Buscar

AD 4 filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Damiane de Souza Pereira
Matrícula: 18113110011
Administração Pública - NI
	Compare o tratamento, de forma geral, das questões éticas em Aristóteles e em Platão.
	Platão atribui a ética à prática do bem, na sua concepção bem não são as coisas materiais, mas tudo que contribui para o engrandecimento da alma, sabendo equilibrar o prazer e a razão.
Aristóteles expõe sua teoria que ética seria a felicidade, mas não tem nada a ver com prazer físico, e sim uma atividade da mente, seria buscar o equilíbrio entre o excesso e a deficiência. Para Aristóteles ética seria um saber prático e pressupõe três elementos fundamentais: o uso correto da razão, a boa conduta e a felicidade.
	Como se pode entender, segundo Aristóteles, a felicidade como um conceito ético?
Na teoria aristotélica felicidade está ligada profundamente à ética e assim é caracterizada como ética eudaimônica, a felicidade possui papel central na ética. A felicidade para Aristóteles consiste na realização humana e no sucesso daquilo que o homem pretende obter ou fazer e assim ele o faz no seu mais alto grau em excelência humana, para se alcançar o que se almeja é preciso desenvolver suas qualidades de caráter a qual possibilitarão atingir sua excelência, e isto em si já supõe uma "ética perfeita".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais