Buscar

PIM III DP

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III
oliveira guimarães CONSTRUTORA 
JUNHo 
 2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II
Empresa Oliveira e GuimarÃes
Karlla karollyna queiroz braga - 1622206
luciani CÁSSIA DE MORAES -
Curso: Processos Gerenciais 
PIM III
maio
2017
RESUMO
As empresas estão em constantes mudanças, onde cada vez mais são cobradas e precisam superar desafios. Este projeto tem como objetivo, demonstrar o funcionamento corporativo e o que se pode melhorar, tendo como base os estudos durante o semestre, que tem por objetivo ensinar o aluno através da prática gerencial fundamentada nos conhecimentos teóricos adquiridos. Através de pesquisas bibliográficas, este trabalho foi desenvolvido com foco nas disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. 
Foco: Corporativo; Desenvolvimento; Administração; Comunicação; inovação. 
�
SUMÁRIO
61. INTRODUÇÃO	�
72. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA.	�
3. CONTABILIDADE	9
3.1 Análise Vertical	9
13.2 Análise Horizontal	�0
14. ESTATÍSTICA APLICADA	�4
14.1 Objetivos	�4
14.2 Importância da estatística	�4
14.3 Aproveitamentos das vendas em porcentagem	�4
���4.4 A estrutura funcional da empresa através do gráfico	18
5. ECONOMIA VERDE	19
25.1 Principais características	�0
25.2 Críticas	�0
26. CONSIDERAÇÕES FINAIS	�1
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA .......................................................................22
�
Sobre a Oliveira Guimarães Construtora
Fundada em 2001, a Oliveira Guimarães Engenharia conta com mais de 10 anos no mercado de engenharia civil atuando em obras de edifícios residenciais. Situada no interior de Minas Gerais, a empresa já construiu mais de 30 obras em mais de 5 cidades diferentes.
A Oliveira Guimarães atende clientes de todos os portes e classes, desde usuários do programa do governo minha casa minha vida, com apartamentos de baixo padrão até apartamentos duplex considerados alto padrão. 
Seus objetivos são atingir mais de 100 obras proporcionando casa própria ao maior número de pessoas.
INTRODUÇÃO 
O principal objetivo do projeto é integrar os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos coletados em uma empresa real. Este trabalho tem o intuito de mostrar que o bom desempenho de uma empresa, pois a partir de informações coletadas podemos avaliar se a empresa está bem ou não, estabelecer plano de ações que permitem cada vez mais o crescimento da empresa. Através de análises dos demonstrativos contábeis conseguimos saber e acompanhar a evolução financeira da mesma, se há crescimento, estabilidade ou queda, e a partir daí aplicar um plano de ação com mudanças, e assim inovar, investir etc. Com uma equipe preparada e distribuída por todos os departamentos consegue-se o crescimento necessário.
�
FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA.
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, como planejamentos, análise e controle das atividades financeiras da empresa, e na atualidade é tratada como um importante aliado para o crescimento das empresas, rumo a excelência, competitividade e sustentabilidade. 
Em outras palavras, a função financeira determina a necessidade de recursos financeiros, como exemplos, o estudo de um financiamento de forma mais vantajosa, a aplicação criteriosa dos recursos financeiros. 
Concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa.
Para a Oliveira Guimarães, o planejamento financeiro deve ser objetivo, alguns itens são considerados de suma importância, como exemplo, podemos citar: Investimento inicial, custos fixos e variáveis, mão de obra direta e indireta, capital de giro entre outros. Para que a empresa tenha resultados satisfatórios, a tomada de decisões deve ser diária. A existência de controles, é essencial para que essas atitudes sejam eficientes e eficazes, sendo as mais corretas possíveis.
Podemos citar alguns controles financeiros da empresa:
Controle de contas a pagar;
Controle de contas a receber;
Controle de caixa e bancos;
Fluxo de caixa;
Conciliação bancária;
Controle de tesouraria;
Compra de materiais;
Para que os planos sejam executados corretamente, um bom controle é essencial. 
Na Construtora a importância de administrar os bens, direitos, deveres e obrigações é destacada. Os diretores sabem que de nada adianta a empresa ter estes bens, direitos, obrigações e deveres, se não forem bem utilizados pela organização, ou seja, a favor da empresa. 
 Para que a gestão financeira da Oliveira Guimarães seja correta e mais rentável possível tem de ter sempre em consideração o aconselhamento do gestor financeiro. O gestor financeiro é um profissional essencial e estratégico para a empresa, tem atuação decisiva na prestação de contas para a diretoria e presta um valioso auxilio na tomada de decisões. Tem como objetivo aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa, porém para realizar essas tarefas, o gestor necessita ter um sistema de informações que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa em questão e tomar as decisões adequadas, planejando suas despesas e assim terá uma vida financeira mais saudável e estável.
O gestor deve fazer uma análise do mercado e propor alterações que influenciará o desempenho econômico da empresa. Esse gestor poderá ocupar os cargos de analista, consultor, assistente ou assessor do mercado financeiro. O campo de atuação é enorme, muitos optam por atuar como autônomos, trabalhando como consultores.
 Os gestores da Oliveira Guimarães sabem da importância de um planejamento eficaz e eficiente, pois a falta de um planejamento financeiro a longo prazo é um dos principais motivos de dificuldades e falências de empresas. Planos financeiros a curto prazo e estão ligados a planejamento estratégico da organização.  O planejamento financeiro determina a forma como uma empresa se comportará ao longo do tempo. Nele devem contar os seguintes itens:
Situação histórica;
 Fluxo de caixa;
Análise de investimentos;
Demonstrativo de resultados;
Projeções de balanço.
 
 
Nos tópicos seguintes iremos ver como funciona toda esta estrutura para melhor entendimento e tomadas e decisões.
3. CONTABILIDADE
A Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Segundo Iudicibus, 1998, p 21 a contabilidade gerencial “pode ser caracterizada, superficialmente, como enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, contabilidade de custos, análise financeiras, análises de balanço .,colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada , de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório” (IUDICIBUS, 1998, p 21)
3.1 Análise Vertical
Após conferirmos a análise vertical da empresa Oliveira Guimarães Construtora, concluimos que, suas disponibilidades tiveram uma variação de 2012 à 2014 e aumentou a disponibilidade para trabalhar com dinheiro em caixa , já na conta títulos a receber  foi um crescimento, assim tendo uma média sustentável, não tivemos nenhuma variação nas vendas e e na própria conta clientes a receber.
 No Realizável a Longo Prazo o que podemos destacar é a conta Créditos que teve crescimento em  2014 e uma variação a menos em ativo imobilizado referente ao ano de 2014.
 No Passivo, tivemos um decréscimo em empréstimoe financiamentos em relação ao ano de 2012 á 2014, a conta de fornecedores permaneceu estável, bem como as contas de Impostos e taxas diversas e Provisões, tivemos um pequeno acréscimo em Outros no passivo circulante. No Exigível a Longo Prazo a conta Empréstimos e Financiamentos tivemos um acréscimo acentuado, e no Patrimônio Líquido não há conta à destacar.
            Na DRE, destacamos a conta Custo Bens e Serviços com uma diminuição, e onde houve um aumento no Resultado Bruto da empresa do período de 2012 à 2014.
           Despesas Operacionais as contas ficaram estáveis, destacando apenas as Despesas Financeiras com acréscimo, outra conta que teve importância na DRE e de muita importância foi de Lucro e PrejuÍzos Acumulados com acréscimo.
3.2 Análise Horizontal
            Na análise horizontal, temos um disponível com acréscimo considerável, bem como a conta Outros do ativo circulante. No Realizável à Longo Prazo, em 2012, em comparação, no ano de 2013 tivemos uma grande variação, devido ao não movimento em 2012.
            No Ativo Permanente a movimentação foi parecida a análise vertical, com uma diminuição no seu ativo permanente referente ao período de 2012 à 2014.
            No Passivo Circulante, tivemos um grande aumento na conta Empréstimos e Financiamentos referente ao ano de 2014, outro aumento considerável no Passivo Circulante foi da conta Outros referente aos anos de 2013 e 2014.
            A mesma coisa que ocorreu no Ativo Realizável à Longo Prazo está ocorrendo no Passivo Exigível à Longo Prazo, pois em 2012 as contas tinham pouco movimento e em 2013 e 2014 tivemos uma variação muito grande.
            Na DRE podemos destacar um bom crescimento nas vendas, e as Deduções da Receitas Brutas acompanharam a evolução das Receitas.
            Nas Despesas Operacionais, podemos destacar o aumento das Despesas Financeiras no ano de 2013, com uma significativa melhora em  2014
 Resultado não Operacional houve uma grande variação em 2013 por termos um resultado negativo (prejuízo) em 2012.
            Novamente, como na análise vertical tivemos um expressivo resultado na conta Lucros/Prejuízos Acumulados na análise horizontal.
oliveira guimarães CONSTRUTORA 
	Balanço Patrimonial Ativo e Passivo (REAIS MIL)
	 
	
	
	
	
	
	
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Descrição
	 
	2012
	 
	2013
	 
	2014
	 
	 
	Ativo Circulante
	 
	146.001
	 
	155.535
	 
	251.326
	 
	 
	Disponível
	 
	2878
	 
	2.456
	 
	4.873
	 
	 
	Aplicações Financeiras
	 
	14.789
	 
	22.689
	 
	35.881
	 
	 
	Contas a Receber de Clientes
	 
	68.654
	 
	71.566
	 
	83.886
	 
	 
	Estoques
	 
	34.571
	 
	36.087
	 
	40.852
	 
	 
	Impostos a Recuperar
	 
	22.755
	 
	19.990
	 
	6.863
	 
	 
	Outros Créditos
	 
	1.756
	 
	1.989
	 
	7.854
	 
	 
	Despesas do Exercício Seguinte
	 
	598
	 
	758
	 
	1.378
	 
	 
	Realizável a Longo Prazo
	 
	20.318
	 
	23.633
	 
	29.172
	 
	 
	Aplicações Financeiras
	 
	-
	 
	-
	 
	6.780
	 
	 
	Depósitos Judiciais
	 
	5.899
	 
	7.967
	 
	7.853
	 
	 
	Partes Relacionadas
	 
	-
	 
	-
	 
	1.320
	 
	 
	Impostos Diferidos
	 
	932
	 
	6.999
	 
	5.564
	 
	 
	Aplicações Incentivas Fiscais
	 
	4.479
	 
	1.359
	 
	1.336
	 
	 
	Despesas Diferidas
	 
	1.399
	 
	957
	 
	1.266
	 
	 
	Contas a Receber
	 
	4.897
	 
	4.134
	 
	3.411
	 
	 
	Impostos a Recuperar
	 
	945
	 
	870
	 
	2.588
	 
	 
	Outros Créditos
	 
	1.767
	 
	1.347
	 
	897
	 
	 
	Ativo Permanente
	 
	95.592
	 
	93.094
	 
	98.183
	 
	 
	Controladas
	 
	371
	 
	197
	 
	145
	 
	 
	Outros Investimentos
	 
	279
	 
	239
	 
	306
	 
	 
	Imobilizado
	 
	83.765
	 
	82.789
	 
	88.767
	 
	 
	Diferido
	 
	11.177
	 
	9.869
	 
	8.965
	 
	 
	Total do Ativo
	 
	261.911
	 
	272.262
	 
	308.650
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Descrição
	 
	2012
	 
	2013
	 
	2014
	 
	 
	Passivo Circulante
	 
	40.851
	 
	56.145
	 
	64.460
	 
	 
	Fornecedores
	 
	16.389
	 
	14.200
	 
	15.839
	 
	 
	Instituições Financeiras
	 
	12.789
	 
	11.879
	 
	14.077
	 
	 
	Contingências Judiciais
	 
	-
	 
	6.790
	 
	2.889
	 
	 
	Obrigações  Sociais
	 
	6.545
	 
	10.994
	 
	12.752
	 
	 
	Obrigações Tributárias
	 
	1.340
	 
	3.339
	 
	2.398
	 
	 
	Dividendos e Juros
	 
	349
	 
	5.578
	 
	8.129
	 
	 
	Outras Obrigações
	 
	3.439
	 
	3.365
	 
	8.376
	 
	 
	Exigível a Longo Prazo
	 
	53.060
	 
	60.373
	 
	64.554
	 
	 
	Fornecedores no Exterior
	 
	3.599
	 
	786
	 
	89
	 
	 
	Instituições Financeiras
	 
	44.255
	 
	40.799
	 
	39.445
	 
	 
	Partes Relacionadas
	 
	-
	 
	-
	 
	-
	 
	 
	Contingências Judiciais
	 
	4.998
	 
	5.789
	 
	12.998
	 
	 
	Obrigação Tributaria
	 
	208
	 
	12.999
	 
	12.022
	 
	 
	Participação dos Minoritários
	 
	28.098
	 
	768
	 
	439
	 
	 
	Patrimônio Líquido
	 
	137.478
	 
	153.755
	 
	185.080
	 
	 
	Capital Social
	 
	69.998
	 
	69.999
	 
	89.000
	 
	 
	Reservas de Capital
	 
	8.090
	 
	7.658
	 
	3.982
	 
	 
	Reservas de Reavaliação
	 
	9
	 
	-
	 
	-
	 
	 
	Reservas de Lucros
	 
	59.381
	 
	76.098
	 
	92.098
	 
	 
	Total do Passivo
	 
	259.487
	 
	271.041
	 
	314.533
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
oliveira guimarães CONSTRUTORA 
Demonstração do Resultado do Exercício (REAIS MIL)
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Descrição
	 
	2012
	 
	2013
	 
	2014
	 
	 
	Receita Operacional Bruta
	 
	    297.730
	 
	    330.390
	 
	    402.412
	 
	 
	Impostos e Devoluções
	 
	    (51.351)
	 
	    (57.832)
	 
	    (76.916)
	 
	 
	Receita Operacional Líquida
	 
	    251.239
	 
	    283.558
	 
	    325.496
	 
	 
	Custos dos Produtos Vendidos
	 
	   (149.131)
	 
	   (171.707)
	 
	   (173.922)
	 
	 
	Resultado Bruto
	 
	     92.418
	 
	    113.851
	 
	    150.974
	 
	 
	Despesas Operacionais
	 
	    (96.132)
	 
	   (121.599)
	 
	   (134.673)
	 
	 
	Gerais e Administrativas
	 
	    (30.609)
	 
	    (34.187)
	 
	    (39.698)
	 
	 
	Honorários dos Administradores
	 
	            -  
	 
	      (2.590)
	 
	      (3.033)
	 
	 
	Vendas
	 
	    (52.609)
	 
	    (62.649)
	 
	    (61.859)
	 
	 
	Despesas Financeiras
	 
	    (19.037)
	 
	    (27.411)
	 
	    (16.479)
	 
	 
	Juros s/ Capital Próprio
	 
	      (5.000)
	 
	      (7.000)
	 
	    (16.000)
	 
	 
	Receitas Financeiras
	 
	       9.340
	 
	     13.994
	 
	       5.590
	 
	 
	Participação dos Colaboradores
	 
	         (348)
	 
	      (3.507)
	 
	      (4.525)
	 
	 
	Resultado Equiv. Patrimonial
	 
	      (3.868)
	 
	              -
	 
	              -
	 
	 
	Lucro (Prejuízo) Operação
	 
	      (7.634)
	 
	    (10.997)
	 
	     17.201
	 
	 
	Resultado não Operacional
	 
	       6.490
	 
	     28.815
	 
	     12.499
	 
	 
	Amortização de Ágio
	 
	           (99)
	 
	           (98)
	 
	           (48)
	 
	 
	L.A.I.R.
	 
	      (1.189)
	 
	     17.997
	 
	     29.552
	 
	 
	Provisão p/Contribuição Social
	 
	          209
	 
	         (489)
	 
	      (3.912)
	 
	 
	Provisão p/Imposto Renda
	 
	          647
	 
	      (1.357)
	 
	      (1.218)
	 
	 
	Participação dos Administradores
	 
	         (157)
	 
	         (568)
	 
	         (730)
	 
	 
	Reversão de Juros
	 
	       5.000
	 
	       7.000
	 
	     14.000
	 
	 
	Lucro (Prejuízo) Líquido do Exercício
	 
	       2.610
	 
	     22.678
	 
	     37.692
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
4.ESTATÍSTICA APLICADA
4.1 Objetivos 
A estatística é uma ciênica que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, onde coleta, analisa e interpreta dados. Apresentar os conceitos básicos da Estatística Descritiva, destacando as medidas sobre distribuição e os principais indicadores ao desenvolvimento da inferência estatística. 
4.2 Importância da estatística 
Com o desenvolvimento humano e tecnológico, presenciamos grandes descobertas na saúde, engenharia, economia etc.; por outro lado, mas observamos também os problemas que se espalham pelo mundo, como exemplo, a degradação do meio ambiente, as epidemias, assim causando grandes preocupações para os governantes e população mundial. 
O método estatístico trabalha com informações, associando os dados ao problema, nos mostrando como e o que coletar para obter conclusões a partir de todos os dados, da forma que essas conclusões sejam entendidas por outras pessoas. Assim, esse método auxilia os profissionais no planejamento e na tomada de decisões. 
4.3 Aproveitamentos das vendas em porcentagem 
A Empresa Oliveira Guimaraes Construtora utiliza dados estatísticos para compor um plano de estratégia que os auxilie a desempenharem suas funções da melhor maneira possível. Auxiliando na análise dos gastos totais com produtos e folha de pagamento, e assim determinando a principal maneira de obter lucro, através das vendas. Os diretores realizam levantamento mensal do total de orçamentos recebidos por cada vendedor e também da quantidade de orçamentos que cada um conseguiu transformar em pedido para a construtora. Com os dados obtidos, será analisada a evolução das vendas da construtora, o que auxilia a tomada de decisão e as estratégias comerciais de que a construtora necessita. 
Segue planilha que apresenta o total de orçamentos recebidos, por vendedor, Negócio fechado e % aproveitamento durante o mês de fevereiro de 2014: 
	Vendedor
	Orçamentos Recebidos
( em unidades )
	Negócio Fechado
( em unidades )
	% aproveitamento
( Reais )
	Marcelo
	234
	130
	56%
	Antonio
	102
	50
	49%
	Ed
	178
	103
	58%
	Marcos
	136
	97
	71%
	Guilherme
	209
	178
	85%
	José
	100
	68
	68%
	Jefferson
	98
	85
	87%
	Felipe
	200
	167
	84%
	TOTAL
	1257
	878
	70%
Utilkizando a fórmula A= (Y/ X) *100, foi possível obter o percentual de aproveitamento de vendas de cada vendedor em relação ao total de orçamentos recebidos durante o mês de Fevereiro de 2014. Através dos resultados acima descritos nota-se que o vendedor Felipe foi o melhor vendedor no mês de Fevereiro, onde teve um aproveitamenti de 84%. Já o vendedor Antonio conseguiu fechar apenas 49% dos orçamentos que recebeu, e também podemos observar que seu volume de orçamentos foi muito menor em relação ao melhor vendedor 
Após analisar os dados cabe ao administrador avaliar algumas possibilidades, como por exemplo por que alguns vendedores receberam menos solicitações de orçamento que outros.
A partir dessa análise o administrador deverá colocar em pratica ações individualizadas para aumentar o volume de orçamentos recebidas de alguns venderores.
 
Agora iremos analisar a planilha abaixo o volume total de orçamentos recebidos pela construtora nos últimos 06 meses e qual o percentual de negócios finalizados ou fechados: 
	Mês/ 2014
	
Orçamentos R$
	Negócio Fechado R$
	% de aproveitamento
	JULHO
	1340
	936
	70%
	AGOSTO
	1525
	841
	55%
	SETEMBRO
	1627
	779
	48%
	OUTUBRO
	1226
	600
	49%
	NOVEMBRO
	1548
	461
	30%
	DEZEMBRO
	1340
	782
	58%
	TOTAL
	8606
	4399
	51%
*Em milhares de Reais 
Usando a média aritmética simples, obtivemos percentual de 51% aproveitamento.
 Depois desta análise veremos os prováveis motivos para que tais perdas de vendas ocorressem, como é mostrado na planilha abaixo: 
	Mês
	Vendas perdidas R$
	Por prazo de entrega
R$
	Por preço maior R$
	JULHO
	404
	167
	236
	AGOSTO
	684
	256
	428
	SETEMBRO
	848
	312
	536
	OUTUBRO
	626
	356
	270
	NOVEMBRO
	1087
	456
	631
	DEZEMBRO
	558
	226
	332
	TOTAL
	4207
	1773
	2434
	%
	
100 %
	42%
	58%
*Em milhares de Reais 
 	Observa-se que 42% dos orçamentos não foram fechadas por prazo de entrega, e que 58% foram perdidas por preço maior em comparação ao mercado. 
 Com esses dados é possível identificar que necessitasse diminuir alguns prazos de entrega, a fim de gerar novos negócios. Para os orçamentos perdidos por preço maior será necessário avaliar se o cliente comprou o item de qualidade similar ao ou inferior e, a partir disso estudar a possibilidade de redução de preço sempre observando os custos e margens de lucratividade. 
4.4 A estrutura funcional da empresa através do gráfico 
 	O uso da estatística no ambiente organizacional também nos auxilia a entender como funciona a estrutura hierárquica da empresa, como na figura abaixo: 
Estrutura funcional da construtora Oliveira Guimarães representada em gráfico. 
 Acima representação grafica da estrutura funcional dos setores da empresa que é composta por 12 funcionários na área comercial, 02 na área técnica (Engenheiros), 04 funcionários na área financeira e 02 na área de compras. A estatística aplicada é usada no ambiente organizacional, pois possibilita a análise de dados provenientes processos em que exista algum grau de variabilidade. 
5. ECONOMIA VERDE
Economia Verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente como “uma econimoa que resulta em melhoria do bem estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”. 
Conjunto de processos aplicados a determinados locais que geram desenvolvimento sustentável no âmbito social e ambiental.
A expressão “economia verde” substituiu o conceito de “ecodesenvolvimento” usado pelo canadense Maurice Strong, primeiro diretor-executivo do  e secretário-geral da Conferência de Estocolmo (1972) e da Rio-92.
A fórmula para uma economia verde inclui: ofera de empregos, consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valorização da biodiversidade. Espera-se que seus resultados sejam a melhoria da qualidade de vida para todos, diminuição das desigualdades entre ricos e pobres, conservação da biodiversidade e preservação dos serviços ambientais. 
A grande virada da economia verde é convencer de que, apesar de requerer mais investimentos a curto prazo - assim como a maioria das iniciativas de sustentabilidade -, o sistema proposto se mostra lucrativo no longo prazo. Ou seja, do ponto de vista do relatório da Iniciativa para Economia Verde (GEI, sigla em Inglês), a economia marrom atual é menos rentável. A partir da perspectiva de lucro, atrai-se - ou, pelo menos, espera-se atrair - o empresário. De forma prática, o relatório da GEI aponta para dez setores chave para onde os recursos devem se encaminhar: edificações, florestas, turismo, água, gerenciamento de lixo, energia renovável, transportes, pesca, indústria e agricultura. O documento, que congrega ideias e avaliações sob o ponto de vista da economia verde, aponta a necessidade de investimento anual de 2% do PIB mundial, o que corresponde a aproximadamente 1,3 trilhão de dólares, nos patamares atuais. 
5.1 Principais características
 Baixa emissão de carbono;
Aumento de fontes limpas e renováveis de energia e diminuição do uso de combustíveis fósseis (Fontes limpas e renováveis são não poluentes e inesgotáveis, como sol, o vento, lixos orgânicos, etc.) 
Eficiência no uso de recursos naturais;
Redução no consumo de agua, reciclagem e reaproveitamento de recursos, economia no consumo de energia elétrica. 
Inclusão social e erradicação da pobreza;
Valorização e investimento da agricultura verde;
Sistema de reciclagem eficiente;Eficiência e qualidade nos sistemas de mobilidade urbana.Transporte público ampliado, eficiente e de qualidade, aumento de ciclovias, implantação e ampliação de sistemas sobre trilhos entre outros.
5.2 Críticas
A ideia de valorizar o meio ambiente através de mecanismos tradicionais tem várias críticas nas ONGs e entre acadêmicos, que consideram um ambientalismo de mercado. Onde sua principal crítica é a negação da possibilidade de se atribuir valores monetários aos bens e recursos naturais, como a fauna, ar, agua, árvores, etc.
Se os bens naturais pudessem ser valorizados monetariamente, então seria possíve compensar ambientalmente uma área de floresta ou recursos naturais já destruídos por áreas e recursos novos.
 As legislações ambientais que já existem passam a ser manipuladas e substituídas por regras do mercado econômico, ao invés de punir gera lucros a quem degrada.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A empresa estudada, busca constante esforço para promover o máximo de satisfação aos seus clientes e consumidores desenvolvendo novas técnicas de qualificação, eficácia e aprimoramento onde são utilizados os mais modernos e avançados métodos tecnológicos disponíveis no mercado brasileiro. 
Sendo assim, o estudo mostra alguns aspectos da política da empresa, quanto a sua estrutura organizacional, onde sua relação com seus clientes e colaboradores visa melhor atender as exigências e expectativas de seus clientes. 
�
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MATERIAL DIDATICO- APOSTILA ESTATISTICA APLICADA UNIP 2016 
BRUNI, Adriano Leal. Estatística Aplicada à Gestão Empresarial. São Paulo. Editora Atlas. 2005. 388 páginas 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_f%C3%B3ssil 
http://www.educacao.cc/ambiental/o-que-sao-energias-limpas-ou-renovaveis/ 
http://oglobo.globo.com/mundo/agricultura-verde-vital-para-por-fim-fome-no-mundo-diz-onu-2719741 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_verde 
http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28986-o-que-e-a-economia-verde/
http://reporterbrasil.org.br/documentos/oladobdaeconomiaverde.pdf 
https://quantacontabilidade.wordpress.com/citacoes/
PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/11858/fundamentos-da-gestao-financeira#ixzz3kdDY2RKJ
http://www.brasilescola.com/biologia/o-brasil-economia-verde.htm
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/o-que-e-economia-verde/
 https://abc.xyz - https://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7o_patrimonial 
CHIAVENATO, Idalberto.Gestão Finaceira:uma abordagem introdutória/Idalberto Chiavenato.3.ed-Barueri ,SP:Manole 2014
CRUZ,June Alisson Westarb Gestão financeira moderna:uma abordagem prática.Curitiba:Intersaberes,2013.(Série Gestão financeira).
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/fundamentos-da-gestao-financeira/11858

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes