Buscar

Educação Alimentar e Hábitos Alimentares

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702488721)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Fazer escolhas alimentares é um processo complexo, dinâmico e multifacetado, embutido nos relacionamentos sociais e que tem conseqüências a curto e longo prazo para a saúde. As escolhas dos alimentos são formadas pelos sistemas de socialização culturais, e limitadas pela contingência do ambiente físico e social (Rossi,A.; Moreira, E.P.. e Rauen,M.S. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Rev. Nutr., Campinas, 21(6):739-748, nov./dez., 2008). Considerando os inúmeros fatores envolvidos no desenvolvimento do comportamento alimentar pode-se afirmar que:
I. As refeições em família representam um importante evento na promoção de uma alimentação saudável.
II. As crianças aprendem a respeito do alimento não somente por suas experiências, mas também observando outros (pais, professores, colegas de sala, propagandas de TV).
III. Incentivar a experimentação de novos alimentos e resgatar a sensação obtida ao consumi-los desenvolvem na criança o interesse pelo alimento aumentando, assim, a sua aceitação.
IV. Recompensar as criança em virtudo do consumo de alimentos saudáveis, tende a reduzir o gosto da criança pelo alimento e, inclusive, pode reforçar a preferência pelo alimento oferecido como recompensa.
V. A disponibilidade e a acessibilidade são fatores importante na escolha alimentar. A ingestão de frutas e verduras é mais elevada quando os alimentos estão disponíveis em locais de fácil acesso e em porções prontas para o consumo (isto é, salada de frutas, abacaxi cortadas em rodelas).
 A única alternativa que contempla todas as alternativas corretas é:
		
	
	I e III.
	
	II e III.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I, III e V.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702481285)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A promoção da saúde do escolar pode ocorrer no ambiente da sala de aula e em outros espaços da escola e da comunidade. Por isso, ao verificar o baixo consumo de hortaliças entre os seus alunos, uma escola desenvolveu um programa de educação nutricional, que incluía a implantação de uma horta escolar cultivada por educadores e alunos na própria escola.
 
Uma justificativa pedagógica plausível para a inserção dessa atividade, que objetiva a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, é:
		
	
	a inclusão de conteúdos relacionados à produção de alimentos em larga escala na disciplina de ciências.
	
	a capacitação das merendeiras na montagem de cardápios conforme a disponibilidade de hortaliças.
	
	o fortalecimento do vínculo aluno-professor na realização de um trabalho coletivo que permita experiência lúdica.
	 
	o despertar, nos alunos, da necessidade de mudança no comportamento alimentar pela atividade prática vivenciada.
	
	o aumento da oferta de alimentos para as famílias das crianças, uma vez que a horta pode ser reproduzida nos domicílios.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702503355)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para facilitar a educação alimentar no combate às principais crenças e tabus podemos classifica-los em diversos grupos. Um desses grupos diz respeito à incompatibilidade por:
		
	 
	Motivos religiosos
	
	Valores culturais
	
	Aspectos socioeconômicos
	 
	Certos estados fisiológicos especiais
	
	Valores éticos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702488402)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabemos que a propaganda alimentícia tem como um dos seus objetivos incentivar a compra de alimentos. No período de agosto de 1998 a março de 2000, uma pesquisa realizada no Brasil sobre as propagandas veiculadas em diferentes horários na televisão mostrou que os alimentos são os principais produtos anunciados. A figura abaixo mostra o percentual desses anúncios correspondente a cada grupo de alimentos.
Após a leitura do texto e a análise do gráfico abaixo como apenas referência inicial e considerando os fatores determinantes para a formação de hábitos alimentares, julgue os itens a seguir. (ENADE, adaptada)
I.Existe correlação entre exposição à propaganda de alimentos veiculada na mídia televisiva e formação de hábitos alimentares.
II.Os resultados do estudo representam uma pirâmide alimentar invertida com relação à pirâmide Brasileira, fenômeno típico do processo de transição nutricional.
III.Raízes, tubérculos e legumes pertencem ao mesmo grupo alimentar que responde, de acordo com a pesquisa, por 21% dos anúncios de produtos alimentícios transmitidos pelas três redes de canal aberto de televisão estudada.
IV.O fenômeno da globalização bem como a variedade e a disponibilidade de produtos alimentícios são fatores que influenciam a formação do padrão alimentar contemporâneo.
V.O nutricionista não possui ferramentas para desenvolver estratégias educativas que contribuam para a melhora do hábito alimentar da população, que vem sendo influenciado pelas propagandas e marketing do ramo alimentício.
É correto o que se afirma em
		
	
	I, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	III, IV e V
	
	I, II e III.
	
	II, IV e V.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703187129)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os elementos dos recursos audiovisuais, as imagens ou figuras são comumente inseridas em matérias destinados à educação nutricional. Identifique abaixo os cuidados necessários para a sua correta utilização: I. adequar escolha a faixa etária, cuidado para não infantilizar quando se trata de populações adultas; II. cuidado para não desviar a atenção da mensagem principal; III. ser coerente com a mensagem que se deseja transmitir; IV. tamanho adequado, fácil visualização e compreensão; V. em alguns casos obter autorização escrita do indivíduo ou local onde foi realizada a imagem antes de utiliza-la.
		
	
	São verdadeiras as alternativas I, II, III e V
	
	São verdadeiras as alternativas I e III;
	
	São verdadeiras as alternativas IV e V
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III
	 
	São verdadeiras todas as alternativas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes