Buscar

Av 1 Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: CEL0471_AV_201405313595 » PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201405313595 - JANAINA 
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9006/AC
	Nota da Prova: 5,5 Nota de Partic.: 2 Data: 25/08/2014 19:11:58
	
	1a Questão (Ref.: 201405392418)
	4a sem.: processo de aprendizagem
	Pontos:1,5 / 1,5
	Um dos enganos da Psicologia foi o de pretender, através de "testes", medir habilidades/características de seres humanos como "dados", como "coisas objetivas" que podem ser comparadas, mensuradas, classificadas. A inteligência, assim concebida, resulta de pontuações/cálculos matemáticos realizados por especialistas na área da psicometria; os alunos passam a receber rótulos de normais ou anormais, capazes ou incapazes. Tais classificações ainda podem ser facilmente encontradas no âmbito das escolas públicas, destinadas às camadas populares, apesar da difusão de importantes teorias e estudos sobre os aspectos biopsicossociais do ser humano, a partir, principalmente, de meados do século XX.
Assim, analise a importância de o professor conhecer o contexto sociocultural dos alunos e princípios básicos de processo pedagógico que vise à emancipação humana.
		
	
Resposta: Estreitando os laços e convidando escola e familia unindo todas essas oportunidades, o professor será feliz em seu objetivo,pois conhecendo e participando da realidade da comunidade, da vida do aluno, pode desenvolver metodologias eficazes para combater por exemplo a Evasão escolar, a falta de confiança do aluno em si mesmo, abolindo qualquer pratica egocêntrica ou preconceituosa, rompendo os muros da escola e unindo comunidade e escola para uma nova realidade de indivíduos saudáveis intelectualmente e psicológicamente. Exercendo assim sua capacidade de transformar realidade antes perigosas, em realidades brilhantes e vencedoras.
	
Gabarito: 
Torna-se fundamental o professor conhecer, investigar a história de vida do aluno, legitimando "outros" saberes tão importantes quanto o domínio cognitivo, e que também são formativos (formação integral), rompendo com o determinismo, com a visão fatalista de mundo, própria da tese da hereditariedade e da psicometria, cuja responsabilidade pelo fracasso ou sucesso escolar e na vida é do indivíduo, se ele apresenta ou não dotes naturais medidos via instrumentos de medida; tendo como finalidade maior, no processo de avaliação escolar, contemplar, mobilizar outras competências, conforme já mencionado anteriormente, trabalhar com o aluno real e não com o aluno ideal e construir uma nova ordem social. A psicologia influenciada pelas ciências naturais mostra que não é neutra, encontrando justificativa científica para o fracasso escolar, via testes de medida, mantendo como "verdade" absoluta conceitos e teses não corroboráveis já negados por outras ciências.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201405406496)
	5a sem.: ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA
	Pontos:1,5 / 1,5
	O filme Orquestra dos Meninos (2009), dirigido por Paulo Thiago, apresenta uma produção baseada em fatos reais, com história passada nos anos de 1980 em Pernambuco, sobre o maestro Mozart Vieira. Na história, Mozart é um jovem que decide ensinar música para crianças e adolescentes que trabalham no campo e que tem como resultado de sua ação: a ira de alguns políticos locais e o sucesso na formação sensível e apurada dos jovens músicos. Os jovens transformaram completamente sua vida, seus comportamentos e sua forma de estar no mundo, pois através da música tornaram-se mais críticos e fortalecidos subjetivamente. Como explicar, utilizando a concepção sociointeracionista do desenvolvimento e aprendizagem, o sucesso das crianças lavradoras em conseguirem atingir esse nível de desenvolvimento? 
		
	
Resposta: Através dessa metodologia onde se aguçou a curiosidade, o querer o desenvolver, sendo convencidos que tem capacidade e juntamente com um ambiente proposto,mesmo com dificuldades foi apresentado a eles um universo novo de possibilidades, explorando o cognitivo e despertanto o mesmo em cada um, e através da música onde Frebel utilizou e aperfeiçoou, visto que através da mesma conseguia-se um desenvolvimento consideravel, isso fez com que a realidade dessas crianças lavradoras pudessem sonhar, esquecer mesmo que por um momento, sua realidade difícil, e através da música pudessem expressar toda a sua emoção e sentimentos.
	
Gabarito: Ninguém nasce pronto, todos se constituem ao longo da vida e dependendo das interações sociais que participar. Neste caso, a atuação do maestro serviu como uma importante mediação para a construção de funções cognitivas e psicológicas bem diferentes daquelas aprendidas no trabalho do campo.
	
	
	3a Questão (Ref.: 201405368141)
	1a sem.: Psicologia
	Pontos:0,5 / 0,5
	Das alternativas abaixo, escolha uma que complete a frase com o conceito correto para responder sobre a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. No conhecimento científico observamos a realidade de uma forma ____________ a fim de encontramos explicações para fatos cotidianos.
		
	
	Espontânea
	
	Objetiva
	
	Intuitiva
	
	Empírica 
	
	Subjetiva
	
	
	4a Questão (Ref.: 201405359373)
	2a sem.: Dificuldades de aprendizagem
	Pontos:0,0 / 0,5
	Em uma perspectiva da psicologia que considera o fenômeno do fracasso escolar como uma construção sócio-histórica, as situações reportadas por professores acerca de alunos com dificuldades de escolarização revelam, principalmente, a:
		
	
	Importância de se trabalhar com o professor suas próprias expectativas em relação ao desempenho de seus alunos, pois, por questões narcísicas, ele pode estar criando um clima afetivo desfavorável à aprendizagem
	
	Necessidade de se discutirem os efeitos, para o processo ensino-aprendizagem, de concepções de desenvolvimento e aprendizagem que não consideram a constituição do homem a partir de suas relações com o contexto histórico de que participa
	
	Má formação de educadores para lidar com o aluno de baixo nível cultural e rendimento insuficiente, demonstrando o quanto ainda mantêm expectativas idealizadas.
	
	Necessidade de os professores reconhecerem as condições subjetivas que levam o indivíduo a regredir em situações angustiantes, entendendo esse processo como natural e esperado ao longo do processo de desenvolvimento humano.
	
	Importância de se desenvolverem metodologias que considerem os contextos de vida das classes desfavorecidas, pois estes não proporcionam às crianças a inserção na cultura letrada.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201405519091)
	3a sem.: Concepções de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem.
	Pontos:0,5 / 0,5
	As teorias psicológicas apresentam diferentes pressupostos científicos e filosóficos que constituem diferentes modelos do desenvolvimento humano. As teorias do desenvolvimento humano explicam de maneira diferente as relações entre os fatores biológicos e sociais e sua importância no desenvolvimento do indivíduo. Sobre a temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na perspectiva inatista, também conhecida como apriorista, as capacidades básicas de cada ser humano, valores, comportamentos, formas de pensar e de conhecer já se encontram praticamente prontas no nascimento do sujeito. ( ) A corrente ambientalista atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamentos. ( ) Segundo a perspectiva ambientalista, ter ou não bom desempenho é explicado pelas características hereditárias do sujeito, e não a partir da relação dialética entre condições de ensino e oportunidades de aprendizagem. ( ) De acordo com a abordagem ambientalista, o interesse é controlar ocomportamento do aluno, pressupõe-se que ele seja um indivíduo passivo frente às pressões do meio, que tem seu comportamento moldado, manipulado, controlado e determinado pelas definições do ambiente em que vive. Assinale a seqüência correta. 
		
	
	F, V, V,V
	
	F, F, V ,V
	
	V, V, F , V
	
	F, F, F ,V
	
	V, V, V,V
	
	
	6a Questão (Ref.: 201405357554)
	4a sem.: Unidade II ¿ Aspectos comportamentais e a aprendizagem humana
	Pontos:0,0 / 0,5
	Se os olhos de uma criança se movem enquanto uma luz está acesa, os movimentos dos olhos mudam o que ela vê. Os movimentos dos olhos não podem ter tais efeitos quando não há luz. Assim, a criança pode vir a olhar em volta quando há luz, mas não quando está escuro. Na presença de um estímulo, a luz, mover os olhos tem consequências; produz outros estímulos, coisas novas são vistas. Os movimentos oculares não podem ter essas consequências no escuro.
A relação envolve três termos: 
1) um estímulo antecedente, a luz; 
2) uma resposta, o movimento ocular na presença deste estímulo; 
3) uma consequência, o que é visto de diferente, dada esta resposta em presença do estímulo. 
Essa relação de três termos, estímulo-resposta-consequência, é chamada de:
		
	
	Hierarquia de comportamento;
	
	Condicionamento operante;
	
	Contingência de três termos;
	
	Aprendizagem vicariante;
	
	Tríplice ordenamento.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201405360601)
	5a sem.: Condicionamento Operante
	Pontos:0,0 / 0,5
	O condicionamento operante é utilizado nas escolas com o objetivo de moldar os alunos às expectativas do professor. Assinale a alternativa correta:
		
	
	O professor apresenta estímulo positivo após o comportamento de um aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.
	
	Quando o professor quer que o aluno aumente a frequência de um comportamento desejado, como, por exemplo, ficar em silêncio na sala, ele não deve apresentar nenhum tipo de estímulo.
	
	Quando o aluno atrapalha a sala de aula, o professor deve apresentar um estímulo aversivo para o aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.
	
	Quando o aluno tira uma nota ruim, o professor deve apresentar um estímulo positivo com o objetivo de diminuir a frequência deste comportamento.
	
	O professor apresenta estímulo negativo ou aversivo após o comportamento de um aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201405585572)
	sem. N/A: Psicologia da Educação
	Pontos:0,5 / 0,5
	A teoria que que enfatiza a percepção, afirmando que o todo é mais impotante que a soma das partes, é denominada de:
		
	
	Behaviorismo
	
	Psicanálise
	
	Sociointeracionismo 
	
	Construtivismo
	
	Gestalt
	
	
	9a Questão (Ref.: 201405584795)
	sem. N/A: Psicologia da educação
	Pontos:1,0 / 1,0
	Sobre a relação pensamento e linguagem, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Vigotski compreendia que a fala egocêntrica é a expressão do pensamento egocêntrico, característico da criança do estágio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo.
	
	Para Vigotski, a linguagem é epifenômeno do pensamento, por estar determinada pelo desenvolvimento cognitivo.
	
	Vigotski e Piaget concordavam sobre o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo e sobre a função da fala egocêntrica nesse processo.
	
	Em Piaget, o fenômeno da fala egocêntrica é um indicador do processo de internalização da linguagem no processo de desenvolvimento cognitivo.
	
	Para Vigotski, o significado da palavra é ao mesmo tempo um fenômeno do pensamento e da linguagem e seu desenvolvimento proporciona diferentes modalidades de relação entre essas duas funções psicológicas.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201405360632)
	9a sem.: Educação
	Pontos:0,0 / 1,0
	A avaliação é um instrumento determinante na educação. Em alguns casos pode ser uma das causas do fracasso escolar. Na proposta construtivista de educação: 
		
	
	a avaliação deve ter por função diagnosticar e estimular o avanço do conhecimento.
	
	a autoavaliação não deve ser considerada, pois o aluno não tem maturidade emocional e intelectual para realizar esta atividade.
	
	é muito importante diagnosticar o erro do aluno, pois assim podemos corrigi-lo de forma adequada.
	
	a avaliação deve ter uma função diagnóstica e seus resultados devem servir para olhar individualmente o desempenho do aluno e dar a nota adequada.
	
	a avaliação deve ser vista como objetivo do processo de aluno.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais