Buscar

Sócrates e o nascimento da Filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Sócrates e o nascimento da Filosofia
*
*
*
Para Pensar
Vivemos numa sociedade que estimula a busca por prazeres e a afirmação das individualidades. Porém, será que a realização pessoal é suficiente para uma vida feliz? Por exemplo, é possível ter prazer saboreando um lanche se, ao lado, vemos uma pessoa faminta? Em outras palavras: é possível ser indiferente à situação do outro e conviver passivamente com as injustiças?
*
*
*
*
*
*
A pintura, produzida mais de 2000 anos após a morte do filósofo grego, retrata a dor e o desespero de seus amigos diante da arbitrariedade de sua condenação. Mas a injustiça cometida contra Sócrates não os deixou indiferentes; pelo contrário, pode-se dizer que fortaleceu os ideais defendidos pelo filósofo e estimulou a atividade de novos pensadores, dentre eles Platão, cujo pensamento está na base da cultura ocidental.
*
*
*
Quem foi Sócrates?
Sócrates foi um ateniense que viveu no século V a.C., período conhecido como a “Idade de Ouro” de Atenas. Não deixou nenhum escrito; o que sabemos de suas ideias deve-se a citações, sobretudo daqueles que o conheceram, como seu discípulo Platão (428-347 a.C.).
*
*
*
Desapegado de bens materiais, tinha o hábito de caminhar pela cidade propondo diálogos aos cidadãos. Esses diálogos giravam em torno de assuntos aparentemente triviais, mas, a partir deles e por meio de hábeis perguntas, Sócrates acabava por abordar questões complexas, que costumavam deixar seus interlocutores perplexos.
*
*
*
Sócrates é considerado o “pai da filosofia”, pois buscou atingir uma verdade a partir do diálogo com os demais cidadãos.
No centro de sua busca pelo conhecimento verdadeiro, estavam as questões humanas, como a amizade, o belo e a virtude.
*
*
*
Método socrático
No diálogo de Platão, Sócrates define a função do filósofo como sendo semelhante à de uma parteira: seu objetivo seria dar à luz a ideias. 
Chama-se maiêutica o método socrático de obtenção da verdade segundo o qual cada pessoa seria capaz de atingi-la, cabendo ao filósofo apenas facilitar esse encontro, por meio de perguntas. Sócrates acreditava que o primeiro passo para se chegar a essa verdade
*
*
*
	era o reconhecimento da própria ignorância (“só sei que nada sei”).
Nas conversas ele abusava da ironia como forma de abalar crenças constituídas e expor a fragilidade das argumentações. 
É importante frisar que há um princípio ético na base do pensamento socrático. Uma vez que o homem é racional, ele teria a capacidade de conhecer a verdade, que não se encontra somente nele, mas também na natureza. 
*
*
*
Sócrates dizia ouvir uma voz divina que o levava a fazer o que era certo e, para isso era necessário o conhecimento, ou seja, a conexão com a verdade expressa pela natureza – um pré-requisito para fazer o bem.
Com o conhecimento, o homem ganha a autonomia, isto é, a capacidade de determinar sua própria conduta e suas próprias regras.
*
*
*
Por isso Sócrates dava tanta importância à consciência ética: ao determinar sua conduta, o homem deveria, necessariamente, considerar sua relação com a verdade.
A mais importante contribuição de Sócrates para a filosofia foi a identificação do homem com sua psyche, ou “alma”, caracterizada ao mesmo tempo como centro da racionalidade, da personalidade e da consciência ética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais