Buscar

Direito Civil - 2º Semestre (Aula VII)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Civil – 2º Semestre (Aula VII)
Fato jurídico
Fato jurídico lato sensu
Trata-se de todo e qualquer acontecimentos da vida relevante para o direito, mesmo que seja fato ilícito, pode ser considerado fato jurídico.
Os fatos jurídicos lato sensu podem ser classificados em:
Fato jurídico stricto sensu (Fatos naturais)
Todo ato jurídico produzido pela ação da natureza, animais ou de terceiros. E dividem-se em ordinários e extraordinários.
- Ordinários: São fatos naturais de caráter comum, previsíveis, como o nascimento e a morte, a maioridade, o decurso do tempo, entre outros;
- Extraordinários: Fatos naturais de caráter excepcional, na categoria de do caso fortuito e da força maior.
“Art. 393 do Código Civil. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.”
Caso fortuito: Circunstâncias provocadas por fatos alheios à vontade da parte, mas proveniente de fatos humanos (de terceiros). De caráter inevitável e imprevisível. 
Caso fortuito interno: quando o fato tem ligação com o objeto social da PJ ou empresário, como por exemplo, um assalto ao banco. Devem-se indenizar as partes prejudicadas;
Caso fortuito externo: quando o fato nada tem com o objeto social, como por exemplo, o mesmo assalto, porém em um restaurante. A indenização das partes prejudicadas não se faz obrigatória.
Força maior: Circunstâncias decorrentes de acontecimentos da natureza. De caráter inevitável e previsível.
Exemplos de hipóteses de isenção de indenização por motivo de força maior:
“Art. 737 do Código Civil. O transportador está sujeito aos horários e itinerários previstos, sob pena de responder por perdas e danos, salvo motivo de força maior.”;
“Art. 936 do Código Civil. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.”
Ato jurídico lato sensu (Fatos humanos)
São ações humanas que modificam, transformam ou extinguem direitos e podem ser lícitos ou ilícitos.
- Lícitos: Atos provenientes da vontade humana, conforme a lei. Subdividem-se em ato jurídico stricto sensu, negócio jurídico e ato fato.
Ato jurídico stricto sensu: Ações humanas voluntárias, cujo resultado é determinado pela lei (Ex.: reconhecimento de paternidade);
Negócio jurídico: Ações humanas voluntárias, cujo resultado é estabelecido pela parte.
O negócio jurídico subdivide-se ainda, em unilateral, bilateral:
Negócio jurídico unilateral: são os que se aperfeiçoam com uma única manifestação de vontade (ex.: testamento, aceitação e renúncia da herança, promessa de recompensa, etc.). Deve-se fazer a distinção entre negócios unilaterais receptícios (ou recepiendos), aqueles em que a declaração de vontade tem de se tornar conhecida do destinatário para produzir efeitos (ex.: denúncia ou resilição de um contrato, revogação de mandato, etc.); e negócios unilaterais não receptícios, aqueles em que o conhecimento por parte de outras pessoas é irrelevante (ex.: testamento, confissão de dívida, etc.). A renúncia à vontade da outra parte, denomina-se resilição unilateral.
Negócio jurídico bilateral: são aqueles que se perfazem com duas manifestações de vontade, coincidentes sobre o objeto. O que torna o contrato bilateral é a existência de dois polos de vontade distintos, independentemente do número de pessoas que integre cada pólo. No negócio jurídico bilateral, quando não há a necessidade da participação da outra parte no contrato, denomina-se material. A existência da necessidade denomina-se participação. A renúncia bilateral denomina-se resilição bilateral.

Outros materiais