Buscar

Artigo SI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.
O Sistema da Informação está ligado a toda organização envolve todas as informações relevantes a tomada de decisão e não somente a área de Tecnologia da Informação que envolve o processamento de dados para gerar as informações ao SI. Através desse mecanismo o gestor toma decisões, define estratégias, modifica aspectos do processo que não esteja atingindo o objetivo esperado etc. Um sistema adequado e atualizado facilita muito o trabalho de liderança, por outro lado um sistema falho fará com que o gestor tome decisões equivocadas devido a suas informações incorretas.
Seguindo esse raciocínio Laudon (2007) define SI como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Alem de dar apoio a tomada de decisões, a coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
Atualmente o maior desafio de uma organização é o desenvolvimento de um sistema de informação otimizado e seguro pois envolve toda organização, desde o CEO até o consumidor final. A tendência é ter a informação correta, no momento certo, para a pessoa certa, é um trabalho que envolve um estudo minucioso de cada detalhe da organização.
auxiliando as empresas de futuras ameaças dos concorrentes, desta maneira a organização ganha vantagem competitiva, pois os benefícios dos sistemas de informações estão incorporados a maior rapidez nos processos de comunicação, maior facilidade no acesso as informações relevantes, levando a melhoria na tomada de decisão, através de informações mais rápidas e precisas. 
De modo geral o SI cresceu muito com o advento da globalizacao, mas se fossemos citar algo que motivasse a implantacao e o aprimoramento continuo desse sistema na organizacao, o que seria o principal motivador? Segundo Laudon (2007) a intenção das empresas é atingir seis importantes objetivos organizacionais: excelência operacional, novos produtos, servicos e modelos de negocios, relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores, melhor vantagem competitiva e sobrevivencia no mercado.
De fato o pensamento Laudon sintetiza objetivamento a razao principal de ser ter um SI bem elaborado e ativo dentro das organizacoes, caso contrario essa empresa não atingira as metas esperadas.
Mas para isso o gestor deve estar atento as novidades tecnológicas que surgem aos montes e saber o que e necessário e o que e surpefluo para a empresa. Alem disso também dever manter um bom relacionamento com seus parceiros comerciais e principalmente com seus colaboradores, pois com uma equipe unida e motivada o trabalho acaba fluindo de forma mais rápida e objetiva, consequentemente a organização acaba obtendo melhores resultados.
Os sistemas de informação podem ser classificados da seguinte forma:
• Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas.
• Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização.
• Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais