Buscar

Av 1 Pesquisa e Prática da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: CEL0469_AV_201405313595 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201405313595 - JANAINA 
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9006/AC
	Nota da Prova: 8,0 Nota de Partic.: 2 Data: 21/08/2014 19:09:50
	
	1a Questão (Ref.: 201405405287)
	1a sem.: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS
	Pontos:1,5 / 1,5
	A abordagem da história de vida na experiência de pesquisa e prática pedagógica significa pensar os processos formativos enraizados no percurso de vida dos sujeitos que se formam e se voltam para uma reflexão a partir de suas experiências pessoais, que, de forma evidente, influenciam e interferem na formação e no tipo de profissional que este sujeito será. Como as histórias de vida e formação (narrativas (auto)biográficas) contribuem para a formação do Pedagogo?
		
	
Resposta: Nos fornecem informações preciosas e nos permite avaliar e reavaliar nossos conceitos e pensamentos, nos ajuda a discernir e decidir que tipo de Pedagogos seremos, como procederemos, cometeremos os mesmos erros? ou tentaremos mudar, buscar novos meios, metodologias para que assim alcançemos o nosso objetivo?. Apartir dessas experiências poderemos ser mais completos, e com uma visão ampla e aguçada para o conhecimento, poderemos avançar para oferecer um ensino com mais qualidade e credibilidade. Porque seremos "gente formando gente", o nosso diferencial será ir além das expectativas que a sociedade esperar e assim criar uma geração de mentes pensantes, criticos, éticos e equilibrados.
	
Gabarito: As narrativas (auto)biográficas propiciam a articulação de novos conhecimentos a partir da experiência do professor, que se reconhece como um sujeito aprendente, que contribui para a construção de teorias contextualizadas.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201405533633)
	14a sem.: Sgnificado de resumo
	Pontos:1,5 / 1,5
	Você foi convidado a palestrar em um congresso e um dos convidados pediu que você fizesse uma breve distinção entre resenha e resumo. Como você distingui esses dois conceitos:
		
	
Resposta: Resenha: expressa a opinião ou comentário daquele que está descrevendo ou comentando determinado assunto. Resumo: é um apanhado dos temas mais importante do texto, se destaca o que se é mais importante.
	
Gabarito: É a condensação de conteúdo, sem análise crítica ou interpretação. Deve ter o mesmo vocabulário do autor e seguir a mesma ordem do texto. É uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais ideias do autor do texto. Resenha , Não deixa de ser uma condensação do texto, mas também há a análise interpretativa do texto lido. É um resumo crítico, deve existir uma apreciação crítica sobre a obra. 
	
	
	3a Questão (Ref.: 201405510828)
	1a sem.: formação em IES
	Pontos:0,5 / 0,5
	A formação numa instituição de ensino superior deve ser sempre pautada em princípios éticos, sendo assim Para Paulo Freire ética e estética são valores fundamentais que devem fazer parte da ação profissional. Podemos afirmar que:
		
	
	Não é possível uma formação ética na Universidade.
	
	O conteúdo ético não pode ser ensinado, vem de berço.
	
	A ética só pode servir de base para aqueles que possuem mais conhecimento.
	
	O conteúdo ético é o que expressa à predominância da busca do bem comum.
	
	A ética só se aprende com a convivência familiar.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201405353013)
	2a sem.: O conhecimento do conhecimento
	Pontos:0,5 / 0,5
	O pensamento pedagógico de Paulo Freire propõe ¿suspeitar da própria prática¿ como forma de se construir um caminho adequado para as práticas educativas. Considerando esta afirmação, pode-se dizer que para o autor:
		
	
	O conhecimento possibilita a solução dos problemas que se apresentam na vida devendo ser fracionado, separado para ser aplicado.
	
	A revisão rígida da sequência do pensamento é uma forma de excluir toda a possibilidade de erro, que se coloca como antagônico da verdade.
	
	A dúvida e a pergunta permanecem como instrumentos fundamentais para se construírem conceitos, práticas e estabelecer relações entre as coisas.
	
	A dúvida e a certeza são instrumentos fundamentais para construírem conceitos, práticas e estabelecer relações entre as coisas.
	
	A verdade deve se apresentar como algo claro que não suscite dúvida. Não é possível a contradição, não há espaços para o pensamento dialético.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201405510844)
	3a sem.: Surgimento das universidades
	Pontos:0,5 / 0,5
	O pensamento filosófico e teológico existente na Idade Média expressava uma visão de mundo teocêntrica. Esta concepção justificava as verdades e a relação com o conhecimento, bem como, dos modelos educativos. Denominamos de teocentrismo:
		
	
	A cultura que entende Deus como centro do Universo.
	
	A cultura que entende a tecnologia como centro do Universo.
	
	A cultura que entende a escola como centro do Universo.
	
	A cultura que entende o conhecer como centro do Universo.
	
	A cultura que entende o homem como centro do Universo.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201405510879)
	4a sem.: Universidade no Brasil
	Pontos:0,5 / 0,5
	O ensino superior criado no Brasil, embora não organizado sob a forma universitária, buscava corporificar valores que só a universidade com a sua cultura desinteressada poderia cumprir, este tipo de pensamento foi um legado do período colonialista. Podemos afirmar que até o começo do século XIX a universidade do Brasil foi
		
	
	A Universidade de Coimbra 
	
	A universidade francesa
	
	A Universidade espanhola
	
	A Universidade Inglesa
	
	A universidade de Berlim
	
	
	7a Questão (Ref.: 201405353132)
	5a sem.: resenha crítica
	Pontos:0,5 / 0,5
	O filme Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou à Capital Carioca. Sua narrativa é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de (...) (...) O filme além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representada por estudantes universitários, que criticam a violência policial, mas, no enredo do filme - que não está longe da realidade da sociedade carioca ¿ estes mesmos estudantes, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecendo a violência urbana carioca(...) http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1710392-resenha-crítica-filme-tropa-elite/ Esse texto pode ser classificado como: 
		
	
	Resumo
	
	Síntese
	
	Fichamento
	
	Mapa conceitual
	
	Resenha crítica
	
	
	8a Questão (Ref.: 201405353038)
	6a sem.: MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA REALIDADE
	Pontos:0,5 / 0,5
	Estudantes de 10 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de energia para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como: Quais os tipos de energia que existem atualmente? Toda habitação e população têm acesso à energia? Qual a relação da energia com o meio ambiente? As respostas são discutidas. O professor realiza em sala atividades práticas como: construção de uma maquete do sistema de captação de energia; pesquisa a respeito de quais equipamentos eletroeletrônicos mais consome energia. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental por meio da conscientização da população para o consumo racional de energia. Refletem sobre como o poder público trata da captação e distribuição de energia e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A pesquisarealizada nesta escola de Ensino Fundamental se constrói por meio de um conhecimento que considera: 
		
	
	algumas dimensões da sociedade na realidade.
	
	múltiplas dimensões do ser humano e da sociedade na realidade.
	
	todas as dimensões da sociedade na realidade.
	
	algumas dimensões do ser humano e da sociedade na realidade.
	
	todas as dimensões do ser humano na realidade.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201405387427)
	13a sem.: Prática educativa reflexiva
	Pontos:1,0 / 1,0
	Para superar os modelos tradicionais de educação se faz necessário o estabelecimento de uma prática educativa pautada pela reflexão, tendo em vista o compromisso de se formar cidadão com autonomia para conduzir seu projeto de vida. Nesse contexto, a educação reflexiva: 
		
	
	valoriza o conhecimento crítico. 
	
	possibilita a transmissão do conhecimento.
	
	admite o ensino tradicional.
	
	propõe o controle das informações. 
	
	valoriza a reprodução e repetição do conhecimento. 
	
	
	10a Questão (Ref.: 201405547700)
	12a sem.: Universidade
	Pontos:1,0 / 1,0
	Percebe-se a universidade em suas três dimensões de trabalho: ensino, pesquisa e extensão. Desta forma podemos afirmar que o conhecimento científico produzido é extremamente importante para a sociedade. Por quê?
		
	
	Há transformação ecológica. O conhecimento limita as bases sustentáveis.
	
	Não há transformação social, o conhecimento científico gera progresso tecnológico
	
	Há transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado proporciona progresso.
	
	Não há transformação, o conhecimento científico limita a geração de benefícios e progresso.
	
	Há transformação social, os processos gerados proporcionam desgastes
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais