Buscar

ENTERAL GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense/ Faculdade de Nutrição EJF
Disciplina: Nutrição Clínica I
Professoras: 
Wanise
 Cruz e 
Grazielle
 
Huguenin
Monitora: Gabriela Novo
Estudo dirigido 
–
 M
ódulo 
2
 –
 Nutrição Clínica 1
Nome: _____________________________________________Data: ____________
1)A respeito da Nutrição Enteral
a) Quais são as indicações para essa terapia nutricional?
Em risco de desnutrição - Ingestão oral inadequada - 2/3 a 3/4 das necessidades diárias nutricionais; TGI total ou parcialmente funcional; Neuropatias - Acidente vascular encefálico, neoplasias, traumatismo e anorexia; Enfermidades gastrointestinais: DIIs, Síndrome do I. Curto, Fístulas digestivas, pancreatite, cirrose. Outros: Sepsis, Queimaduras, Politraumatismo
b)Quais são as vantagens da NE? 
Praticidade no preparo, Eficiência no fornecimento de nutrientes - constante e adequada; Baixo risco de contaminação - Método que MAIS preserva a fisiologia do TGI.
c)Quais são as vias e as formas de administração?
Vias:Sondas pela região nasal: Nasogástrica - terminação gástrica, Duodenal - Nasoduodenal; Jejunal- Nasojejunal, ou Abertura de um orifício – OSTOMIA: Se coloca sonda na posição gástrica - GASTROSTOMIA ou no jejuno- JEJUNOSTOMIA. 
Formas de administração: Contínuo: Dieta administrada de forma lenta, sem interrupção, longo período. Usa bomba de infusão ou gravidade; Intermitente: Dieta administrada por etapas; espaço livre entre tomadas. Via bomba de infusão ou ''em bolo'' via seringa
d) Diga quais são as indicações e cite as vantagens e desvantagens da forma contínua e da forma intermitente.
Contínua: Indicações: Início de NE; Pacientes críticos;Via duodenal ou por jejunostomia;Tolerância inadequada à nutrição intermitente ou em bolo.
Vantagens: Bomba de infusão, minimiza os riscos de grande resíduo gástrico, aspiração pulmonar e de distúrbios metabólicos (aumento da glicemia pós prandial). 
Desvantagens: Restringe deambulação, Infusão nas primeiras 24 hs/dia, aumento dos custos devido ao equipamento e aos equipos.
Intermitente, via bomba de infusão ou gravidade.
 Indicação: Pacientes NÃO críticos; Nutrição domiciliar; Pacientes em reabilitação.
Vantagens: Flexibilidade do programa e nutrição baseado no ritmo de infusão da NE, mais barato, intervalo e tempo livre entre as refeições. Desvantagens: Maior risco de complicações (aspiração,náuseas, vômitos,cólicas, distensão e diarréia); Intolerância GI potencial com dificuldade de se atingir o volume desejado. Pode requerer fórmulas de MAIOR DC e proteína.
Intermitente em ‘’bolo’’ via seringa. Indicações: Pacientes NÃO críticos; Nutrição domiciliar; Pacientes em reabilitação. 
Vantagens: Fácil de administrar, barato Não usa bomba; Períodos mais curtos de alimentação.
e) Defina nutrição enteral precoce e cite suas vantagens. 
Nutrição enteral precoce é iniciada nas primeiras 48 horas após trauma, cirurgia ou internação. Estabilidade hemodinâmica --> Pré requisito para NEP.
Vantagens: Nutrição adequada: Reduz duração e gravidade da fase catabólica, diminui a morbimortalidade, melhora a imunocompetência e cicatrização de feridas; atenuação da resposta metabólica ao trauma, preservação da massa intestinal, diminuição da permeabilidade intestinal para bactérias e endotoxinas, MANUTENÇÃO DO GALT *barreira mucosa (tecido linfóide associado ao intestino).Suporte nutricional: Diminui o grau de proteólise.
Diminui a liberação de mediadores pró-inflamatórios que aumentam a resposta orgânica ao trauma; favorece atingir as necessidades nutricionais em 3 dias; atenua a resposta metabólica;diminui os prejuízos da RI; melhora cicatrização da área queimada; mantém a integridade funcional e estrutural da mucosa intestinal; diminui a permeabilidade da mucosa intestinal; diminui a ocorrência de translocação bacteriana e de endotoxinas; previne a ocorrência de úlceras de Curling (estresse); não aumenta a ocorrência de pneumonia aspirativa e diminui ocorrência de sepse e a mortalidade.
2) Um paciente em NE de modo contínuo, a cada 3h, recebe nas 24h, 2600mL. Determine o vol/frasco e o gotejamento. Qual a quantidade de kcal recebida?Se a DC da dieta é de 0,9.
0,9 = kcal/2600 = 2340 kcal.
24/3 = 8 frascos no total do dia. 2600/8 = 325mL é o volume por frasco. 
Gotejamento – 325mL – 3 horas (180 minutos), em 1 minuto , quantos mL? 1,8 mL/minuto
1 mL – 22 gotas 
1,8 mL/min – x gotas – X= 39,6 Aproxima para 40 gotas/minuto. 
3) A respeito da Nutrição Parenteral
a) Quais as indicações e contra indicações para NP?
Indicações -Trato gastrointestinal não funcionante, peritonite, diarreia grave, obstrução intestinal completa, síndrome do intestino curto, fístula enterocutânea de alto débito. Contraindicações: TGI funcionante; pacientes que podem consumir nutrientes por via oral ou enteral, que apresentem instabilidade hemodinâmica, prolongamento da vida de pacientes terminais, entre outras.
b)Quais são as vantagens e desvantagens da NP?
Vantagens: Possibilitar nutrir o paciente durante quadro agudo. Minimizar a desnutrição que acompanha paciente crítico. Desvantagens: Ultrapassa o processo fisiológico de absorção seletiva e metabolismo hepático; expõe o indivíduo à sobrecarga, maior risco de complicações metabólicas e infecciosas; maior custo; necessita de equipe especializada, monitorização clínica e laboratorial mais frequente.
c) Quais são as vias de acesso? Cite as indicações para uso em veia periférica e central.
Dependerá do tempo em que o paciente vai receber a NP. 
 Longo período: utiliza-se o acesso central, que é administrado através de veia de grande calibre (mais usadas as veias jugular e subclávia). Podem ser usadas soluções hipertônicas. 
Curto período: Utiliza-se uma veia periférica, de menor calibre, geralmente na mão ou antebraço. Nestas veias as soluções usadas são hipo ou isotônicas. Indicações para veia periférica x Indicação para veia central: Periférica: Pacientes que não possuem o TGI total ou parcialmente funcional, especialmente em desnutridos ou se necessita de longo período de jejum para seu tratamento; Período de tempo < 15 dias – NP PERIFÉRICA – fórmula especial porém completa é indicada; A NPP está indicada em: pacientes que não podem ingerir ou absorver nutrientes oral ou enteral; pacientes selecionados para aporte nutricional endovenoso parcial ou total por até 2 semanas; na incapacidade do acesso venoso central. A NPP está relacionada à diminuição de episódios infecciosos, o que representa menores riscos de complicações graves quando comparada a CENTRAL; Pacientes que se beneficiam da NPP: desnutridos graves, aqueles em preparo pré-operatório e/ou no pós- operatório com período de jejum prolongado, aqueles que quando em uso de NE não consigam ter suas necessidades nutricionais alcançadas por completo. 
Indicação para veia central: Vários cateteres são utilizados para administração de NP central, todos posicionam sua extremidade na veia cava superior. Isso permite a administração de soluções HIPEROSMOLARES com inconvenientes mínimos, visto que a solução infundida é diluída pelo intenso fluxo sanguíneo desse local. Também útil para infusão de quimioterápicos; Está indicada quando: Seus benefícios superam os riscos; tempo de duração maior do que 2 semanas; o acesso venoso periférico limitado;houver necessidade de grande quantidade de nutrientes e houver necessidade de restrição de fluidos.
d) Existem dois tipos de sistemas: ‘’2 em 1’’ ou glicídico e o ‘’3 em 1’’ ou sistema lipídico. Cite as vantagens do sistema lipídico.
É considerada metabolicamente mais balanceada, pois contém todos os nutrientes. Permite reduzir a oferta de glicose, tornando a solução melhor tolerada por pacientes diabéticos com elevada resistência periférica à insulina, reduzindo as complicações relativas ao excesso de glicose. 
Lipídeos como fonte de energia: alta densidade energética, isotonicidade (uso em veia periférica), preferencial em intolerantes à glicose. Impededeficiência de AGE, tornando a administração da NP mais simples. Todo o valor diário pode ser armazenado em uma bolsa de 3 litros, cuja administração reduz a manipulação e risco de contaminação do cateter. Com a redução da concentração de glicose, diminui a osmolaridade da solução, permitindo a infusão em veia periférica, evitando riscos de complicações técnicas e infecciosas de cateter em veia central (jugular ou subclávia). 
Administrar todos os nutrientes juntos há um menor risco de erros de administração, quando comparado aos nutrientes isolados, uma vez que, estes necessitam de ajustes de dosagem ideal (principalmente de componentes incompatíveis). Além disso, o 3 em 1 é mais adequado para NP domiciliar e tratamentos longos. As bolsas all-in-one possuem menor risco de contaminação microbiológica, devido a menor manipulação e técnica asséptica, menor taxa de oclusão do cateter...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes