Buscar

SINTESE DO PALOGRAFICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

S.B.M., 29 anos, sexo masculino, solteiro, Engenheiro Civil. Foi submetido individualmente ao teste palográfico, mostrando-se tranquilo e não apesentando dificuldades na compreensão das instruções e execução do teste.
Em relação à produtividade, que analisa a destreza e habilidade de trabalhar motora e emotivamente uma atividade, S.B.M. apresentou 501 palos, o que indica, segundo a tabela de percentis, um rendimento médio ou satisfatório no trabalho, ou seja, é capaz de produzir dentro do esperado. 
Quanto ao Nível de Oscilação Rítmica (NOR), que verifica as possíveis flutuações de produtividade no desenvolvimento das tarefas, o avaliado apresentou NOR=8.9, o que significa uma oscilação rítmica elevada, indicando instabilidade no desempenho das tarefas. 
De acordo com a pontuação do NOR, observa-se que o gráfico de rendimento apresenta uma linha do tipo Côncava, inicialmente mais alta, diminuindo durante a atividade e recuperada com a continuação da tarefa, demonstrando produção inicial mais alta, que diminui por falta de disposição durante a atividade e que é recuperada com a continuação da tarefa.
A distância entre os palos (irradiação) avalia a expansividade na atividade (contato com o exterior). S.B.M. apresenta uma distância de 3.2 mm, o que sugere ser uma pessoa equilibrada, ponderada, com capacidade de organização, preocupada em alcançar objetivos, com boa capacidade de organização e método. 
Quanto à inclinação dos palos , que reflete a necessidade de contato com os outros, como se relaciona e como deseja ser tratada (dominada/rejeitada), dizendo também sobre a espontaneidade afetiva e grau de vínculo; o avaliado apresenta uma média na inclinação de 101°, propenso à inclinação para a direita, o que sugere um traço de personalidade extrovertido com necessidade de contato com outras pessoas, porém facilmente influenciável, com adaptação aos costumes e à rotina de trabalho.
Em relação ao tamanho/altura/dimensão dos palos, que está relacionado com a autoestima, confiança em seus próprios valores pessoais, além de mostrar como o sujeito se comporta em diversas situações; S.B.M. apresentou uma média de 6.8 mm, alcançando resultado normal ou médio, demonstrando tendência a se relacionar com outras pessoas de maneira adequada, estabelecendo um bom nível de diálogo, sabendo ouvir e falar com moderação, possui uma boa autoimagem. Demonstra equilíbrio, ponderação e afetividade estável.
No que se refere à direção das linhas, que reflete às flutuações do ânimo, humor e vontade e está ligada à maturidade e constância de personalidade, dos gostos, convicções, princípios morais e comportamento; o avaliado apresentou um resultado de -1,1mm, classificado como direção retilínea normal, caracterizada pelo traçado horizontal com palos retos. Essa classificação demonstra sinal de disciplina, estabilidade, ausência de variações no humor, ordem, controle e regularidade nas tarefas, integridade social e afetiva.
Em relação à distância entre linhas, que revela dados sobre o relacionamento interpessoal, ou seja, a maior ou menor distância que o indivíduo quer manter em relação aos outros; S.B.M, apresentou uma média de 4,31mm, caracterizando uma distância normal ou média, sugerindo que o avaliado apresenta boa delimitação de espaços no contato com os outros, com boa noção de limites, moderação e ponderação no relacionamento com outros e nas relações de liderança de grupo, tendência em estabelecer relacionamento interpessoais de forma adequada. 
A manutenção das margens indica a capacidade organizadora do indivíduo e de como se adapta ao meio. As diferentes margens referem-se ao simbolismo do espaço. São avaliadas as margens direita, esquerda e superior. A margem esquerda é aquela em que o indivíduo exerce maior controle. Em relação à análise das margens, S.B.M. apresentou uma média de 11.4mm, margem normal ou média, significando que consegue lidar de maneira adequada com situações do seu passado, gosta especialmente de novas iniciativas, com tendência para bom gosto estético, equilíbrio, ordem consciente e autocontrole. 	 Já no que se refere à margem direita, o avaliado apresentou uma média de 14.3mm, margem muito aumentada ou larga, o que pode demonstrar que teme situações novas e toda classe de riscos e iniciativas. Observa-se que a margem direita é crescente o que pode sugerir necessidade de uma busca inicial de contatos que aos poucos vai se retraindo, demonstrando certa imaturidade e desconfiança. Pode também significar fuga de responsabilidade, necessidade de segurança e fixação na figura materna. A medida da margem superior, média de 5mm, sugere postura de respeito, consideração e deferência para com os outros e com figuras de autoridade, boa cultura social e costume de agir com distinção e elegância.
Analisando a pressão e qualidade do traçado, observa-se que a pressão é normal, o que revela tendência à vitalidade, visão prática e concreta, persistência e força realizadora, capacidade de planejamento com base em dados reais. É um traçado característico de quem possui equilíbrio e potencial adequado de energia.
É possível observar uma média de 17,56 ganchos, situando-o na zona média. Esse tipo de irregularidade pode indicar que sua agressividade está dentro da normalidade, comparando-se com os resultados da amostra normativa.
A ordem de distribuição dos palos no teste de S.B.M. demonstra boa qualidade nos trabalhos que realiza, desenvolvendo suas atividades com esmero e cuidado. Boa capacidade discriminativa, respeitando os espaços alheios. Eventualmente poderá mostrar-se rígido em algumas atitudes e comportamentos. Revela capacidade de organizar bem as atividades, equilíbrio moral e social.
A emotividade pode ser avaliada através das irregularidades no traçado. Observa-se que o candidato apresenta apenas uma irregularidade no traçado – ganchos -, demonstrando emotividade diminuída, o que pode indicar choque lento, retardado e grave, levando à apatia, indiferença e indolência afetiva.
	A depressão é uma queda brusca da tensão neuromuscular com redução da qualidade física e psíquica. Através do teste, ao qual S.B.M. foi submetido, foi possível verificar que o candidato não apresenta indícios de depressão. 
	Com relação à impulsividade, pode-se observar que o candidato consegue controlar seus impulsos, não agindo de forma irrefletida, pois apresentou classificação média (5mm) no quesito Impulsividade.
	De acordo com os itens observados acima, considera-se que S.B.M. está APTO para o cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, por possuir as qualificações exigidas para o cargo, tais como:, capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar iniciativa e flexibilidade para resolução de problemas, capacidade de adaptação de linguagem, capacidade de negociação, empatia, capacidade de observação, persistência, facilidade de comunicação, autocontrole e capacidade de organização.

Outros materiais