Buscar

DIREITO DO PETRÓLEO GÁS E ENERGIA BDQ ON LINE !!!

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: ELIAS FERREIRA DA SILVA 
	Matrícula: 201407207946
	Disciplina: CCJ0074 - DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA  
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		Existe uma organização mundial que é formada pelos principais países produtores de petróleo. Esse bloco é responsável por controlar a produção e venda do produto, com o objetivo de obter maior lucratividade. Marque a alternativa que indica a organização em questão. 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	ANP 
	
	
	OPEP
	
	
	Apec
	
	
	PETROBRAS
	
	
	União Europeia 
	
	
		2.
		Compreende a configuração geológica dotada de propriedades específicas, armazenadora de petróleo ou gás, associados ou não:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Bloco
	
	
	Campo de petróleo
	
	
	Bacia sedimentar
	
	
	Prospecto
	
	
	Reservatório
	
	
		3.
		Com a Criação do Conselho Nacional de Petróleo ( CNP), órgão responsável na avaliação das jazidas de petróleo e da pesquisa, foi uma época em que as jazidas passam a ser patrimônio da União Federial, havendo perfurações na zona do Recôncavo Baiano, até a perfuração em Candeias, Aratu e Itaparica, na qual a primeira obteve-se êxito, pelo gás natural, em 1941. Mas foi com a criação da Petrobras que houve uma grande inovação na época em relação a atividade petrolífera, tal como se observa na alternativa abaixo
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Com o advento da Lei n° 2004, de 3 de outubro de 1953, com a criação da Petrobras, se estipulou o monopólio estatal da atividade petrolífera; 
	
	
	Com o advento da Constituição de 1988, criou-se a Petrobras para a pesquisa e a lavra de petróleo em território nacional; 
	
	
	Com a criação da ANP em 1997, houve a abertura do mercado petrolífero e também em tal época criou-se a Petrobras, o que incentivou a economia brasileira. 
	
	
	Com a criação da Petrobras, os riquezas das jazidas petrolíferas passaram a ser de sua propriedade, possuindo então o monopólio do setor; 
	
	
	Com a Constituição de 1988, abriu-se o mercado privado, no qual se criou a Petrobras, como sociedade sem fins lucrativos para atuar como agente regulador do mercado brasileiro petrolífero; 
	
	
		4.
		O contrato de concessão deverá refletir as regras e condições do edital, até porque a proposta vencedora terá estas como parâmetros de regras sobre solução de controvérsias, relacionadas com o contrato e sua execução, inclusive a conciliação e a arbitragem internacional. Todavia, incorreto afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Os contratos de concessão poderão ter cláusulas prevendo a arbitragem como mecanismo de solução de controvérsias, ainda que seja um caso de arbitragem internacional, mas se a qualquer momento uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional;
	
	
	É permitido que as cláusulas contratuais citem que o idioma a ser utilizado no processo de arbitragem será a língua portuguesa e que as Partes poderão, todavia, instruir o processo com depoimentos ou documentos em qualquer outro idioma, se os árbitros assim decidirem, sem necessidade de tradução oficial.
	
	
	No contrato a arbitragem poderá ser instituída por meio de uma cláusula arbitral inserida no texto, pois é um procedimento privado, que trata de direitos disponíveis, podendo ser utilizado para eventuais conflitos em petróleo e gás entre os contratantes.
	
	
	Caberá à ANP, em caso de conflito poderá se comprometer a, sempre que tiver de exercer seu poder discricionário, expor as justificativas do ato, observando a legislação brasileira aplicável e atendendo as Melhores Práticas da Indústria do Petróleo.
	
	
	O contrato poderá citar que, a arbitragem não é uma atividade que se desenvolve à margem do Estado, já que é um método judicial e estatal de composição de conflitos, inclusive na legislação nacional é um juiz de direito que faz a arbitragem no Brasil.
	
	
		5.
		Em relação a arbitragem, não poderão ser aplicadas no Brasil normas estrangeiras que afrontem os bons costumes ou a ordem pública nacional, por isso é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A sentença estrangeira arbitral pode violar as normas de ordem pública do país em que vier a ser executada. 
	
	
	As partes não podem escolher livremente,ainda que de comum acordo, a lei nacional aplicável à arbitragem. 
	
	
	As partes não podem estabelecer que o procedimento arbitral deverá ser regido com base em princípios gerais de direito, em usos e costumes, em regras internacionais de comércio, ou mesmo em eqüidade. 
	
	
	Não é comum arbitragens versando sobre questões de comércio internacional, com a escolha de legislação estrangeira para dirimir o conflito.
	
	
	As partes podem escolher livremente, desde que de comum acordo, a lei nacional aplicável à arbitragem, ainda que seja uma lei internacional, desde que não afronte os bons costumes e a ordem pública.
	
	
		6.
		A arbitragem é um método de resolução de conflitos à margem estatal, ou seja, paraestatal, sendo assim, as partes podem até fixar que a sentença arbitral será definitiva em caso de conflito. Dessa forma, a arbitragem é um acordo de vontades feito pelos agentes econômicos que têm o condão de vincular as partes a Cláusula de arbitragem prevista no contrato de concessão. Consequentemente, é incorreto afirmar que:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	A escolha dos árbitros poderá seguir o rito estabelecido no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional.
	
	
	A qualquer momento, se uma parte considerar que inexistem condições para uma solução amigável de disputa ou controvérsia a que se refere a cláusula, deverá submeter essa disputa ou controvérsia a processo arbitral ad hoc, utilizando como parâmetro as regras estabelecidas no Regulamento da Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional;
	
	
	Toda cláusula de arbitragem no Brasil terá obrigatoriamente que utilizar no processo de arbitragem a língua inglesa. 
	
	
	A arbitragem é um procedimento à margem do Poder Judiciário e pode ser utilizada na indústria petrolífera, de gás e de energia.
	
	
	Poderão ser escolhidos três os árbitros, no qual cada parte escolherá um árbitro e os dois árbitros assim escolhidos designarão o terceiro árbitro, que funcionará como presidente.
	
	
		7.
		Com base na responsabilidade do transportador de petróleo, gás e derivados, é correto afirmar que:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	é uma responsabilidade de risco com base na teoria da responsabilidade subjetiva do transportador de petróleo e gás em caso de danos pelos acidentes de consumo.
	
	
	a responsabilidade do transportador de coisas perigosas tal como gás e derivados,será subjetiva pautada na culpa provada.
	
	
	é uma responsabilidade de garantia com base em uma cláusula de incolumidade de transportar pessoas e coisas ao seu destino final sem acidentes.
	
	
	é uma atuação de risco que deve ser feita sem dar a garantia de transportar coisas perigosas até o destino final.
	
	
	é um contrato de risco no qual o transportador tem o dever de cuidar da carga , mas não de desembarcar sem danos no destino final.
	
	
		8.
		Em relação a responsabilidade do transportador marítimo de petróleo e gás, marque a alternativa correta:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	em caso de danos a responsabilidade ambiental deste será subjetiva.
	
	
	em caso de danos a responsabilidade ambiental deste será objetiva, mas desde que provada a culpa na conduta do transportador.em caso de danos a responsabilidade ambiental deste será objetiva.
	
	
	em caso de danos a responsabilidade ambiental deste será subjetiva por atividade de risco.
	
	
	em caso de danos a responsabilidade ambiental deste será mista.
	
	
		9.
		Complete a lacuna com a alternativa correta dentre as abaixo: "O _________________é um biocombustível derivado da agricultura por meio de plantas cultivadas."
		Quest.: 9
	
	
	
	
	nitrogênio
	
	
	gás natural 
	
	
	petróleo
	
	
	gases raros e gás natural
	
	
	agrocombustível
	
	
		10.
		Em se tratando de direito das águas e o bem água, é correto que:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	é um bem privado, alienável e de propriedade privada.
	
	
	é um bem de domínio público e um recurso limitado.
	
	
	é um bem de domínio privado e público e um recurso ilimitado.
	
	
	é um bem de domínio privado e um recurso limitado.
	
	
	é um bem de domínio das fazendas, chácaras e e um recurso limitado.

Outros materiais