Buscar

Rodas e Brincadeiras Cantadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Rodas e Brincadeiras Cantadas“A prática das rodas cantadas tem a possibilidade de ruptura com a dança oriunda das cortes, com gestos e seqüências padronizadas e estereotipadas, pois permitem a exploração do movimento na concepção ampla de diversão para quem pratica”.
(Marília Costa e Tiago Aquino)
Na primeira coluna de 2010, venho escrever sobre “Rodas e Brincadeiras Cantadas”, sendo este um tema tão adorado pelas crianças que participam da recreação, mas “pouco” estudado pelos recreadores. 
As brincadeiras e rodas cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular.  Tais ações vieram contextualizar a ruptura das danças realizadas no período das cortes, onde buscava-se a padronização e geometrização do movimento. Tal ruptura nos apresentou a liberdade de movimentos, possibilitando a criação e a recriação de gestos. 
Durante a história, o homem sempre utilizou a dança como linguagem para demonstrar alegrias e tristezas,  cultuando a sua vida e morte, seus amores, as guerras e as crenças, sendo assim, uma forma de expressão dos sentimentos.
Rodas e brincadeiras cantadas são sinônimos e independe do  seu posicionamento, participação e execução. São atividades que os próprios praticantes cantam sem a necessidade de acompanhamento de instrumentos musicais ou equipamentos eletrônicos, e nas quais são brincadeiras dependentes da música, constituída de letras e gestos divertidos (CAVALLARI E ZACHARIAS, 2001).     
Muitas brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expressão do corpo que integram o folclore infantil, associando a musicalidade e movimentos como por exemplo, Escravos de Jó, Terezinha de Jesus, Marcha soldado e Ciranda-cirandinha. São inúmeras as que integram o folclore, porém existem aquelas que não fazem parte desse universo. Atualmente, é crescente os educadores/recreadores que criam suas músicas e formas de brincá-la, tendo uma preocupação com os aspectos pedagógicos de suas produções (LARA et al, 2005).
As brincadeiras e rodas cantadas, carregadas de ludicidade, estão ao alcance de qualquer pessoa, indiferente da faixa etária e limitações, pois TODOS podem dançar e vivenciar o ritmo, trazendo àquele que participa, satisfação emocional, física e social. 
Valorizar as atividades rítmicas significa oferecer a oportunidade de vivências motoras, atendendo as necessidades biológicas, psicológicas e sócio-motoras do praticante, sendo necessárias à formação geral do ser humano, proporcionando o cultivo da sensibilidade (NEGRINE & GAUER, 1990 citado por VARGAS, 2007).
Para ensinamento da brincadeira ou roda cantada deverá ser cantada primeiramente a música, sem acompanhamento de palmas ou outros sons. Após fragmenta-se a música e canta junto com os participantes da atividade. Após o aprendizado acrescenta-se os movimentos criados para a dinâmica.
REPERTÓRIO DE RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS
VAI LIMÃOZINHO!!!
A cobra não tem pé, não não
A cobra não tem mão, não não
Como é que ela sobe
no pezinho de limão
Ela sobe, ela desce
ela dá uma reboladinha
Vai limãozinho vai (3x)
SAMBA LÊ, LÊ
Samba lê, lê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Samba lê, lê precisa
É de umas boas palmadas,
Samba, samba, samba ô lê, lê
Samba, samba, samba ô lá lá
Oh mulata bonita,
onde é que cê mora
Moro na praia Formosa
Onde dali nunca saio!
PAI JACÓ
Pai Jacó é um crente
Que vem do Oriente 
Do grande zalim alá 
Que vende bolinhos quentes
Numa feira em Bagdá
Se ao invés de bolinhos 
Vendesse pãezinhos 
Ganharia dinheiro 
Se viesse para cá 
Lá lá lá lá lá 
Lá lá lá lá lá lá lá
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA E SILVA, T.A.; GONÇALVES, K.G.F. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte Editora, 2010.
COSTA E SILVA, T.A.; COSTA E SILVA, M.C.; ARAUJO, M.H.G., GONÇALVES, K.G.F. Rodas cantadas: uma possibilidade educativa e divertida de movimento. Trabalho apresentado no ENAREL 2008 – Encontro Nacional da Recreação e Lazer. São Paulo, 2008.
CAVALLARI, Vinícius Ricardo; ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com Recreação. São Paulo: Ícone, 5º. ed. 2001.
LARA, L.M.; PIMENTEL, G.G.A.; RIBEIRO, D.M.D. Brincadeiras cantadas: educação e ludicidade na cultura do corpo. Revista digital Ef.Deportes, Buenos Aires, v.10 , n.81, fev/2005.
VARGAS, L.A.M. Escola em dança: movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Mediação, 2007. 
INDICAÇÕES DE SITES
Site sobre Rodas Cantadas

Outros materiais