Buscar

Gabarito+de+revisão+de+prova (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO DE PROVA 1 BIMESTRE
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO.
RESPONDAS AS QUESTÕES:
1) Diferencie a Psicologia da Filosofia.
Filosofia é pensar sobre qualquer coisa de forma sistemática e profissional, indo além do senso comum. Porém, é diferente do pensamento científico, pois busca compreender e não resolver aquilo sobre o que pensa.
Psicologia é a ciência que estuda as emoções e comportamentos humanos em seus diversos contextos.
2) Porque dizemos que o Renascimento foi um período importante para o surgimento da ciência?
A maneira como concebemos ciência atualmente, teve início na Europa, no final do Século XV, em um período histórico chamado Renascimento. A Europa, até então, vivia sob a influência da Igreja Católica, sendo que esta detinha o controle do conhecimento e da fé das pessoas, exercendo enorme poder sobre assuntos políticos e culturais.
Foi ao final desse período de hegemonia da Igreja, chamado Idade Média, que surgiu o Renascimento, período em que artistas e cientistas voltaram a valorizar, em seus trabalhos, conceitos propostos na antiguidade relacionados ao mundo e ao homem, em detrimento do conhecimento dogmático baseado na compreensão de mundo e de Deus, imposto pela Igreja até então.
3) Como se deu o início da Psicologia científica?
A Psicologia enquanto ciência surgiu no final do século XIX com o Estruturalismo de Wilhelm Wundt.Em 1879, na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o professor Wilhelm Wundt (1832-1920) junto com dois assistentes, iniciam as atividades do considerado primeiro laboratório de Psicologia Experimental da história.
4) Diferencie Ciência de Senso Comum.
Definimos ciência como um conjunto de conhecimentos sistematicamente obtidos de um elemento específico da realidade utilizando uma linguagem precisa, buscando verificar sua validade para que possa ser reproduzido nas mesmas condições em todos os momentos. Diferentemente do senso comum, a ciência se baseia em fatos que podem ser confrontados, confirmados ou refutados pela razão e pela lógica.
O senso comum é uma verdade parcial que pode adquirir validade enquanto conhecimento científico, caso passe pelo crivo metodológico e seja devidamente confrontado de forma objetiva e racional.
5) Quais são as 4 abordagens psicológicas estudadas nessa disciplina?
A TEORIA PSICANALÍTICA (ou Psicanálise clássica) de Sigmund Freud – o inconsciente; o préconsciente; e o consciente; Id; Ego; e Superego.
O BEHAVIORISMO – estímulo, resposta. Skinner e a análise experimental do comportamento; comportamento respondente e operante; reforço positivo e reforço negativo.
A PSICOLOGIA DA GESTALT – conceito de Gestalt, percepção.
A PSICOLOGIA HUMANISTA – Maslow e a autoaceitação; escala das necessidades humanas; Rogers e o autoconceito; autoentendimento e terapia centrada na pessoa.
6) Como podemos explicar a diversidade de Teorias dentro da Psicologia?
A Psicologia é uma ciência jovem, muitos aspectos da mente humana e do comportamento não se tornaram um consenso entre os pesquisadores. Essa é a razão para a diversidade de Teorias dentro da Psicologia.
7) Expliquei o conceito de inconsciente e suas estruturas segundo a Psicanálise
Para a psicanálise, nossos desejos, pensamentos, lembranças e sentimentos estão alocados de formas distintas em nossa mente, sendo que grande parte dela nos é inacessível. A esta parte da mente Freud deu o nome de INCONSCIENTE.
Podemos acessar alguns pensamentos numa área chamada PRÉ-CONSCIENTE, que é um depósito acessível de alguns aspectos da personalidade facilmente evocados para nosso estado CONSCIENTE, que é a nossa maneira de lidar com o mundo no dia a dia.
8) Cite e explique as Estruturas psíquicas segundo a Psicanalise.
	ESTRUTURA
	CONCEITO
	ID
	Estrutura primitiva e inconsciente da personalidade, está mais voltada para a satisfação das necessidades instintivas, básicas e imediatas, como o sexo e a agressividade, tem como base o princípio do prazer.
	EGO
	É o mediador das exigências do Id, satisfazendo-as de uma maneira racional e aceitável para o mundo real, tem como base o princípio da realidade
	SUPEREGO
	É a representação da consciência, o ideal da perfeição. São os princípios que norteiam o indivíduo para uma condição ideal.
9) Fale de forma resumida sobre o Behaviorismo
 Foi fundado por Watson (1878-1958) e propôs dar à Psicologia o caráter de Ciência, segundo critérios observáveis e mensuráveis. Consistia no estudo das respostas dos organismos conforme os tipos de estímulos que eram aplicados. 
Os behavioristas não estudam a mente, ou mesmo qualquer fenômeno que envolva pensamento ou subjetividade, o foco de estudo do behaviorismo está na interação entre o indivíduo (resposta) e o ambiente (estímulo).
10) Explique como a Gestalt compreende o comportamento humano.
Como no Behaviorismo, a Gestalt também vai estudar o comportamento, porém para esta existem aspectos globais que determinam a forma como as pessoas percebem as coisas e o mundo. Ao percebermos parte de uma forma, temos a tendência natural de buscar o que complementa essa forma dentro de uma perspectiva de equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade. Isso remete a um padrão estrutural cerebral próprio.
A maneira como interpretamos um estímulo vai determinar todo o nosso comportamento. Muitas percepções que possuímos das coisas do mundo foram decorrentes da visão parcial destas coisas, que foram completadas naturalmente por nós seguindo um padrão de equilíbrio, conforme a lei da boa forma.
11) Explique a Pirâmide de Maslow e a Psicologia Humanista
O humanismo tinha como pilar o princípio da autorrealização como ideal de vida, o topo a ser alcançado assim que todas as demais necessidades são satisfeitas. Maslow propôs uma escala de necessidades que descreve a escalada para a autorrealização conforme o atendimento das demandas para a realização de necessidades humanas.
12) Defina a palavra Fenômeno.
Fato, acontecimento ou processo que pode ser observado na natureza ou na sociedade: (AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.)
13) Explique o modelo biomédico.	
O modelo biomédico, predominante até meados do século XX, derivado de uma concepção mecanicista de ciência, não foi capaz de explicar a ocorrência de muitos fenômenos próprios da Psicologia, pois faltava a compreensão de elementos psicológicos e sociológicos.
14) Qual a importância de Michel Foucault para a compreensão dos fenômenos psicológicos?
O filósofo e psicólogo Michel Foucault, (1926-1984) foi um dos primeiros teóricos a questionar essa concepção médica mecanicista e reducionista dos fenômenos psicológicos, propondo em sua primeira obra “Doença mental e Psicologia” (1954) um modelo no qual pudesse integrar os fatores médicobiológicos a outras variáveis como, os elementos sociais e fatores propriamente psicológicos, para ampliar o conceito de loucura versus normalidade.
Foucault foi um grande crítico dos processos de institucionalização forçada de pessoas como meio de controle social. Em sua obra “A História da Loucura na Idade Clássica”, este filósofo descreve como a sociedade lidava com os seus “loucos”, do início do século XV até os hospitais psiquiátricos dos dias de hoje.
15) Explique o que foi o modelo Biopsicossocial
Com a evolução da Psicologia, o descobrimento de novas tecnologias de mapeamento cerebral, bem como o desenvolvimento de novos fármacos mais eficazes para tratamentos de desordens mentais e comportamentais, a própria Medicina começou a dar a devida e necessária atenção para a existência de múltiplos fatores para explicar a ocorrência dos fenômenos psicológicos, surge então uma nova proposta de abordagem dos transtornos mentais, chamada de MODELO BIOPSICOSSOCIAL.
16) Qual o objetivo do modelo de analise Biopsicossocial?
O modelo de análise biopsicossocial tem como objetivo apresentar um novo paradigma, no qual os fatores sociais e psicológicos complementam a visão biológica para definir o conceito de saúde mental e a ocorrência
dos fenômenos psicológicos, objetos de estudo da Psicologia e do Direito enquanto comportamento.
17) Diferencie a Psicologia Forense/jurídica.
Ambos os conceitos são sinônimos, porém, atualmente os psicólogos preferem nomear a área de estudo que faz a interface da Psicologia com o Direito de Psicologia Jurídica, pois o termo “forense” remete ao ambiente de Fórum, que é somente um dos cenários aonde a Psicologia Jurídica atua. 
Considerando que o próprio Direito exerce sua influência para além do ambiente forense, vemos a parceria inseparável entre Psicologia e Direito acompanhando todas as searas em que as ciências jurídicas atuam, portanto atualmente não se usa mais a denominação psicologia forense, mas sim, psicologia Jurídica.
18) Conceitue a Psicologia Jurídica.
Psicologia Jurídica – Área de estudo da Psicologia e do Direito que busca por em prática os conceitos da Psicologia dentro da realidade profissional dos operadores do Direito, com no intuito de auxiliar o Direito na aplicação e manutenção das normas vigentes, visando o bem-estar da coletividade.
19) Explique o que é a Psicologia Criminal
Psicologia Criminal é linha auxiliar do Direito no estabelecimento de padrões de pessoas com perfis psicológicos com predisposição para cometer ilícitos penais e, em alguns países, atua diretamente na investigação criminal, auxiliando os agentes policiais na formulação de linhas de investigação para resolução de algumas modalidades de crime de autoria desconhecida, dá subsídio para o trabalho do promotor de justiça e juiz, ao mostrar quais perigos para a sociedade determinado indivíduo com problemas psicológicos pode causar, além das medidas que precisariam ser adotadas em presídios e manicômios, para o controle dos transtornos psicológicos.
Outra área em que a Psicologia Criminal colabora com o Direito está no estabelecimento de critérios técnicos para atestar a sanidade mental do criminoso para efeitos de inimputabilidade penal, trabalho este realizado tanto por psicólogos como por psiquiatras.
20) Como acontece a formação da Personalidade segundo a Psicanálise?
Segundo Freud, nossa personalidade se forma em tenra infância e é motivada por centros de prazer e gratificação sexual, chamadas zonas erógenas. Conforme o desenvolvimento da criança, os centros de prazer mudam de local.
21) Cite e explique as 5 fases do desenvolvimento psicosexual da criança Segundo Freud.
22) Qual a perspectiva da Psicologia Humanista para compreensão do desenvolvimento humano?
Ao contrário de muitas teorias psicológicas que buscaram analisar pessoas doentes para formular suas teorias de personalidade, o humanismo objetivou conhecer como pessoas saudáveis obtêm autorrealização ou autodeterminação.
23) Cite e explique as 3 condições facilitadores de desenvolvimento pessoal segundo Carl Rogers.
Na perspectiva de Carl Rogers o ser humano estará sempre fadado ao crescimento, caso haja condições que propiciem isso. Essas condições são entendidas por Rogers como autenticidade, aceitação e empatia.
A autenticidade é o ato de ser transparente com as pessoas, mostrando sua sinceridade e suas reais intenções em todos os atos. Aceitação é reconhecer todas as características de uma pessoa, boas ou más, e aceitá-las assim mesmo, sem condições, sem limitações. A empatia é o ato de se colocar no lugar do outro, buscando compreender as reais razões das pessoas em seus atos e intenções.
Para Rogers, uma pessoa certamente vai ter uma percepção positiva sobre si mesma, um autoconceito favorável caso viva num ambiente em que as pessoas a valorizam e aceitam-na como ela é, sem julgamentos nem valores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais