos ribossomos, livres ou no retículo endoplasmático. As moléculas de RNA são críticas nesse momento, pois são elas que fazem a ponte entre a sequência dos nucleotídeos no DNA e o “idioma” das proteínas, os aminoácidos.
Uma molécula de mRNA já processada é exportada para o citoplasma, onde se liga aos ribossomos. Lembre-se que os ribossomos, além de proteínas, são formados por moléculas de rRNA. Nos ribossomos, além do sítio para a ligação do mRNA, existem sítios para a ligação dos tRNAs, que se ligam aos nucleotídeos do mRNA. No ribossomo ocorre então a ligação entre os aminoácidos de vários tRNAs diferentes até a formação da cadeia polipeptídica, ou seja, da proteína.
Cada três letras (nucleotídeos) no DNA correspondem a uma letra (aminoácido) na proteína final, e algumas combinações diferentes de letras do DNA resultam na mesma letra da proteína, como se fossem palavras sinônimas. Por causa desse fenômeno é dito que o código genético é degenerado.
As proteínas então seguirão suas funções na célula até serem degradadas.Quando são necessárias novas enzimas, a célula novamente transcreve e traduz.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes