Buscar

Fazer a análise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fazer a análise de um texto, seja ele de qual tipo for, exige uma leitura ativa, boa interpretação, anotações e responder as perguntas básicas sobre o conteúdo lido. A análise crítica de artigos geralmente é bastante exigida pelos professores de disciplinas na graduação e pós-graduação e, não raro, deixa os estudantes com algumas dúvidas.
A análise crítica deve ser direta, mesclando momentos de descrição com crítica direta.
Passos para fazer uma análise crítica de um artigo
Um roteiro de como fazer uma análise crítica de um artigo é apenas um ponto de partida, pois o autor do texto poderá incluir ou excluir itens conforme a sua necessidade ou interesse. Antes de começar a escrever o texto, o autor deverá ter uma leitura crítica do artigo a ser analisado.
Equilibre os pontos negativos e positivos no seu texto (Foto: depositphotos)
Fazendo uma análise crítica
1) Primeiramente, é importante ler o artigo com bastante atenção para ter uma ideia geral sobre o conteúdo e propósito do autor. Nesse primeiro momento, foque apenas na leitura do texto, de forma a compreender bem as intenções do autor, o que poderá auxiliar no momento de construir o seu argumento.
Você deverá identificar a tese do autor, determinando o que ele está apoiando ou contrariando. Observe também em qual contexto o argumento está inserido e se o autor oferece uma solução para problemas que possam surgir na tese.
Veja também: Aprenda a resumir artigos de forma simples e descomplicada
2) Na segunda leitura do artigo, você já poderá anotar as suas ideias sobre o texto. Lembre-se de destacar as passagens mais interessantes, as contradições e todas as informações que possam levantar discussões. Em um artigo acadêmico, geralmente as ideias principais poderão ser encontradas entre os tópicos frasais de cada parágrafo ou período.
Para redigir um bom artigo, é importante saber manter distância do texto durante as leituras, pois assim será possível distinguir as ideias do autor e a sua opinião sobre essas ideias.
3) Busque responder a perguntas específicas sobre o artigo. Qual é a ideia do autor e o seu propósito com o texto? Quais são as teorias ou perguntas que o autor propõe? Você também deve observar os detalhes ou pontos que apoiam o argumento do autor. Todas essas informações serão muito importantes no momento de escrever a sua análise crítica e articular as suas próprias palavras.
Veja também: Artigo de Opinião
4) Ao redigir o seu texto, equilibre os pontos negativos e positivos. Se a sua análise crítica incluir mais elementos positivos, comece com algo negativo antes de defender positivamente o trabalho. Caso a sua crítica inclua mais pontos negativos, primeiramente identifique os elementos positivos. Se você tiver observações positivas e negativas sobre um mesmo trecho, escreva um parágrafo que reflita isso.
5) A parte da organização da análise é muito importante. Você deve apresentar a obra que será analisada, incluindo informações bibliográficas e mais profundas. Posteriormente, inclua a sua própria tese, resuma o trabalho, divida a sua crítica e conclua com seu julgamento final.

Outros materiais