Buscar

A resolução do COFEN N

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A resolução do COFEN N° 292/2004, onde esta relacionada na ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃO.  Bom! Eu escolhei essa resolução pelo fato de assunto ser importante para os profissionais da enfermagem e também para a sociedade, hoje em dia muitos não sabe a importância da doação de órgão, sem somas de duvidas precisa  ser mais divulgado para que com isso diminua a fila de transplantes nos hospitais. 
 Em bora a doação de órgãos é associada muitas vezes a falta de conhecimento sobre o assunto, o que tem impossibilitado uma adesão efetiva da população. Alguns dos fatores para a falta de conhecimento é a desinformação sobre o processo e a falta de abordagem do assunto em instituições de ensino inclusive da área da saúde. 
Nesse sentido, a Resolução COFEN 292/2004, delibera que a assistência de enfermagem prestada ao doador de órgãos tem como objetivo a viabilização dos órgãos para transplante bem como a necessidade de permanência do doador em unidade de terapia intensiva, até a retirada dos órgãos, sendo que a assistência de enfermagem deve atender as necessidades fisiológicas básicas do potencial doador, dentre todos os cuidados.  Sendo o enfermeiro responsável por planejar, executar, coordenar, supervisionar os procedimentos de enfermagem prestados aos doadores de órgãos e tecidos.
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/5759/enfermagem-frente-a-doacao-de-orgaos-e-tecidos-aspectos-culturais-eticos-e

Outros materiais