Buscar

avaliando penal 3.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201607952256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Amaro, durante uma calorosa discussão no trânsito, desferiu, com intenção homicida, dois tiros de revólver em Bernardo. Mesmo dispondo de mais munição e podendo prosseguir, Amaro arrependeu-se, desistiu de continuar a ação criminosa e prestou imediato socorro a Bernardo, levando-o ao hospital mais próximo. A atitude de Amaro foi fundamental para a preservação da vida do Bernardo, que, contudo, teve sua integridade física comprometida, ficando incapacitado para suas ocupações habituais, por sessenta dias, em decorrência das lesões provocadas pelos disparos. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	A conduta de Amaro caracteriza arrependimento eficaz, tornando-o isento de pena.
	 
	Amaro deve responder apenas pelo delito de lesão corporal de natureza grave.
	
	A atitude de Amaro caracteriza arrependimento posterior, tornando-o isento de pena.
	
	Amaro deve responder pelo delito de tentativa de homicídio.
	
	A atitude de Amaro caracteriza desistência voluntária, ficando excluída a ilicitude de sua conduta.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607952251)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com base nos estudos realizados sobre o crime de perigo de contágio venéreo assinale a opção INCORRETA:
		
	 
	não configura o delito no caso do portador de AIDS, pois esta não é uma doença venérea
	 
	o consentimento do ofendido nas relações sexuais, sabendo do risco de contaminação, exclui a responsabilidade penal
	
	para a configuração do delito não é necessário o contágio, bastando a exposição
	
	o exercício da prostituição por um dos sujeitos não exclui o delito
	
	se a vítima já está contaminada, o crime é impossível
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608062175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Arlete, em estado puerperal, manifesta a intenção de matar o próprio filho recém nascido. Após receber a criança no seu quarto para amamentá-la, a criança é levada para o berçário. Durante a noite, Arlete vai até o berçário, e, após conferir a identificação da criança, a asfixia, causando a sua morte. Na manhã seguinte, é constatada a morte por asfixia de um recém nascido, que não era o filho de Arlete. Diante do caso concreto, assinale a alternativa que indique a responsabilidade penal da mãe.(OAB/FGV Exame de Ordem Unificado 2010.2. MODIFICADA)
		
	 
	Crime de infanticídio, pois houve erro quanto à pessoa.
	
	Apenas pelo crime de auto-aborto como autora.
	
	Crime de homicídio, pois, uma vez que o art. 123 do CP trata de matar o próprio filho sob influência do estado puerperal, não houve preenchimento dos elementos do tipo.
	
	Crime de homicídio, pois, o erro acidental não a isenta de responsabilidade.
	
	Não será responsabilizada face à excludente de culpabilidade inexigibilidade de conduta diversa decorrente do estado puerperal
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608178741)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre os crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Um cirurgião-dentista ministra uma substância sonífera a uma de suas pacientes, à época com 28 anos de idade, alegando que se trata de uma anestesia necessária a um procedimento complexo e demorado. Estando a paciente adormecida, o médico abusa dela sexualmente. Neste caso, verifica-se a ocorrência do crime de estupro de vulnerável previsto no artigo 217-A do Código Penal, cuja ação penal será, conforme recente entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça, movida pelo Ministério Público apenas na hipótese de haver manifestação de vontade da vítima consubstanciada em representação criminal.
	
	O emprego de arma de brinquedo justifica a aplicação da causa majorante de pena inscrita no inciso I do parágrafo 2º do artigo 157 do Código Penal, na medida em que a vítima não detém condições de saber sobre a ausência de potencial lesivo do objeto.
	
	O crime de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal é de natureza formal, e ocorre sempre que um particular oferece ou promete alguma vantagem indevida a funcionário público para que este pratique, omita ou retarde ato de ofício; por sua vez, o crime de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal é de natureza material e apenas se verifica quando um funcionário público aceita pagamento ou promessa de vantagem em razão de seu ofício.
	
	Segundo a jurisprudência dominante no Superior Tribunal de Justiça, é inadmissível o reconhecimento de um crime de homicídio doloso qualificado privilegiado.
	 
	A diretora de uma tradicional escola infantil rejeita o pedido de matrícula de duas crianças negras, sob a justificativa de que, ali, ¿são recebidos os filhos dos mais importantes empresários da região, e pessoas de cor não são bem-vindas¿. Nesta hipótese, verifica-se a prática do crime de injúria racial previsto no parágrafo 3º do artigo 140 do Código Penal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607948203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma pessoa vai à praia com seu filho menor e, desejando refrescar-se nas águas do mar, pede a alguém que está ao lado para "dar uma olhada na criança", recebendo desse um rápido assentimento. Enquanto a mãe dá seu mergulho, a criança corre, entra na água e morre afogada, porque a pessoa que deveria vigiá-la resolve dormir ao sol. Esta pessoa responderá pelo crime de:
		
	 
	homicídio culposo;
	
	omissão de socorro;
	
	homicídio doloso;
	
	sua conduta será atípica, cabendo à mãe qualquer responsabilidade penal;
	
	nenhuma das alternativas anteriores.

Outros materiais