Buscar

Anatomia do mesencéfalo e suas funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Mesencéfalo
O aqueduto cerebral vai ser a forma como o líquido vai escoar até o quarto ventrículo. Ele separa o teto e os pedúnculos e é circundada por uma espessa camada de substância cinzenta, a substância cinzenta periaquedutal. 
Têm-se regiões de teto do mesencéfalo e pedúnculos cerebrais (substância branca), onde o mesencéfalo se prende ao diencéfalo. O pedúnculo é substância branca mais o tegumento. Na base do pedúnculo tem-se substancia negra, uma lâmina de substância cinzenta com muitos neurônios dopaminérgicos e neurônios motores, que separa o tegmento da base. O sulco lateral do mesencéfalo e o sulco medial do pedúnculo cerebral. Entre os pedúnculos tem-se a fossa interpeduncular (limitada anteriormente por duas eminências do diencéfalo, os corpos mamilares), com o nervo oculomotor (NC III), que forma o sulco medial do pedúnculo. O fundo da fossa interpeduncular apresenta pequenos orifícios para a passagem de vasos e denomina-se substância perfurada posterior.
Na face posterior do mesencéfalo, têm-se dois colículos superiores e dois colículos inferiores, entre eles (superiormente) tem a glândula pineal. O colículo superior (via óptica) se conecta ao corpo geniculado lateral pelo braço do colículo superior e o colículo inferior (via auditiva) se conectam ao corpo geniculado medial pelo braço do colículo inferior. Caudalmente a cada colículo inferior emerge o IV par craniano, o nervo troclear. 
Glândula pineal, colículo inferior e colículo superior.
Substância cinzenta homóloga à da medula
Núcleos dos nervos cranianos 
Núcleo do nervo oculomotor: está relacionado ao fascículo longitudinal medial. A parte somática têm neurônios motores que vão para musculatura extrínseca dos olhos (reto superior, reto medial, reto inferior e levantador da pálpebra). A parte visceral é o núcleo de Edinger-Westphal, que inerva os músculos intrínsecos do globo ocular. O olho tem motricidade interna e externa. 
Midríase/dilatação da pupila: ação simpática.
Miose/ contração da pupila: ação parassimpática.
Núcleo do nervo troclear (IV): na coluna eferente somática, para inervar o músculo oblíquo do olho. 
Todos os três nervos que inervarão o olho estarão cercados pelo fascículo longitudinal medial. 
Teto do mesencéfalo
No teto do mesencéfalo tem os colículos e a área pré-tetal. O colículo superior é formado por camadas superpostas alternando substância branca e cinzenta. Ele recebe fibras da retina pelo trato óptico e pelo braço do colículo superior. Do colículo superior vai para o córtex visual. Recebe também informações auditivas e somestésicas. Forma o trato teto espinhal, que segue pela região media da medula e inerva núcleos mediais da coluna anterior. É efetivo em reflexos de movimentos dos olhos. Lesão nos colículos superiores pode causar perda do movimento ocular vertical, voluntária ou reflexamente. 
O colículo inferior é constituído de uma massa de substância cinzenta denominada núcleo do colículo inferior. Chegam fibras auditivas oriundas do lemnisco lateral, depois vão em direção ao tálamo no diencéfalo no núcleo geniculado medial, indo para o córtex auditivo primário. Existe uma comissura entre os colículos.
A área pré-tetal ou núcleo pré-tetal está na extremidade rostral dos colículos superiores, entre o mesencéfalo e o diencéfalo. Relaciona-se com o reflexo pupilar fotomotor direto e consensual. 
Substância cinzenta própria do mesencéfalo
Núcleo rubro: recebe aferências do cerebelo e das áreas motoras do córtex cerebral, tendo fibras eferentes que cruzam o plano mediano no mesencéfalo e vão pra a medula espinal junto com o trato corticoespinhal. Vai ter conexão com os núcleos olivares (através das fibras rubro-olivares) e o cerebelo. Participa do controle da motricidade somática e na manutenção do tônus muscular. 
Substância cinzenta periaquedutal: área endógena, que libera opióides endógenos, que modulam na inibição da dor somestésica. Essa área tem conexão com sistema límbico para respostas emocionais. 
Substância negra: situada entre o tegmento e a base do pedúnculo cerebral. É dividida em parte compacta e reticular. Possui conexões com os núcleos da base, principalmente, o caudado e o putame. Compacta: células grandes, pigmentadas e dopaminérgicas. Reticular: pobre em células, gabaérgicas 
Base do pedúnculo cerebral
É formada pelas libras descendentes dos tratos corticoespinhal, corticonuclear e corticopontino, que formam um conjunto compacto. Em vista do grande número de fibras descendentes que percorrem a base dos pedúnculos cerebrais, lesões aí localizadas causam paralisias que se manifestam do lado oposto ao da lesão.
Formação reticular do mesencéfalo
Motricidade, sistema límbico e substância cinzenta central têm relação com a dor.
Correlações anatomoclínicas
Lesões da base do pedúnculo cerebral (síndrome de Weber) 
Geralmente compromete o trato corticoespinhal (determina hemiparesia do lado oposto) e as fibras do nervo oculomotor. Da lesão do nervo oculomotor resultam os seguintes sintomas no lado da lesão: 
Impossibilidade de mover o bulbo ocular para cima
Diplopia 
Desvio do bulbo ocular em direção lateral (estrabismo divergente), por ação do músculo reto lateral não contrabalançada pelo mediai
Queda da pálpebra 
Dilatação da pupila (midríase)
Lesão do tegmento (síndrome de Benedikt) 
Compromete o nervo oculomotor, o núcleo rubro e os lemniscos: medial, espinhal e trigeminal, resultando em: 
Lesão do oculomotor. 
Anestesia da metade oposta do corpo.
Lesão do núcleo rubro: tremores e movimentos anormais do lado oposto à lesão.
Sinopse das estruturas do mesencéfalo

Outros materiais